Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/07/segundo-dia-do-xxi-congresso-paranaense-de-engenheiros-agronomos-destaca-inovacoes-e-sustentabilidade-no-setor/>.
Acesso em 10/08/2024 às 10h20.

18 de julho de 2024, às 16h21 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Segundo dia do XXI Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos destaca inovações e sustentabilidade no setor.

Na manhã desta quinta-feira (18/07), o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, participou do segundo dia do XXI Congresso Paranaense de Engenheiros Agrônomos. O evento faz parte das ações do Crea-PR que visam valorizar e fortalecer as profissões e profissionais ligados ao Sistema. O congresso, que conta com o apoio do Conselho, deve acontecer até amanhã (19/07).

Entre os principais temas que norteiam a programação do Congresso, a sustentabilidade é um assunto em evidência. O cuidado com o meio ambiente e sua relação com a agronomia foram tratados nas três palestras que aconteceram durante a manhã de hoje.

A primeira palestra, intitulada “Agricultura de Baixa Emissão de Carbono – O papel dos engenheiros agrônomos”, foi ministrada pelo Eng. Agr. Breno Campos, coordenador do Grupo Gestor Estadual de Agronomia de Baixo Carbono. Campos apresentou o plano ABC+, que visa à redução das emissões de carbono em atividades agrícolas. Ele destacou o pioneirismo do Paraná nesse tema, com metas arrojadas e enfatizou como a academia e a pesquisa, juntamente com o programa do governo federal, devem contribuir para um campo cada vez mais sustentável.

Na sequência, o professor Eng. Agr. Dr. Ademir Calegari, pesquisador do IAPAR, apresentou a palestra “Agricultura regenerativa – uma nova visão profissional”. Ademir falou sobre o plantio direto, a importância do diagnóstico do solo, tipos de compactação, manejo cultural e rotação de culturas.  Para o professor, “o campo é o coração do solo”, portanto é preciso adotar as melhores técnicas de plantio para garantir sua saúde.

Encerrando a manhã, a professora Eng. Agr. Dra. Tangriane Simioni Assmann trouxe a palestra “Adubação de sistemas – Desafio profissional na prestação de serviços”. Tangriane desmistificou conceitos importantes, como a relação entre pecuária e lavoura e apresentou problemas e soluções para otimizar essa integração. Ela demonstrou como aumentar a lucratividade das lavouras através da experiência e conhecimento técnico, destacando a importância de adaptar práticas agrícolas ao contexto brasileiro.

O Presidente Ascari elogiou a qualidade das palestras e a importância dos temas discutidos. “Essas apresentações reforçam o papel crucial dos engenheiros agrônomos na busca por uma agricultura mais sustentável e eficiente. É fundamental inovar e nos adaptar às necessidades do nosso país,” declarou Ascari.