Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2024/11/tecnologia-parcerias-e-homenagens-marcam-a-abertura-do-50o-epec/>.
Acesso em 27/12/2024 às 03h06.

Tecnologia, parcerias e homenagens marcam a abertura do 50º Epec

20 de novembro de 2024, às 22h17 - Tempo de leitura aproximado: 12 minutos

Conhecimento inovador e estratégico para que os representantes de entidades de classe levem oportunidades e benefícios aos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências e segurança à sociedade. Com este objetivo iniciou nesta quarta (20) o 50º Encontro Paranaense de Entidades de Classe, em Foz do Iguaçu.

Participam do evento presidentes e representantes de entidades de classe, conselheiros, inspetores, autoridades e profissionais de diversas regiões, todos reunidos para discutir e trocar experiências sobre temas fundamentais da área. Este ano, o evento traz como destaque discussões voltadas à infraestrutura do Paraná, inovações nos serviços tecnológicos e oficinas técnicas que promovem a capacitação e o aprimoramento profissional.

Durante o evento será também celebrado o 17º Ciclo do Prêmio Crea da Qualidade, que valoriza o desenvolvimento e a sustentabilidade das entidades de classe; e o Prêmio Destaque Profissional, que homenageia 23 profissionais em todo o estado, escolhidos por votos nas categorias Profissional Destaque, Carreira Destaque e Educador Destaque.

Paralelamente, ocorre o 33º Fórum de Inspetores, um importante momento para debater melhorias na fiscalização e promover o alinhamento das ações do Crea-PR, reforçando o compromisso com a eficiência e eficácia em nossa atuação.

Realizado pelo Crea-PR, o 50º Epec tem como apoiadores a Cooperativa de Créditos – CredCrea, o Confea e a Mútua.

O presidente do Crea-PR, eng. agr. Clodomir Ascari, agradeceu a todos. Após um vídeo explicativo com os resultados do planejamento estratégico, ele deu um panorama geral de seu primeiro ano de gestão e falou das parcerias. “Os convênios assinados farão a diferença. Um exemplo, colocaremos a nossa engenharia dentro das prefeituras, com a tutoria da UEPG no Programa de Residência Técnica, vamos viabilizar projetos e valorizar a engenharia”. Além disso, destacou que “o nosso planejamento estratégico foi desenvolvido por todos os atores ligados a nós, e coma realização dos objetivos desenvolvemos benefícios e oportunidades para os profissionais e a sociedade”.

O presidente citou o trabalho realizado nas regionais com o Programa Agenda Parlamentar, “o que agora aumenta nossa responsabilidade, pois os prefeitos eleitos já estão nos procurando para pedir apoio técnico nas suas gestões”.

Finalizando sua fala, Ascari apresentou o destaque do 50º Epec, o lançamento da carteira digital. Ela representa uma alternativa ao modelo impresso, atendendo às demandas atuais de mobilidade, e garantindo mais sustentabilidade. O acesso é realizado por um aplicativo específico para esta finalidade, pelo qual o profissional pode utilizar sua identidade profissional com segurança e mobilidade. 

O ex-presidente do Crea-PR, arq. Armando Strambi, que criou o Encontro Paranaense de Entidades de Classe, falou da confiança e generosidade de colegas da época, da necessidade de valorizar o trabalho do Conselho, a fiscalização, e contou os principais destaque de seu período de gestão. “Começamos a inovar e o Crea-PR inova até hoje com a valorização da fiscalização, a criação das regionais e o primeiro Epec em 1974, entre outras ações”. Strambi foi homenageado pelo presidente do Crea-PR com uma placa.

Termos de cooperação

Durante a cerimônia aconteceu a assinatura de termos de cooperação entre o Crea-PR e outras instituições. Com o Confea foi assinado o termo de cooperação para o lançamento do edital de patrocínio do Crea-PR. Representando o federal, esteve presente o conselheiro federal Francis José Saldanha Franco, para a assinatura do convênio.

Por meio de um vídeo, o presidente do Confea, eng. telecom. Vinicius Marchese, destacou a importância de fortalecer as parcerias e parabenizou a gestão do Crea-PR e os inspetores pelo excelente trabalho. Ele mencionou que mais de 6 mil profissionais já utilizam as ferramentas desenvolvidas pelo sistema, posicionando o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná como referência para outros Estados. Vinicius reforçou que o objetivo para os próximos anos é entregar ainda mais benefícios aos profissionais e à sociedade.

