Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/07/abertura-do-xxi-congresso-paranaense-de-engenheiros-agronomos-reune-liderancas-e-profissionais-em-maringa/>.
Acesso em 10/08/2024 às 12h25.

Abertura do XXI Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos reúne lideranças e profissionais em Maringá

17 de julho de 2024, às 23h48 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A abertura do XXI Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos foi realizada na noite desta quarta-feira (17/07), no Clube Olímpico de Maringá. Produtores rurais, estudantes e profissionais do setor se reuniram para o evento.

A cerimônia de abertura contou com a participação de diversas lideranças, entre elas o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, o Presidente da Mútua-PR, Eng. Agr. Francisco Almeida, o Secretário da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Eng. Agr. Natalino Avance, o Presidente da Federação dos Engenheiros Agrônomos do Paraná (FEAPR), Eng. Agr. Cesar Veronese, o Presidente da Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos (AMEA), Eng. Agr. Paulo Milagres, além de representantes do poder público.

O Presidente Ascari destacou o papel dos engenheiros agrônomos no Paraná e a importância desses profissionais para a sociedade. “Esse trabalho é feito em conjunto. Ninguém faz nada sozinho e eventos como este são fundamentais para mostrar a força da agronomia em um Estado que é referência nacional no setor”.

Já o Secretário Natalino ressaltou a importância da engenharia agronômica para o uso consciente do solo. “Ser agrônomo é garantir a sustentabilidade alimentar de um povo, mas muito mais do que isso, é pensar no futuro. Agrônomo é a profissão que cuida do presente e garante o futuro, especialmente neste momento de crises climáticas em que a função do agrônomo é fundamental.”

Durante a cerimônia, houve ainda um momento simbólico em que membros do CreaJr-PR celebraram a criação do programa Programa CreaJr / Mútua Júnior, para capacitação de novos talentos.

Seminário sobre o mercado de trabalho na agronomia

Também foi realizado hoje o seminário “Perfil do profissional de agronomia para ingressar no mercado de trabalho”, organizado pelo Comitê de Estudos Temáticos da Agronomia e pela Câmara Especializada de Agronomia.

O evento aconteceu na Uningá, essencial para a organização do seminário, que contou com o apoio do Coordenador do Curso de Agronomia da Uningá, Eng. Agr. Arney Ecker e sua equipe, da AMEA, que contribuíram para a divulgação e realização do evento. Ao todo, mais de 100 estudantes acompanharam as palestras, que tiveram como objetivo a preparação para o mercado de trabalho.

Fotos do Congresso