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Acesso em 26/12/2024 às 22h29.

Último dia do 31º Fórum de Docentes e Discentes premia melhores TCCs e Extensão Universitária

29 de agosto de 2024, às 11h53 - Tempo de leitura aproximado: 10 minutos

Último dia do 31º Fórum de Docentes e Discentes premia melhores TCCs e Extensão Universitária.

O terceiro dia do Fórum Docentes e Discentes teve início com uma atividade dinâmica e educativa, organizada pelo gerente da regional de Maringá, Eng. Civ. Hélio Xavier. O evento, que já vinha acumulando uma série de discussões e apresentações importantes, trouxe uma ação de comunicação voltada para o uso estratégico das redes sociais.

Hélio Xavier conduziu a atividade explicando o conceito de microinfluenciação e como todos podem se tornar microinfluenciadores. “Todos nós usamos as redes sociais e podemos agir como microinfluenciadores ao comentar, curtir e compartilhar conteúdos. O resultado dessa ação pode trazer bons resultados, já que é assim que os algoritmos funcionam”, explicou aos participantes. O objetivo da atividade foi demonstrar como o engajamento nas redes sociais pode ser um poderoso instrumento de divulgação, capaz de ampliar significativamente o alcance das informações.

Apresentação virtual dos prêmios melhores TCCs

Um dos momentos mais aguardados foi a exposição virtual dos ganhadores da edição 2024 do Prêmio Melhores TCCs. Neste ano foram inscritos 290 TCC. Realizada de forma digital, com a participação por vídeo dos ganhadores, a apresentação mostrou os projetos vencedores. Os egressos puderam explicar seus projetos, falando sobre como foi a escolha do tema, a pesquisa e os resultados do trabalho.

Confira os vencedores: 

Agrimensura

1º Lugar

Fragilidade Ambiental na Bacia Hidrográfica do Rio Lonqueador em Marmeleiro e Francisco Beltrão, Paraná: Reflexões para o Planejamento Ambiental

Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Francisco Beltrão

Regional: Pato Branco

2º Lugar

Geotecnologias Aplicadas ao Planejamento Urbano

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Regional: Ponta Grossa

3º Lugar

A Zona de Transição Climática Tropical-Subtropical do Brasil

Universidade Estadual de Londrina

Regional: Londrina

Agronomia

1º Lugar

Rentabilidade e Produtividade do Milho Segunda Safra em Função da Aplicação de Diferentes Doses de Nitrogênio e Fósforo

Universidade Estadual do Norte do Paraná – Bandeirantes

Regional: Londrina

2º Lugar

Eficiência Agronômica do Fertilizante Organomineral Desenvolvido a partir de Recursos da Região de Ivaiporã na Cultura do Milho (Zea Mays L.)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Ivaiporã

Regional: Apucarana

3º Lugar

Resposta do Trigo às Adubações Alternativas a Base de Resíduos Orgânicos com Lodo de Esgoto

Universidade Estadual do Norte do Paraná – Bandeirantes

Regional: Londrina

Civil

1º Lugar

Acessibilidade Urbana Aplicada em Calçadas Públicas

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Apucarana

Regional: Apucarana

2º Lugar

Propostas de Práticas Educativas para Demonstrar Fenômenos de Instabilidade e Modos de Falha das Estruturas de Aço

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Regional: Cascavel

3º Lugar

Avaliação do Resíduo Têxtil de Poliamida em Substituição ao Agregado Miúdo no Concreto: Reuso e Redução do Impacto Ambiental

Universidade Positivo

Regional: Curitiba

Elétrica

1º Lugar

Energia Reativa em Ambientes Residenciais

Faculdade Guarapuava

Regional: Guarapuava

2º Lugar

Inteligência Artificial: Impactos Éticos e Técnicos nas Engenharias

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná – Paranavaí

Regional: Maringá

3º Lugar

Implementação do Algoritmo TFM em uma Unidade de Processamento Gráfico Utilizando Bibliotecas CUDA

Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Pato Branco

Regional: Pato Branco

Florestal

1º Lugar

Levantamento e Caracterização da Arborização Urbana de Municípios do Estado do Paraná

Universidade Federal do Paraná – Curitiba

Regional: Curitiba

2º Lugar

Análise dos Inventários Florestais de Linhas de Distribuição de Alta Tensão de Energia Elétrica Elaborados no Estado do Paraná

