Apoios financeiros do Sistema Confea/Crea e atuação governamental, parlamentar e nas políticas públicas marcam o dia em Apucarana
13 de setembro de 2024, às 11h30 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA), aconteceu nesta sexta (13) o segundo dia do 11º Seminário Estadual do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (ProEC) e o 9º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR.
Iniciando a manhã, o Painel Oportunidades de apoios financeiros do Sistema Confea/Crea trouxe uma palestra sobre o Divulga Mútua-PR, apresentado pelo diretor administrativo, eng. civ. Ronaldo Peixoto Drabik.
O Divulga Mútua é um programa de patrocínios da Mútua que visa divulgar a entidade e seus benefícios, por meio de parcerias com instituições de ensino e entidades de classe. Os patrocínios podem ser concedidos para eventos, cursos, treinamentos, publicações e outras iniciativas. O objetivo do Divulga Mútua é estabelecer a autonomia e descentralização administrativa e financeira das Caixas de Assistência Regionais.
O Painel Editais Chamamento Público e Patrocínios, Política de Estandes do Crea-PR para 2025 foi apresentado pelo facilitador do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, eng. eletric. Mario Guelbert. Ele apresentou um panorama dos editais, que seleciona propostas para obtenção de apoio financeiro, através de Termo de Fomento/Colaboração, na execução de projetos das entidades de classe e projetos propostos pelo Crea-PR, sendo que ambos serão executados por entidades de classe com registro no Crea-PR, mediante as regras e condições estabelecidas no edital.
O Edital de Chamamento já tem onze edições, com projetos executados por 53 entidades de classe, que somam mais de mil atividades propostas aos profissionais e acadêmicos, em um repasse de R$ 10 milhões. Somente neste ano já foram R$ 2,8 milhões, em 73 projetos com 180 atividades, que atingiram 13 mil profissionais.
O Painel Planejamento e resultados da Agenda Parlamentar nos Municípios foi apresentado pelos gerentes da Regional Londrina, eng. eletric. Edgar Tsuzuki, e do Departamento de Relações Institucionais, Claudemir Marcos Prattes. Eles explicaram sobre as ações da Agenda Parlamentar nesse período de eleições, em que representantes do Conselho e de entidades de classe apresentam aos candidatos os Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal (EBDMs).
Esses estudos têm como finalidade apresentar a partidos políticos, candidatos, gestores públicos municipais e demais autoridades e lideranças, diversas propostas e soluções elaboradas no campo das engenharias, agronomia e geociências, contribuindo com os planos plurianuais de governos municipais. Com base em uma análise minuciosa e diagnósticos precisos, o EBDM tornou-se referência para o planejamento da administração pública.
Nesta fase estão sendo entregues as propostas e em 2025 o Crea vai buscar nos municípios a implementação delas.
Todos os EBDMs estão disponíveis para consulta pública em agendaparlamentar.crea-pr.org.br, além de outros materiais como Cadernos Técnicos. Para 2026, deve ser concluído o desenvolvimento do EBDE – Estudo Básico de Desenvolvimento Estadual.
Foi falado ainda do Programa de Apoio ao servidor público, em que serão disponibilizados pelo Crea-PR serviços e materiais para este público. O material está sendo desenvolvido e será lançado em novembro. Também citados os trabalhos da Frente Parlamentar das Engenharias na Assembleia Legislativa do Paraná.
O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, destaca que o Crea é o único conselho que tem esse material à disposição dos candidatos e dos gestores municipais. “Dessa forma colocamos o Crea e os profissionais ligados a essas propostas em todas as ações em nossa sociedade”, diz.
No Painel Atuação das Assessorias da Presidência do Crea-PR foram apresentados os trabalhos de Relações Governamentais e Empresariais; Relações Parlamentares; e de Políticas Públicas e Relações Municipais.
Esta matéria será atualizada em breve com informações e álbum de fotos.
Comentários
Nenhum comentário.