Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/08/docentes-e-discentes-tem-programacao-individualizada-no-segundo-dia-do-forum/>.
Acesso em 05/09/2024 às 00h22.

Docentes e Discentes têm programação individualizada no segundo dia do Fórum

28 de agosto de 2024, às 17h39 - Tempo de leitura aproximado: 7 minutos

No período da tarde do segundo dia (28/08) do 31° Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, os professores debateram a elaboração de projetos pedagógicos e atribuições profissionais e os acadêmicos receberam treinamento lúdico sobre Fiscalização e a Ética Profissional.

Espaço Docentes

Elaboração de Projetos Pedagógicos

O professor Eng. Civ. Dante Alves Medeiros Filho falou aos docentes sobre a elaboração de projetos pedagógicos e sua relação com a legislação profissional. Ele discorreu sobre as profissões regulamentadas, com leis que especificam as regulamentações e as atribuições profissionais: “o que posso realizar como profissional de uma das áreas das engenharias, agronomia e geociências que sou?”

Segundo ele, até 1996 isso estava muito claro. O confronto surge quando, depois desta data, são criados novos cursos, não especificados e com pouco conhecimento por parte da sociedade em geral. A partir de então, as mudanças impulsionaram a modernização das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), um conjunto de normas obrigatórias que guiam o planejamento curricular das escolas e dos sistemas de ensino no Brasil. As DCNs, discutidas e estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), precisam ir além de simples requisitos. Para Dante, elas devem orientar a escola para a contemporaneidade, incorporando inovação e, principalmente, “fazer sentido para a vida, ter relevância fora dos muros da universidade”, como bem exemplifica a extensão universitária. Atualmente, as DCNs podem até variar para cursos idênticos em diferentes estados, refletindo as particularidades locais.

Em suas considerações finais, o Professor falou da dinâmica entre os Sistemas Profissional e Acadêmico: “eles possuem funções muito claras, mas muito complementares; por isso estamos aqui hoje, para que egresso, universidade e sistema tenham a melhor harmonização e os melhores proveitos, todos ganham e a sociedade ganha”, disse.

Atribuições Profissionais

O Painel contou com a Eng. Civ. Ligia Eleodora Francovig Rachid falando sobre “Pós-Graduação e concessão de atribuições profissionais” e com o Assessor Técnico da Comissão de Educação e Atribuição Profissional do Crea-PR (CEAP) Eng. Agr. Vander Della Coletta Moreno falando sobre “O Crea-PR e a atuação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional e do Colégio de Instituições de Ensino” Para mediar, o Eng. Agr. Almir Antonio Gnoatto e Eng. Civ. Dante Alves Medeiros Filho.

A Professora Ligia falou sobre a relação entre as profissões afetas ao Sistema Confea, Crea e Mútua e a legislação, elucidando quais as atribuições dos profissionais e sua regulamentação. “Por que o registro profissional? O Crea é como se fosse o cartório, é ele quem garante à sociedade que o profissional frequentou um curso superior reconhecido pelo MEC, é um reconhecimento ao profissional e uma segurança para a sociedade”, afirmou. 

Ela também explicou aos presentes como funciona o Crea como órgão fiscalizador, explorando os caminhos dos processos entre Câmaras Especializadas, validações e  Plenária e, assim, aproximando um pouco mais os docentes da realidade do Sistema Profissional. 

Vander Della Coletta falou sobre o essencial papel desempenhado pelo Crea-PR na regulamentação e fiscalização das profissões das engenharias, agronomia e geociências no Paraná, com destaque para a atuação da Comissão de Educação e Atribuição Profissional (CEAP) e do Colégio de Instituições de Ensino (CIE). A CEAP avalia as atribuições dos formandos para garantir que suas competências atendam às exigências do mercado, enquanto o CIE promove a integração entre o sistema educacional e o Sistema Confea/Crea, facilitando o diálogo e o aprimoramento do ensino. Juntas, essas iniciativas asseguram a formação de profissionais qualificados e éticos, alinhados às necessidades do mercado e ao desenvolvimento socioeconômico do estado.

Logo após o painel, ocorreu amplo debate mediado pelo coordenador estadual do CIE Eng. Agr. Almir Antonio Gnoatto e pelo Eng. Civ. Dante Alves Medeiros Filho, que argumentou sobre a importância de espaços de conversa como o promovido pelo Fórum, dada a intensa e frutífera participação de todos.

Espaço Discentes

No Espaço Discentes do 31º Fórum de Docentes e Discentes do Crea-PR, os membros dirigentes do Programa CreaJr-PR, acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, participaram de uma programação especial.

