Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/07/curitiba-sedia-encontro-tecnico-de-fiscalizacao-do-crea-pr/>.
Acesso em 10/08/2024 às 10h17.

Curitiba sedia Encontro Técnico de Fiscalização do Crea-PR

30 de julho de 2024, às 16h01 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

De hoje (30/07) até quinta-feira (01/08), Curitiba recebe o Encontro Técnico de Fiscalização, que reúne fiscais do Crea-PR de todo o estado. O evento inclui reuniões de treinamento e trabalho em campo, com foco em desenvolvimento, reciclagem, interação e alinhamentos. As reuniões acontecem na capital, enquanto as práticas acontecem tanto em Curitiba quanto no litoral.

A abertura foi conduzida pelo presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, que destacou o Planejamento Estratégico, fundamentado em 38 propostas de seu plano de gestão. Entre as prioridades, Ascari enfatizou a tecnologia da informação: “Hoje nossa assessoria tem quatro profissionais da área de TI, e este é um gesto concreto para perseguirmos soluções em inovação. A migração tecnológica é uma cultura, ela se desenvolve diariamente, e é uma parte do nosso corpo funcional que pode ajudar todas as outras partes, por isso é tão importante e por isso colocamos como prioridade.”

A Gerente do Defis, Eng. Amb. Mariana Maranhão, continuou o evento convidando o Assessor de Tecnologia Carlos Inácio, conhecido como Tongo, para o palco. Tongo destacou a importância do fator humano na migração tecnológica: “Não adianta a maior tecnologia do mundo se não há preocupação com as pessoas”. A palestra teve teor motivacional, ressaltando a importância de cada um no processo, e inspirou os presentes.

Após a palestra, foram abordadas questões técnicas da fiscalização, como as mudanças na instrução dos processos. Maranhão também falou sobre o Prêmio Inovação na Fiscalização, que visa identificar melhorias e inovações na área, com resultados a serem apresentados no Seminário de Fiscalização, que acontecerá em outubro. Os Projetos – que podem ser inscritos até 02 de agosto – terão suas soluções incorporadas à rotina de fiscalização.

O Gerente da Regional Maringá, Eng. Civ. Hélio Xavier da Silva Filho, discorreu sobre o Planejamento Estratégico, fundamentado no mapa estratégico do conselho, destacando como a fiscalização pode proteger a sociedade e auxiliar empresas e profissionais em questões práticas, com alguns exemplos de sua vivência e com a contribuição dos colegas presentes.

O Encontro também contou com a visita de uma comitiva do Crea-RN, que veio absorver soluções do Comitê Empresarial local para implementar em seu estado. Ascari enfatizou que a visita prevê a troca de experiências, já que o Crea-PR também está aprendendo com a equipe do RN, pioneira na digitalização das carteiras profissionais.

O Presidente aproveitou a ocasião para apresentar a equipe de Comunicação do Crea-PR – ACS – aos fiscais. Destacou a relevância da área para o Conselho e mencionou a campanha dos 90 anos do Crea-PR, que tem como mote: “Quem fiscaliza cuida”. Ascari falou da importância da fiscalização e da percepção de sua importância pela sociedade. Mariza Medeiros, Coordenadora da Assessoria de Comunicação do Conselho, destacou a comunicação estratégica como eixo fundamental do Sistema: “A comunicação não é só uma ferramenta, ela é um eixo, parte da engrenagem”. A busca da nova comunicação é de um perfil proativo, que não atenda somente às demandas, mas que traga soluções para esclarecer o papel do Crea-PR para a sociedade. “O slogan “Quem fiscaliza cuida” reflete a visão de humanização do trabalho realizado por vocês e que está presente na rotina das pessoas”, enfatizou. O Presidente Ascari encerrou a manhã reforçando a importância do planejamento estratégico e do papel de cada um no processo, solicitando o apoio de todos para o cumprimento das metas e objetivos da gestão atual.