Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/04/comitiva-do-crea-pr-visita-a-expolondrina-2/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h28.

Comitiva do Crea-PR visita a ExpoLondrina

11 de abril de 2024, às 14h14 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta quarta-feira (10/04), uma comitiva do Crea-PR composta pelo Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, membros da Diretoria, Gerentes Regionais, representantes de Entidades de Classe e Instituições de Ensino, estudantes que fazem parte do CreaJr-PR e profissionais ligados ao Sistema realizaram uma visita técnica na ExpoLondrina e conversaram com expositores locais que participam do evento.

A programação da comitiva começou logo pela manhã com a participação no Prêmio Café Qualidade Paraná, uma iniciativa que é apoiada pelo Crea-PR e incentiva a produção cafeicultora no Estado.

O Presidente Clodomir Ascari destacou em sua fala de abertura que é motivo de orgulho paranaense a forma como o café contribui para a economia local. “O Crea-PR vai buscar participar cada vez mais de atividades como essa. Nós estamos reativando o Comitê Agro do Conselho e vamos trabalhar na certificação de propriedades rurais. Essa é uma medida que irá agregar valor aos nossos produtores e incentivar culturas como a do café”, comenta.

Fiscalização na ExpoLondrina

Após a premiação, a comitiva visitou diversos expositores locais. Durante a visita à Sociedade Rural do Paraná, organizadora da ExpoLondrina, o Presidente Marcelo Janene El-Kadre ressaltou a produção de empregos no período do evento. “Mais de 9 mil empregos foram criados direta ou indiretamente em razão da feira. Isso é uma grande responsabilidade. Poder contar com o apoio do Crea-PR na fiscalização desse espaço nos deixa tranquilos, em especial pelo profissionalismo com que os fiscais atuam.”

Durante a fiscalização da feira, o saldo geral foi de conformidade. As ARTs foram emitidas corretamente, com profissionais habilitados cumprindo suas obrigações. As medidas de segurança que garantem o funcionamento da feira e são avaliadas por outros órgãos além do Crea-PR também estavam adequadas.

A comitiva do Crea-PR visitou durante o evento o espaço do Hub de Inovação da Cocriago e o ecossistema de inovação Estação 43, as cooperativas Cocamar e Integrada Cooperativa Agroindustrial, a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Londrina e a “fazendinha” do IDR-PR.

O espaço da fazendinha do IDR-PR reúne empresas e órgão públicos que atuam no desenvolvimento rural e os visitantes podem conhecer, entre outras coisas, o funcionamento do biogás, o ciclo de vida do bicho da seda e o inovador sistema de reciclagem para frascos de agroquímicos.

Texto e fotos: Guilherme Wordell