Faculdade Fatifaj – Jaguariaíva

Regional: Ponta Grossa

Geologia/Minas

1º Lugar

O Potencial da Técnica EBSD para Análises Microestruturais em Minérios de Ferro

Universidade Federal do Paraná – Curitiba

Regional: Curitiba

Mecânica/Metalúrgica

1º Lugar

Processo de Recuperação de Aparas e Resíduos em uma Empresa de Embalagens de Rafia de Polipropileno

Centro Universitário Campo Real

Regional: Guarapuava

2º Lugar

Projeto e Otimização de um Mecanismo de Quatro Barras para um Sistema Limpador de Para-brisa e Comparação com o Mecanismo Bosch F006D20020

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Regional: Cascavel

3º Lugar

Desenvolvimento de uma Máquina CNC de Usinagem por Aplainamento

Faculdade Cesumar de Ponta Grossa

Regional: Ponta Grossa

Química

1º Lugar

Métodos Verdes para Obtenção de Hidrolisados Proteicos Provenientes do Bagaço Residual de Cervejaria

Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Regional: Cascavel

2º Lugar

Projeto de Produção Industrial de Bacillus Subtilis Utilizando Vinhaça de Cana-de-Açúcar como Substrato para Biocontrole de Nematóides

Universidade Positivo

Regional: Curitiba

3º Lugar

Desenvolvimento de Bandejas Biodegradáveis Reforçadas com Diferentes Resíduos Agroindustriais

Universidade Federal da Fronteira Sul

Regional: Guarapuava

Apresentação dos vencedores do Prêmio de Extensão Universitária

Na sequência os vencedores do Prêmio de Extensão Universitária apresentaram seus trabalhos no palco e explicaram ao público como foi o processo de realização, além de fazerem os agradecimentos a quem colaborou com a realização dos projetos. 

Confira os vencedores:

Agrimensura

1º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Ponta Grossa

Título do Projeto: Formação de Lideranças e Empoderamento de Mulheres Através da Construção de Projetos de Desenvolvimento Urbano / Regional de Municípios com IDH Baixo no Estado do Paraná, por Meio da Elaboração/Revisão de Seus Planos Diretores Participativos

Agronomia

1º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Santa Helena

Título do Projeto: Tecnologia Social PAIS: Integração, Geração e Difusão de Conhecimentos Agroecológicos

2º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Dois Vizinhos

Título do Projeto: Planejamento em Propriedades da Agricultura Familiar do Sudoeste do Paraná

3º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Maringá

Título do Projeto: Atividades de Capacitação, Assistência Técnica e Extensão Rural do CERAUP/UEM em Hortas Comunitárias de Maringá: Promoção da Sustentabilidade e Desenvolvimento Socioeconômico

Civil

1º Lugar

Instituição de Ensino: Centro Universitário Internacional

Título do Projeto: Atividade Extensionista II – Unidade de Conservação

2º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná

Título do Projeto: Escritório Popular de Planejamento e Engenharia Urbana

Classificação:

3º Lugar

Instituição de Ensino: Centro Universitário Mater Dei

Título do Projeto: Pedalando para o Futuro – Da Concepção à Concretização da Primeira Ciclofaixa de Pato Branco-PR

Elétrica

1º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa

Título do Projeto: Lixo Eletrônico e os 3 Rs da Sustentabilidade

2º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Maringá

Título do Projeto: Protótipo de Baixo Custo para Análise de Espectroscopia de Impedância e Bioimpedância via Hardware/Software Arduino e/ou ESP32

Florestal

1º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Dois Vizinhos

Título do Projeto: Implantação de Erva-Mate (Ilex Paraguariensis St. Hil.) em Pequena Propriedade Rural em Dois Vizinhos PR

2º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Dois Vizinhos

Título do Projeto: Plante Essa Ideia

Geologia

1º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná

Título do Projeto: Divulgação da Revista Científica Quaternary and Environmental Geosciences

Mecânica

1º Lugar

Instituição de Ensino: UGV Centro Universitário

Título do Projeto: Prótese para um Cachorro em Impressão 3D

2º Lugar

Instituição de Ensino: UGV Centro Universitário

Título do Projeto: Estudo, Projeto e Construção de Giroscópio Humano

3º Lugar

Instituição de Ensino: Centro Universitário Senai Paraná

Título do Projeto: Cactus Clean

Multidisciplinar

1º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Federal do Paraná

Título do Projeto: Sustentabilidade Agroflorestal para o Desenvolvimento Rural

2º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Estadual de Maringá

Título do Projeto: Reciclagem de Materiais Descartáveis e Reuso de Água como Possibilidades Concretas de Geração de Emprego e Renda e Redução de Danos Ambientais nos Municípios de Paiçandu e Maringá – FEMAE: Uma Feira Itinerante

