Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/04/atividades-do-ceagro-sao-retomadas-na-atual-gestao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h20.

Atividades do CEAGRO são retomadas na atual gestão

Encontro marcou a reativação do Comitê do Agronegócio do Crea-PR e reuniu diversas Instituições e Entidades interessadas no desenvolvimento do agro paranaense.

26 de abril de 2024, às 13h17 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Atividades do CEAGRO são retomadas na atual gestão.

O Comitê do Agronegócio do Crea-PR – CEAGRO, esteve reunido na sede em Curitiba nesta quinta-feira (25/04) na primeira reunião após sua reativação durante a gestão do atual Presidente, Eng. Agr. Clodomir Ascari. A reunião contou com a presença de representantes de diversas Instituições e Entidades: Secretaria do Desenvolvimento Sustentável do Paraná – SEDEST, Secretaria da Agricultura e do Abastecimento – SEAB, Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – IDR, Agência de Defesa Agropecuária do Paraná – ADAPAR, Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná – FETAEP, Sistema FAEP/SENAR-PR, Instituto de Tecnologia do Paraná – TECPAR, Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná – FEAPR e Sistema OCEPAR. Os participantes discutiram o papel do Comitê diante dos desafios enfrentados pelo agronegócio no Paraná.

O Secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, que participou da reunião, declarou que a reativação do Comitê é um passo importante para todos que atuam no agronegócio paranaense: “Creio que aqui é o local ideal para esse projeto, porque os profissionais do Crea-PR conhecem a realidade do produtor e das propriedades rurais”.

O Assessor de Assuntos Parlamentares do Crea-PR, Eng. Civ. Euclésio Finatti, afirma que o Comitê vai atuar em diversas frentes importantes: “Temos diversos setores importantes envolvidos com o CEAGRO que irão desenvolver ações a favor do desenvolvimento de ações positivas que irão melhorar os ambientes do Agronegócio”.

O CEAGRO foi criado para facilitar o diálogo entre o Conselho e parceiros estratégicos que atuam no campo. Os primeiros diálogos sobre a parceria e a reativação do comitê aconteceram durante o Show Rural Coopavel em março.

Para o Presidente Clodomir, essa é uma oportunidade de valorizar o agro no Paraná “Essa é uma retomada muito importante. Temos diversos assuntos que precisamos tratar que são de interesse de todos que fazem parte do segmento. São pautas em comum que serão discutidas e encaminhadas para o Paraná continuar sendo o protagonista no setor, inclusive em mercados internacionais. Queremos ter uma agricultura organizada e atualizada. Acredito que com a reativação do comitê podemos alcançar esses objetivos.”

A principal bandeira do CEAGRO é o fortalecimento do agronegócio. Nesse sentido, o Conselho deve atuar como um canal direto de comunicação entre as Entidades e Instituições que compõem o Comitê, o Crea-PR e o Poder público na busca por soluções.

Participaram da reunião representando o Crea-PR o Chefe de Gabinete, Eng. Agr. Daniel Galafassi, o Gerente da Regional de Curitiba, Eng. Agr. Eduardo Ramires e a Assessora dos Comitês Empresariais, Eng. Civ. Vivian Baeta Faria.