Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/10/engenheiro-londrinense-recebe-mencao-honrosa-do-premio-capes-de-teses-2024/>.
Acesso em 16/10/2024 às 05h05.

Engenheiro londrinense recebe menção honrosa do Prêmio Capes de Teses 2024

15 de outubro de 2024, às 11h37 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Engenheiro londrinense recebe menção honrosa do Prêmio Capes de Teses 2024.

O Eng. Civ. Paulo César Duarte Júnior, aluno de pós-graduação da Universidade Estadual de Londrina – UEL, recebeu a menção honrosa do Prêmio Capes de Teses 2024 com seu trabalho que uniu Engenharia e Medicina para criar uma metodologia inovadora no planejamento cirúrgico de cardiopatias congênitas.

A trajetória de Paulo começou em 2015, quando seu filho foi diagnosticado com uma doença grave: a Síndrome do Coração Esquerdo Hipoplásico (SCEH). “A engenharia é a arte de resolver problemas. Independente do que seja, eu sou um solucionador”, explica Paulo, ao explicar o motivo pelo qual buscou se especializar em cardiologia. Paulo ingressou no mestrado e posteriormente no doutorado pela UEL, onde desenvolveu um método único para planejamento de cirurgias cardíacas.

Sua metodologia permite prever o comportamento da estrutura cardiovascular antes da cirurgia, analisando geometrias e anastomoses ideais para alcançar resultados mais fisiológicos. Esse trabalho combina os princípios de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD) aplicados ao sistema cardiovascular, com o objetivo de melhorar os tratamentos médicos e cirúrgicos de cardiopatias complexas.

O trabalho, defendido com o título “Proposta de Planejamento Cirúrgico de Fontan baseado em Estudos Numéricos e Hemodinâmicos Tridimensionais”, foi apresentado no Congresso Mundial de Cardiologia em 2023, em Foz do Iguaçu, com ótimos retornos. 

“O Prêmio Capes é considerado o ‘Oscar da ciência brasileira’. Meu foco nunca foi buscar reconhecimento, mas sim colaborar para que outras crianças não precisem passar pelo que meu filho passou. O fato de minha tese ter sido escolhida para disputar o prêmio nacionalmente já é uma honra enorme”, reflete. Ele destaca que seu trabalho, que transita entre as áreas de Engenharia Civil, Bioengenharia e Medicina, é um exemplo da integração de diversas áreas do conhecimento para solucionar problemas reais.

Paulo continua avançando no campo da pesquisa com um grupo interdisciplinar que envolve grandes instituições brasileiras como a UFRJ, UFMG, USP e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, onde está em pós-doutorado. Juntos, eles estão desenvolvendo projetos que incluem válvulas cardíacas, tecidos vasculares e biotintas ósseas. Ele acredita na união entre a medicina e a engenharia “Essa é uma forma de curar quando possível, e quando não for, diminuir o sofrimento de quem necessita, sempre buscando o consolo”, explica Paulo.


Comentários

  1. Mara Juliana Orlando dos Santos says:

    Parabéns ao Eng. Civ. Paulo César Duarte Júnior.
    Que benção esse trabalho. Formidável.

  2. Luis Fioravante says:

    Parabéns Paulo
    Ficou muito feliz com esta menção., você merece muito mais isso.
    Além de fazer um excelente trabalho, você criou uma perspectiva para salvar vidas.
    Que Deus continue abençoando você e toda sua família sempre.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *