Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/09/tce-pr-apresenta-resultados-do-projeto-ver-a-cidade/>.
Acesso em 27/09/2024 às 00h38.

TCE-PR apresenta resultados do projeto “Ver a Cidade”

25 de setembro de 2024, às 16h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

TCE-PR apresenta resultados do projeto “Ver a Cidade”.

Na manhã desta quarta-feira, o Crea-PR participou do encerramento do projeto “Ver a Cidade”, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em parceria com as universidades UEPG, UEL, UEM e Unioeste, o Crea-PR e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O objetivo do projeto é fiscalizar obras públicas paralisadas em todo o Paraná, buscando melhorar a eficácia no uso dos recursos destinados a essas construções.

Estudantes de Engenharia Civil das universidades, supervisionados por profissionais do Crea-PR, visitaram obras inacabadas ou abandonadas, fornecendo um diagnóstico preciso sobre suas condições. Ao todo, 217 obras foram identificadas como paralisadas, somando aproximadamente R$ 287 milhões em valores contratados. As regiões com mais obras interrompidas são o Oeste, com 41 obras, e a Norte-Central, com 31.

Mangueirinha se destaca com seis obras não concluídas, totalizando R$ 11,9 milhões. O projeto envolveu 10 visitas técnicas e mais de 1.083 intervenções remotas, com o Crea-PR realizando 820 inspeções presenciais.

O presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, destacou o impacto positivo da iniciativa: “A participação do Crea-PR fortalece a formação de engenheiros capacitados e comprometidos com o desenvolvimento social e a ética profissional.”

Lucas Diogo Gausmann, estudante de Engenharia Civil da Unioeste, também compartilhou suas impressões: “Aprimoramos conhecimentos importantes, como a curva ABC e o funcionamento do Tribunal de Contas, além de realizar fiscalizações em campo que nos proporcionaram uma visão mais prática da profissão.”

“Os resultados apresentados mostram o comprometimento dos estudantes e professores com o projeto e com a cidadania. Ninguém hoje faz nada sozinho, somos uma rede social, de instituições e de pessoas e podemos nos unir para fazer propostas mais ousadas como essa”, declarou o Presidente do TCE-PR, Fernando Guimarães.

Guimarães destacou também a importância das políticas públicas nesse sentido. “O mérito é de todos que participaram do projeto, que buscam aprender e entender o que é a fiscalização de obras públicas, que não é apenas técnica, mas de políticas públicas também. É uma experiência que pretendemos repetir ao longo dos anos”.

Também estiveram presentes no evento a Gerente de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Amb. Mariana Maranhão, a Gerente da Regional de Ponta Grossa, Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz e o Gerente da Regional de Curitiba, Eng. Agr. Eduardo Ramires.