“O CreaJr-PR tem sido um Programa de transformação, unindo acadêmicos em busca de conhecimento, experiências e oportunidades únicas. Os membros podem aproveitar e trilhar caminhos de sucesso, contribuindo para o crescimento da nossa comunidade acadêmica e profissional”, declara o Eng. Eletric. André Pagani, coordenador do Programa no Crea-PR.

Iniciando a programação, ocorreu o treinamento ‘Fiscalização e a Ética Profissional – Teatralização (juri simulado)’, ministrado pelo Eng. Quím. Paulo César Markovicz, assessor da Comissão de Ética do Crea-PR, que tem 14 anos de experiência na área. Os membros coordenadores regionais realizaram um teatro simulando uma situação de reforma em um apartamento, que mostrou diversas situações que feriram o Código de Ética, e na sequência um debate e perguntas da plateia trouxeram muitas reflexões acerca do tema, além de informações importantes da equipe do Crea sobre processos de ética, fiscalização, entre outros. Markovicz durante sua fala procurou elucidar as complexidades da ética profissional, guiada pelo Código de Ética, demonstrando como suas diretrizes se refletem nas práticas cotidianas.

A atividade interativa ofereceu a oportunidade de uma vivência em um processo de avaliação ética, permitindo que todos compreendam mais profundamente os desafios enfrentados para se manter a ética na área.

No painel ‘Experiência no Continente Europeu – Mestrado e dupla diplomação – União Europeia’, com o eng. agr. Leonardo Bonfim Belotto, os participantes tiveram a oportunidade de ouvir a história de como o profissional aproveitou as oportunidades que apareceram desde sua graduação, como membro dirigente do CreaJr-PR na Regional Pato Branco, e com o convênio que a UTFPR tem com a Universidade em Portugal. Além de contar a experiência em si, como era sua rotina de estudos e trabalho, o relacionamento com os portugueses, ele falou muito sobre persistência. “Falei muito para vocês dos benefícios de conhecimento e experiência, mas claro que tive também muitos desafios, dificuldades com documentação, prazo de estudos e retorno, entre outras coisas, mas sempre fui persistente e enxergava cada situação como uma oportunidade para me desenvolver”.

Em seguida o engenheiro abriu espaço para perguntas e os acadêmicos puderam tirar suas dúvidas sobre a experiência e outras questões práticas de como fica o curso no Brasil, como funciona com os custos de viagem e estadia, a seleção para a vaga do Programa. Belotto afirmou que sua “trajetória científica dentro da universidade foi o que mais ajudou a pontuação para que eu conseguisse ser selecionado para uma das vagas”. Também enfatizou bastante sua participação ativa no Programa CreaJr.

“Paciência, persistência e proatividade são os 3 Ps que me guiam em todas as oportunidades que aparecem e isso tem dado certo. Lembrem sempre dessas palavras”, finaliza o engenheiro.

Encerrando a programação do dia, o painel ‘Planejamento Estratégico do Crea-PR’ abordou o Planejamento Estratégico do CreaJr 2024 com o coordenador eng. eletric. André Pagani, e o Convênio CreaJr – Mútua Junior com o diretor-geral da Mútua-PR, eng. eletric. Edson Luiz Dalla Vecchia, o diretor administrativo, eng. civ. Ronaldo Peixoto Drabik, e o colaborador eng. prod. Cristóvão Ifran Costa Neto.

Pagani falou da importância dos formandos terem já o conhecimento do Sistema Profissional, e isso “acontece com os membros do Programa CreaJr e é o que impulsionamos para que vocês informem, disseminem aos colegas as informações sobre o Sistema, e, além disso, ao fazer essa capacitação dos demais, vocês já estarão desenvolvendo outras habilidades como liderança e de ferramentas de comunicação”. Junto com ele, alguns membros coordenadores regionais falaram de suas experiências e como têm feito suas ações para informar e trazer mais acadêmicos para o Programa.

Sobre o Convênio CreaJr – Mútua Junior, os representantes explicaram que irá fortalecer a inserção dos acadêmicos no Sistema Confea/Crea e Mútua. Os participantes do terão acesso a uma variedade de produtos e serviços, incluindo parcerias e convênios do Clube Mútua de Vantagens, previdência complementar exclusiva – Tecnoprev, planos de saúde e odontológicos, plataforma de empregabilidade, cursos e capacitações, acesso on-line e gratuito a todas as normas da ABNT e outros. A única exigência para aderir é ser membro do Programa CreaJr-PR.

Fotos: Marcos Aurélio Iasinski


Comentários

  1. Paulo Nobukuni says:

    Ótimo evento!

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *