Crea-PR participa do 3º Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal, representado pelo coordenador da Câmara Especializada
7 de novembro de 2024, às 9h54 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
O Crea-PR marcou presença no 3º Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal (Encef), realizado entre os dias 28 e 31 de outubro, em Belém-PA. Representando o Conselho, o eng. ftal. Eleandro Brun, coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Florestal do Crea-PR, participou de painéis e discussões que abordaram a formação dos profissionais da área e as demandas emergentes do setor. O evento reuniu acadêmicos, professores e profissionais de Engenharia Florestal de todo o país, promovendo debates alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Organizado em parceria com a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF) e a Coordenadoria de Câmaras Especializadas em Engenharia Florestal (CCEEF), o Encef desde sua primeira edição, em 2022, tem buscado ações conjuntas para o fortalecimento dos cursos de Engenharia Florestal no Brasil. Neste ano, o encontro destacou temas essenciais para o desenvolvimento da área, com foco na responsabilidade social e ambiental dos profissionais, essenciais em um contexto de mudanças climáticas e desafios globais.
Diretrizes Curriculares e Residência Profissional
Um dos principais focos do evento foi a atualização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Engenharia Florestal. Uma novidade importante discutida foi a inclusão da residência profissional como parte integrante da formação, trazendo um modelo prático e aprofundado de treinamento para recém-formados e facilitando sua inserção no mercado.
Durante o painel sobre a residência profissional, Eleandro Brun compartilhou a experiência do curso de Engenharia Florestal da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Dois Vizinhos. Segundo Brun, o programa de residência tem contribuído de forma significativa para a formação dos profissionais e apresenta resultados animadores: “mais de 80% dos residentes conseguiram colocação no mercado de trabalho logo após a conclusão da residência”, destacou.
Documento final e próximos passos
No encerramento do 3º Encef, os participantes consolidaram as discussões em um documento final que irá orientar futuras ações para o desenvolvimento da formação em Engenharia Florestal no país. Um grupo de trabalho foi criado, com coordenação da SBEF, para desenvolver as novas diretrizes curriculares. A meta é que esse trabalho seja concluído até a próxima edição do evento, em 2025, quando se espera formalizar as diretrizes nacionais atualizadas.
Comentários
Nenhum comentário.