Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/05/crea-pr-discute-regulamentacao-da-inspecao-predial-em-cascavel/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h23.

Crea-PR discute regulamentação da inspeção predial em Cascavel

10 de maio de 2024, às 16h06 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta quinta-feira (09), a Câmara Municipal de Cascavel realizou um encontro para discutir o projeto de lei que propõe a regulamentação da inspeção predial prévia e periódica na cidade. O projeto, idealizado pelos vereadores, também discute a acessibilidade em espaços públicos.

O projeto de lei exige que as inspeções devam ser realizadas por profissionais habilitados junto ao Crea-PR ou ao Conselho de Arquitetos e Urbanistas, conforme as normas que regem a atuação desses profissionais. A inspeção deve verificar o estado de conservação e manutenção das edificações a fim de garantir ações de manutenção preventivas.

Ainda em fase de elaboração, a discussão envolve diversos setores da comunidade para aperfeiçoar o projeto antes que ele seja protocolado. A Coordenadora da Comissão de Avaliação e Perícia, Eng. Civ, Vera Fiori Dias, explica que a inspeção predial não tem a intenção de buscar culpados, mas sim resolver problemas.

“O Crea-PR, ao apoiar ações como a iniciativa da câmara de vereadores de Cascavel, cumpre sua missão de promover a defesa e orientação à sociedade. O trabalho de inspeção predial tem como objetivo principal de dar segurança aos moradores ou usuários da edificação, com intervenções para sanar problemas antes que se tornem graves ou de risco, sempre realizado por profissional com atribuição e devidamente registrado no Conselho”, declara Vera.

O vice-presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Cascavel – AEAC – comenta sobre a importância da regulamentação. Para ele, a fiscalização e notificação de obras irregulares garantem a segurança dos trabalhadores e a qualidade das construções.

“É importante avançarmos nessa discussão para que o nosso município seja novamente precursor na região em ações preventivas, que irão proteger tanto os proprietários quanto as construtoras. A sociedade e os profissionais serão beneficiados e quem não atua corretamente deve ser notificado para a segurança de todos.” declarou Marcelo.

Além da reunião na Câmara, o Gerente Regional Geraldo Canci conta que o Conselho já se reuniu com síndicos para dar início aos diálogos. “Estivemos reunidos com os síndicos para mostrar quais são os equipamentos e estrutura presentes nos edifícios e que precisam de manutenção, como elevadores, ar-condicionado e tubulações de gás. Nós fazemos um trabalho de orientação”, explicou Geraldo.

Participaram da reunião pública os vereadores Cidão da Telepar (Podemos), Policial Madril (PP), Edson Souza (MDB), Sadi Kisiel (Republicanos), o Chefe de Gabinete do Crea-PR, Eng. Agr. Daniel Galafassi, o Diretor Administrativo da Múta-PR, Eng. Civ. Ronald Drabik, o Gerente Regional de Cascavel, Eng. Civ. Geraldo Canci, a Coordenadora da Comissão de Avaliação e Perícia, Eng. Civ. Vera Fiori Dias, a vice-presidente do IBAPE, Eng. Civ. Karin Schons Chiamenti, o vice-presidente da AEAC, Eng. Civ. Marcelo Marques e representantes da sociedade.