Firmada parceria entre Crea-PR e AMP para Capacitação e Inovação nos Municípios do Paraná
A assinatura do Termo de Convênio - pelo Presidente do Crea-PR Eng. Agr. Clodomir Ascari e pelo Presidente da Associação dos Municípios do Paraná – AMP Edimar Aparecido Pereira dos Santos - aconteceu durante a Sessão Plenária 1.02013 de agosto de 2024, às 17h16 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
O Protocolo de Intenções que havia sido assinado na Sessão Plenária do dia 02 de julho, tinha como objetivo expressar a intenção do Conselho e da AMP em estabelecer tratativas para o desenvolvimento de cooperação, estudos e intercâmbio técnico-científico. Hoje, a intenção foi concretizada na assinatura efetiva do termo. A parceria visa promover a troca de informações, cooperação técnica, e a implementação de boas práticas na gestão pública, por meio de programas de apoio, qualificação e valorização dos servidores públicos municipais.
As responsabilidades do Crea-PR incluem oferecer capacitação e treinamento nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geociências, produzir materiais técnicos e apoiar a elaboração de planos e políticas públicas, desenvolver prêmios para reconhecer boas práticas e inovações, fomentar o uso de tecnologias avançadas e apoiar projetos padrão, especialmente para pequenos municípios, além de apoiar programas de residência técnica e a elaboração de projetos técnicos para os municípios. Já as responsabilidades da AMP envolvem engajar os municípios nos programas oferecidos pelo Crea-PR, promover e incentivar a participação dos servidores nos cursos e eventos de capacitação, fornecer infraestrutura e apoio logístico para a realização desses eventos, e identificar as necessidades dos municípios, facilitando parcerias com outras entidades.
Sessão Plenária 1.020 acontece com a presença do Presidente do Confea Vinicius Marchese
O Presidente do Confea fez uma reflexão junto aos conselheiros e lideranças sobre a importância do sistema num debate de política públicas para o futuro, assumindo a certeza da participação ativa do Crea-PR no processo: “Quando vejo o Crea-PR dentro do Palácio do Governo pela manhã, na ocasião do lançamento do Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres, depois presencio a assinatura desta parceria com a AMP vejo que nosso Sistema está próximo ao governo, aos municípios e tenho certeza que vocês, do Crea-PR, estão no caminho certo. Obrigado por tudo o que vocês fazem pelo Sistema, pelos profissionais e pela sociedade”, afirmou Marchese.
O Presidente do Crea-PR Eng. Agr. Clodomir Ascari exprimiu seu orgulho pelo termo de intenção assinado esta manhã, que coloca o Crea-PR na vanguarda no combate à violência contra a mulher no ambiente de trabalho, e pela parceria com a AMP: “nosso desafio aumentou, mas não estou preocupado pois conheço e confio em todos vocês”, disse.
Inovação em andamento no Crea-PR
Tatiane Breda, Assessora Estratégica de Tecnologia e Inovação, falou sobre as novidades implementadas nas últimas semanas no quesito inovação, uma das prioridades da atual gestão. Dentre elas, destacou o acesso à área restrita do Conselho pelo Gov.Br, a automação da emissão de CATs, um processo que ganhou agilidade, da criação de uma banco de dados do Conselho feito com inteligência artificial, e da criação do Laboratório de Inovação do Crea-PR, que está em desenvolvimento. “Temos um panorama que nos coloca na vanguarda, principalmente entre os Creas”, afirmou Breda.
Leia a matéria completa sobre o tema: https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/08/crea-pr-amplia-investimentos-em-inovacao/
Planejamento Estratégico em Ação
O Gerente do Departamento de Relações Institucionais (DRI) Claudemir Prattes apresentou alguns projetos do Planejamento Estratégico que estão em andamento, entre eles o Mais Engenharia – uma residência técnica voltada aos municípios desenvolvida em parceria com a Itaipu e a UEPG – e a recém reformulada Plataforma Pró-Crea, que acaba de lançar dois novos cursos.
Manual de Boas Práticas na Arborização Urbana em Municípios Brasileiros
O Coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal, o Eng. Ftal. Eleandro Brun, apresentou aos conselheiros e demais presentes o “Manual de Boas Práticas de Arborização Urbana nos Municípios Brasileiros: a engenharia das infraestruturas verdes para a sustentabilidade e resiliência às mudanças climáticas”, publicado pelo Confea, uma iniciativa das coordenadorias de câmaras especializadas de Agronomia (CCEAGRO) e de Engenharia Florestal (CCEEF). Por meio do Manual, o Sistema está alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e apresenta soluções práticas para enfrentar os efeitos do aquecimento global.
O desconhecimento técnico por parte dos municipios, não somente no PR, mas no Brasil, é grade. Uma aproximação de um corpo técnico especializados nas áreas da engenharias, certamente trará beneficios para os municipios.