Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/06/conheca-as-homenageadas-do-premio-crea-pr-engenheira-enedina-marques-edicao-2024/>.
Acesso em 10/08/2024 às 14h17.

Conheça as homenageadas do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Marques edição 2024

“Valorizar talentos, celebrar conquistas”: é esse o mote da Edição 2024 do Prêmio Crea-PR Engenheira Enedina Marques, que está em sua terceira edição.

12 de junho de 2024, às 15h59 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

A premiação homenageia a Engenheira Enedina Alves Marques, primeira mulher diplomada em Engenharia Civil na região Sul do Brasil, em 1945. A sua formatura foi marcada como um fato de grande curiosidade para a sociedade curitibana, por ter conseguido transpor um espaço hegemonicamente masculino e branco. Aos 32 anos, a curitibana Enedina foi o destaque na solenidade de formatura de Engenharia ao lado de 32 homens, no prédio Palácio Avenida, no Centro de Curitiba. Após formada, Enedina se tornou também a primeira engenheira negra do Brasil.

O prêmio foi criado pelo Comitê de Mulheres do Conselho para celebrar as conquistas e realizações profissionais de Engenheiras, Agrônomas e Geocientistas, tem caráter cultural e sem fins lucrativos. Para receber a premiação é indicada uma profissional com título em cada uma das sete modalidades das Câmaras Especializadas do Crea-PR – Agronomia; Agrimensura e Engenharia de Segurança do Trabalho; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia Mecânica e Metalúrgica; Engenharia Química, Geologia e Minas e Engenharia Florestal. As profissionais de destaque escolhidas são resultado de sugestões vindas das Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Colegiados.

Conheça as homenageadas

Mary Stela Bischof é Engenheira Agrônoma especializada em Desenvolvimento Rural, Agricultura Biológica Biodinâmica e Gestão Pública, com mestrado em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Com mais de três décadas de atuação na assistência técnica e extensão rural, focou sempre numa agricultura sustentável, onde produção e preservação ambiental devem caminhar juntos e pelo fortalecimento da agricultura familiar. Trabalha como extensionista rural no IDR-Paraná(EMATER), como extensionista municipal, Gerente Regional e Coordenadora Estadual de Projetos, Planejamento e atualmente na área de Organizações Sociais e Mercados. Participa ativamente em Entidades de Classe, incluindo o SENGE, onde foi diretora regional e estadual, e no Coletivo Estadual de Mulheres do SENGE e da FISENGE. Defender a agricultura familiar, a extensão rural pública, o protagonismo das mulheres em todas as áreas e uma sociedade menos desigual é sua bandeira de luta. Mãe de um filho, duas filhas e uma neta são a alegria de sua trajetória de vida.

Simone Maren Günther é Engenheira Cartógrafa especializada em Psicopedagogia e mestre em Educação. Destacou-se na docência em diversos níveis educacionais, lecionando disciplinas como topografia e cartografia. Contribuiu para a formação de profissionais e incentivou o desenvolvimento de novas tecnologias, orientando trabalhos de conclusão e protótipos.

Cláudia Telles Benatti é Engenheira Civil, mestre e doutora em Engenharia, e atualmente professora Adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Ela se destaca em projetos e pesquisas na área de hidráulica e saneamento, com experiência inovadora em técnicas avançadas de tratamento de águas e efluentes, gestão de resíduos sólidos e gerenciamento de recursos hídricos. Contribuiu significativamente para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação e promoveu avanços tecnológicos, evidenciados por sua Patente Privilégio de Inovação.

Gisele Monteiro é Engenheira Eletricista com especialização em Proteção de Sistemas Elétricos, Finanças, MBA Executivo em Administração e em Desenvolvimento Humano de Gestores. Possui experiência na área acadêmica como professora de pós-graduação em mercado de energia e regulação do setor elétrico. Na Copel, ocupou posições de liderança em áreas como eficiência energética, regulação, tarifas e comercialização de energia, culminando na função de Head de Mercado de Energia.

Tânia Magda Matsuno Albino Ramos é Engenheira Florestal especializada em Gestão Ambiental e Manejo Florestal, com experiência na coordenação e desenvolvimento de projetos ambientais. Destacou-se como Presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná e como Conselheira Titular do CREA-PR. Atuou como Perita Judicial e Assistente Técnica em diversas comarcas do Brasil.

Ana Sofia Clímaco Monteiro D’Oliveira é Engenheira Metalúrgica e de Materiais, com vasta experiência acadêmica como professora na Universidade Federal do Paraná e coordenadora de programas de pós-graduação. Líder em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de engenharia de materiais, coordenou projetos financiados nacional e internacionalmente. É autora e coautora de centenas de publicações científicas e tecnológicas, além de ter recebido várias premiações, incluindo medalhas, troféus e prêmios de reconhecimento.

Mila Aguiar é Engenheira Química e professora de química por três décadas, especialmente na área de termodinâmica, contribuindo significativamente para eventos culturais ligados à engenharia química. Reformulou conteúdos programáticos, promovendo mudanças significativas na formação dos estudantes, e lecionou em universidades do Paraná, participando da formação de centenas de engenheiros químicos.

A cerimônia de premiação acontecerá em 18 de junho, às 17h, no espaço da Connect Week, evento de inovação.