Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/09/fiscalizacao-preventiva-integrada-couto-pereira-se-prepara-para-o-jogo-brasil-e-equador-em-curitiba/>.
Acesso em 04/09/2024 às 22h23.

Fiscalização Preventiva Integrada: Couto Pereira se prepara para o jogo Brasil e Equador em Curitiba

3 de setembro de 2024, às 15h45 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

No próximo dia 6 de setembro, o estádio Couto Pereira, em Curitiba, será o palco do confronto entre Brasil e Equador pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Para garantir a preparação do estádio para manter a segurança dos mais de 35 mil torcedores que irão prestigiar o evento, foi realizada na manhã desta terça-feira (03) uma Fiscalização Preventiva Integrada (FPI) no local, coordenada pelo Crea-PR.

Fiscalização Preventiva Integrada: segurança e conformidade

A Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), coordenada pelos fiscais do Crea-PR, visa assegurar que todas as instalações do estádio estejam em conformidade com as normas técnicas e regulamentações vigentes, com profissionais responsáveis habilitados e devidamente registrados no Conselho. O principal objetivo da FPI é garantir a segurança do público, jogadores e funcionários, prevenindo acidentes e assegurando que o estádio esteja apto para receber grandes eventos esportivos e outras atividades.

Participaram pelo Crea-PR, além dos fiscais, inspetores e representantes de entidades de classe, e ainda Corpo de Bombeiros, Comissão de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) e Defesa Civil, recepcionados no local pela equipe de engenharia do Coritiba FC.

Áreas de Fiscalização

Durante a FPI, os fiscais do Crea-PR e outros profissionais especializados se uniram para avaliar de forma minuciosa as condições estruturais, elétricas, hidráulicas e de acessibilidade do estádio. As inspeções foram divididas nas seguintes áreas:

• Estrutural: avaliação das condições físicas e integridade do estádio;
  • Elétrica: inspeção das instalações elétricas fixas e temporárias;
  • Hidráulica: verificação dos sistemas de água;
  • Prevenção: foco em saídas de emergência e brigadistas.
  • Manutenção do Gramado: avaliação do campo de jogo;
  • Acessibilidade: garantia das condições de acessibilidade para todos os torcedores.

Representantes

O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, destacou a importância dessa ação preventiva. “A fiscalização é uma defesa da sociedade. Estamos aqui para garantir que as pessoas possam assistir ao jogo com segurança. É nossa obrigação estar presentes em eventos como este, e parabenizo todas as equipes pelo trabalho criterioso e responsável”.

A eng. civ. Andressa Caroline Ferreira, coordenadora de Infraestrutura e Facilities do Coritiba SAF, também reforçou a relevância da fiscalização: “receber a seleção brasileira em nossa casa é uma honra e uma grande responsabilidade. Sabemos que colocamos aqui mais pessoas do que a população de muitas cidades, e validar a segurança é fundamental para o sucesso do evento”.

Fabiane Francischini Nunes, agente de fiscalização do Crea-PR, comentou sobre os pontos verificados: “analisamos as condições estruturais, saídas de emergência, acessibilidade, instalações elétricas e as obras em andamento, tudo para garantir um evento seguro”.

Rodrigo Alípio, chefe de operações da Defesa Civil de Curitiba, falou sobre o plano de emergência: “o local deve estar preparado para qualquer eventualidade, especialmente porque temos a previsão de 35 mil pessoas presentes no estádio”.

O Tenente Perini, chefe do setor de fiscalizações do Corpo de Bombeiros, afirmou que o Couto Pereira apresentou um laudo completo recentemente, e “na fiscalização foi possível constatar in loco tudo que foi relatado”.

O eng. civ. Marcos de Castro Leal, vice-presidente de Perícias do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias (Ibape-PR), destacou a importância do acompanhamento contínuo pela equipe de engenharia do estádio. “Recomendamos a continuidade das inspeções, de rotina e de qualquer patologia, sempre registrando todas as situações antes e depois das obras corretivas, que devem garantir a integridade estrutural do estádio”.

Com essa fiscalização, o estádio Couto Pereira se prepara para receber com segurança o público do jogo entre Brasil e Equador, reafirmando o compromisso com a proteção e valorização dos profissionais envolvidos e da sociedade como um todo.