3º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Dois Vizinhos

Título do Projeto: Projeto de Extensão Floração

Química

1º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Positivo

Título do Projeto: Tecnologia e Sociedade – Desenvolvimento de Soluções Inovadoras na Área da Saúde

2º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Estadual do Centro-Oeste

Título do Projeto: Orientação de Boas Práticas de Fabricação para Pequenos Produtores de Alimentos de Guarapuava

3º Lugar

Instituição de Ensino: Universidade Tecnológica Federal do Paraná – Ponta Grossa

Título do Projeto: Oportunize-se, Venha Ser UTFPR

Galeria de fotos – Vencedores do Prêmio Projetos de Extensão

Palestra final do Fórum Aborda experiências profissionais nos EUA

O Engenheiro Civil Gustavo Savaris encerrou o ciclo de palestras do evento com uma apresentação sobre a atuação de engenheiros civis nos Estados Unidos. Com base em sua experiência de pós-doutorado na Oregon State University, Savaris comparou o que se faz no Brasil com as práticas educacionais e profissionais americanas.

Desmistificando o Ensino de Engenharia nos EUA

Savaris iniciou sua palestra abordando a percepção comum de que o ensino nos Estados Unidos é sempre superior, especialmente em termos de inovação e tecnologia. “Quando mencionamos os EUA, muitos imaginam que tudo é avançado, principalmente em áreas como inteligência artificial e recursos modernos”, comentou. No entanto, o professor destacou que, embora tenha encontrado práticas avançadas, também se deparou com métodos que considerou inferiores aos adotados no Brasil.

A Estrutura da Oregon State University

Durante seu pós-doutorado na Oregon State University, uma instituição pública com mais de 100 anos de história e mais de 36 mil acadêmicos, Savaris conta que o maior investimento é na infraestrutura. “Eles investem muito em estrutura, desde equipamentos até espaços de estudo”, afirmou. 

Os cursos na universidade são enxutos, com duração média de 4 a 5 anos e cerca de 3 mil horas de carga horária. “Isso permite que o aluno tenha uma formação básica sólida antes de escolher sua área de especialização”, explicou. As metodologias de ensino são parecidas com as brasileiras, com aulas expositivas e práticas laboratoriais, mas com uma ênfase maior em tarefas de casa, ou “homeworks”, que são frequentes.

Savaris destacou também o cuidado das universidades americanas com a saúde e o bem-estar dos estudantes, incentivando atividades esportivas e de lazer. “Isso é pensado para reduzir problemas psicológicos, como estresse e ansiedade, o que melhora o rendimento acadêmico”, explicou.

A palestra também abordou a forte inserção de empresas nas universidades, algo que Savaris relacionou ao CreaJr-PR. Ele ressaltou a importância de explorar mais essa inserção, promovendo palestras, projetos comunitários, competições universitárias e simpósios. “A empresa identifica os alunos que se destacam e os convida a se juntar ao time, fortalecendo a conexão entre academia e mercado de trabalho”, disse.

Caminhos para a Pós-Graduação e atuação profissional

Savaris explicou que o ingresso na pós-graduação nos EUA, seja mestrado ou doutorado, pode ocorrer por meio de convite de um pesquisador ou através de edital de seleção, desde que o candidato atenda aos requisitos de formação e comprovação de proficiência em inglês. Os custos podem ser cobertos pelo projeto de pesquisa ou pelo próprio aluno.

Sobre a carreira docente, ele mencionou que o ingresso geralmente se dá como professor temporário, com contrato anual, ou através de um plano de carreira com contrato de cinco anos. Já a carreira de engenheiro civil nos EUA requer a aprovação em provas de qualificação, sendo necessário realizar um exame para obter o título de engenheiro em formação. Esse título é estadual, exigindo que o processo seja repetido em cada estado onde o engenheiro pretende atuar.

Desafios para Engenheiros Brasileiros nos EUA

Savaris mencionou que é difícil para engenheiros brasileiros trabalharem nos EUA, uma vez que é necessário ter formação em universidades reconhecidas no país. Ele ainda compartilhou detalhes dos projetos que participou durante seu estágio pós-doutoral, incluindo um projeto de concreto de ultra alto desempenho com baixa emissão de carbono para infraestrutura rodoviária e outro sobre estruturas altas de madeira engenheirada, resistentes a terremotos.

Todas as fotos do último dia estão disponíveis aqui.

Fotos: Marcos Aurélio Iasinski


Comentários

  1. Paulo Nobukuni says:

    Agora é divulgar nas instituições e ensino.
    Seria interessante a gente ter o material das palestras.

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