Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/03/sob-supervisao-do-crea-pr-projeto-ver-a-cidade-inicia-suas-atividades-na-uepg/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h21.

Sob supervisão do Crea-PR, projeto “Ver a Cidade” inicia suas atividades na UEPG

11 de março de 2024, às 16h53 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Da esq. para a dir: Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz, Gerente Regional PG e Eng. Civ. Margolaine Giacchini, Vice-presidente Crea-PR.

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) participaram hoje (11/03) de capacitação para atuar no projeto Ver a Cidade, uma parceria entre o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado (Seti-PR) e universidades estaduais. 

O Projeto “Ver a Cidade”  visa fortalecer a fiscalização de obras públicas paralisadas no Estado.  Ele envolverá alunos de graduação das quatro universidades estaduais que possuem cursos de Engenharia Civil – além da UEPG, a UEL (Londrina), a UEM (campus de Maringá e Umuarama) e a Unioeste (Cascavel) – na fiscalização e divulgação de informações sobre obras municipais paralisadas nessas cidades e regiões.  Para Paulo Daschevi, Coordenador de Obras Públicas do TCE-PR, “a expectativa é que a iniciativa promova a disseminação das informações disponibilizadas pelo TCE-PR a respeito das obras públicas nos municípios paranaenses, além de despertar o senso de cidadania nos estudantes de engenharia, no sentido de auxiliarem na fiscalização de obras paralisadas na sua região”. No total, 60 estudantes e dez orientadores atuarão no projeto Ver a Cidade, sob supervisão do Crea-PR e após receber capacitação. 

Na UEPG, a primeira instituição a preparar seus alunos, servidores do TCE-PR falaram sobre Controle Social, explicaram o funcionamento do Termo de Cooperação Técnica e detalharam os objetivos e a metodologia do projeto. Já representantes do Crea-PR abordaram a questão da responsabilidade ético-profissional. Segundo a Gerente da Regional Ponta Grossa do Crea-PR, Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz, a participação do Conselho visa “passar conhecimento para os alunos das responsabilidades e das condutas éticas que esperamos dos profissionais. Com a parceria, esperamos uma abrangência maior de obras verificadas”. Afinovicz afirmou que, dependendo do motivo da paralisação, os profissionais envolvidos poderão responder processos de averiguação de conduta.

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *