Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/07/crea-pr-e-tjpr-assinam-termo-de-cooperacao/>.
Acesso em 10/08/2024 às 12h27.

Crea-PR e TJPR assinam Termo de Cooperação

Convênio visa à fiscalização de profissionais registrados no Conselho que atuam nas perícias judiciais

10 de julho de 2024, às 10h46 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

No dia 9 de julho, em cerimônia realizada na Sala de Atos da Presidência do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça, o Crea-PR assinou um Termo de Cooperação com o TJPR. O convênio visa a troca de informações e dados, além da adoção de iniciativas para a fiscalização de profissionais registrados no Conselho que atuam nas perícias judiciais e que estejam cadastrados no sistema de Cadastro de Auxiliares da Justiça (Caju).

“É um momento de muito orgulho para nós. O propósito do nosso Conselho é a defesa e a qualidade de vida da sociedade paranaense. Por isso, não poderíamos deixar de auxiliar o Judiciário do nosso estado”, ressaltou o presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Luiz Ascari.

“É uma iniciativa de grande valor. O Crea-PR é uma instituição quase centenária e que nos orgulha por assegurar essa boa condição para o desenvolvimento do nosso estado, que passa pelos engenheiros e engenheiras, pelas construções e pela infraestrutura”, afirmou o presidente do TJPR, desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen.

Durante a cerimônia, o corregedor-geral, desembargador Hamilton Mussi Corrêa, explicou que o TJPR é o primeiro tribunal a celebrar uma iniciativa neste padrão: “É uma iniciativa pioneira no país. Isso mostra a vanguarda em que estamos”. O magistrado também ressaltou que o convênio responde a uma demanda de fiscalização envolvendo profissionais da engenharia que estão cadastrados no Caju e que o termo servirá de referência para os próximos que serão celebrados. “A intenção do Tribunal de Justiça é estender esse tipo de convênio para outros conselhos, como o de odontologia, psicologia, serviço social, entre outros”, afirmou.

O Caju é um sistema que permite aos profissionais interessados em atuar como auxiliares da justiça ofertar os seus serviços. Esse cadastro também funciona como banco de dados único a serviço dos magistrados, servidores e interessados.

Estiveram presentes na cerimônia o presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias – Paraná, eng. mec. Edson Luiz Haluch, e representando o Crea-PR, o diretor eng. civ. Rafael Erico Kalluf Pussoli, a conselheira e coordenadora da Comissão de Avaliação e Perícias eng. civ. Vera Regina Fiori Dias, o assessor parlamentar eng.civ. Euclésio Finatti, e o gerente do Departamento de Assessorias Técnicas, Renato Straube.