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Acesso em 10/08/2024 às 10h17.

Crea-PR atuante na ação nacional pelo Registro Profissional Único

26 de julho de 2024, às 16h37 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Entre os dias 22 e 26 de julho, times do Confea e dos Creas de todo o Brasil se reuniram no parque tecnológico Biotic, em Brasília, para pensar e propor soluções para a implantação do registro profissional único. Atualmente, profissionais registrados que trabalham em estados diferentes do seu registro de origem precisam obter um visto específico para exercer suas atividades em cada região do país.

O Workshop Registro Único aconteceu com o intuito de encontrar caminhos para simplificar e inovar processos relacionados à atuação dos profissionais em nível nacional. “A meta é resolver o que temos de problemas em relação ao registro profissional e sair daqui com uma solução para entregar para o nosso Sistema”, comentou o gerente de Projetos e Tecnologia do Confea, Eduardo Firmino, ao explicar que essa é a primeira iniciativa do Confea-X, um guarda-chuva para projetos de transformação. “A partir desse ecossistema de inovação, que é o Confea-X, a gente começa a listar algumas soluções para resolver demandas e necessidades dos profissionais”, frisou.

Tatiane Breda, Assessora Estratégica de Tecnologia e Inovação, e Patrícia Moresco, Gerente do Departamento de Comunicação e Relacionamento, representaram o Crea-PR na iniciativa, discutindo questões técnicas do processo, visando levar ao usuário – os profissionais – condições mais eficientes e práticas. Ambas finalizaram a semana de trabalho com tom otimista: “Buscamos uma forma de trabalho diferenciada, priorizando a experiência dos usuários e aplicando novas tecnologias e chegamos a um “mínimo produto viável” que pode ser aplicado a todos os Creas do Brasil. Temos obstáculos a serem vencidos, mas acredito que o projeto se tornará uma realidade e haverá a desburocratização deste processo”, disse Breda. Moresco completou: “Saímos do evento com uma perspectiva muito positiva, pois encontramos uma solução respeitando as particularidades de cada Crea e todos muito confiantes de que será um divisor de águas no Sistema”.

Paralelamente, aconteceu o Confea Open Day, o primeiro hackathon do Sistema, uma jornada de inovação onde profissionais das mais variadas áreas se unem para remodelar o registro profissional. De 22 a 24 de julho, os participantes tiveram o desafio de integrar, numa só plataforma, o registro dos profissionais de engenharia, agronomia e geociências, permitindo que eles exerçam suas funções em qualquer estado do Brasil desde o seu primeiro registro. A missão era eliminar a necessidade de vistos adicionais e padronizar a emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), tudo em um ambiente unificado que funcione nacionalmente. “O Confea abre as portas para trazer soluções de fora e resolver esse problema interno. A ideia principal é convergir propostas do workshop e do hackathon”, disse Firmino.

O Crea-PR foi representado  por Josiel Queiroz Jr e Michael Hirata no Hackaton e a equipe da dupla já está entre os finalistas.  Agora, eles vão à Brasília para apresentar presencialmente a solução da equipe.


Comentários

  1. Odair Vale says:

    Essa solução de termos um Registro Único, deve abrir muitas fronteiras a muitos profissionais que atuam em todo o Brasil, e que a cada novo Estado, tem essa obrigatoriedade de se registrar novamente, algo que realmente não agrada em nada a vida do profissional, apenas são “burrucracias” com todo o respeito, que travam nosso país. Acredito na individualidade de cada CREA, mas se temos um conclusão de graduação assinada pelo MEC que, nos credencia exercer nossa profissão em qualquer estado da União, realmente não faz sentido ter que se cadastrar em cada um dos “27” Creas, pois são da mesma forma, “27” plataformas diferentes a serem utilizadas, que está unificação traga uma plataforma única também!!
    Parabéns pelo trabalho é esperamos logo termos isso efetivado!!!

  2. Alexander Ruzylo Hnatiuk says:

    É realmente necessário gastar recursos financeiros (passagem aérea, hospedagem, translado, refeições, diárias de hotel…) para esse tipo de discussão?

    • Crea-PR says:

      O ambiente profissional está em constante mudança e é papel do conselho estar preparado para atender às novas necessidades. Reuniões presenciais como essa permitem a aplicação de métodos eficazes e a colaboração direta entre especialistas, otimizando análises, discussões e a criação de soluções inovadoras. Assim, os custos envolvidos nesse processo são, na verdade, investimentos para que o Sistema se mantenha eficiente e adaptado às necessidades dos profissionais, agregando valor e disponibilizando um serviço público melhor e mais ágil para todos.

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