Presente no evento, representando o presidente do Confea, o conselheiro federal eleito e engenheiro mecânico Francis José Saldanha Franco iniciou sua fala cumprimentando o presidente do Crea-PR e reiterando as palavras de Vinicius Marchese. Ele saudou as autoridades e engenheiros presentes, representando todos os profissionais da área, e desejou um congresso produtivo e proveitoso para todos.

O termo de cooperação celebrado entre o Crea-PR e a Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, representada pela secretária Leandre Dal Ponte, objetiva a adesão ao Selo de Boas Práticas no Combate à Violência contra Mulheres no Paraná.

A Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, e engenheira civil, Leandre Dal Ponte, representando o governador do Estado, iniciou sua fala cumprimentando todos os profissionais da Engenharia, Agronomia e Geociências presentes, além do presidente do Crea-PR, Clodomir Ascari, autoridades, lideranças e organizadores do evento. Leandre destacou a mensagem de gratidão e reconhecimento do Governo do Estado pela parceria com o Crea-PR, reforçando a relevância do evento para os profissionais e para a sociedade paranaense.

Ela também trouxe à tona a importância histórica das mulheres na área, mencionando a engenheira Enedina Alves Marques, a primeira mulher negra a se formar em Engenharia no Brasil, em 1945, pela Universidade Federal do Paraná. “Na década de 40, Enedina foi uma mulher corajosa e valente, desbravando um espaço até então dominado por homens”, ressaltou a secretária, aproveitando para lembrar que hoje, 20 de novembro, é celebrado o Dia da Consciência Negra.

Leandre pontuou os desafios enfrentados pelas mulheres na profissão, lembrando que elas representam menos de 20% do setor e que muitas acabam se afastando devido ao preconceito. Apesar disso, reforçou a importância da igualdade de gênero e afirmou: “Não tenho dúvidas de que, juntos, engenheiros e engenheiras, encontraremos as melhores soluções para construir um Paraná mais próspero, porque quando as mulheres prosperam, todos prosperam.”

A secretária também agradeceu ao presidente pelo apoio às pautas das mulheres e das pessoas idosas, bem como pelo trabalho de combate à violência contra as mulheres. Finalizou sua fala com um agradecimento à confiança e parceria do Crea-PR e com uma mensagem de parabenização a todos os profissionais da área.

O convênio celebrado entre o Crea-PR e a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI, tem o objetivo de lançar o segundo edital do Projetek, uma iniciativa exemplar que ganhou premiação nacional por atender demandas de projetos de engenharia e arquitetura para obras públicas em municípios de pequeno porte, em parceria com universidades estaduais, com apoio do Conselho.

O diretor de ciência e tecnologia, Marcos Pelegrina, e o assessor da SETI, eng. civ. Ricardo Rocha de Oliveira, assinaram o convênio, representando o secretário de estado da pasta, professor Dr. Aldo Nelson Bona. Pelegrina e Rocha anunciaram o novo edital do Projetek, “que este ano foi premiado como a melhor politica pública do Brasil, e deve estar publicado na próxima semana para as nossas universidades estaduais, com R$ 7 milhões disponibilizados para o desenvolvimento dos projetos”, explica Rocha.

Pelegrina destacou o impacto do Projetek, programa criado há alguns anos e que conta com grande participação do Crea-PR. O Projetek visa atender demandas de pequenos municípios, com foco em obras de infraestrutura urbana e predial. Desde sua criação, foram implantados escritórios acadêmicos nas Universidades Estaduais.

“Estamos ampliando o Projetek, e a ideia é que ele se consolide cada vez mais em nossas universidades, ampliando os escritórios para que as instituições de ensino sejam verdadeiros pontos de desenvolvimento regional. O Crea-PR é um grande parceiro nosso nesse processo”, afirmou Pelegrina.

Ele também destacou a parceria com a FIEP e o SENAI, que permitirá a inserção de 109 engenheiros na indústria paranaense. O objetivo é promover a transformação digital no setor e aumentar a produtividade. Esses projetos serão gerenciados pelo Eng. Civ. Ricardo Rocha, ex-presidente do Crea-PR e atual assessor da SETI.

__

O Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional, Eng. Eletric. Renato Soares Sacramento, agradeceu o convite para participar do evento e parabenizou o Crea-PR pela organização: “A Itaipu Binacional reconhece a importância das entidades de classe para a valorização das profissões e dos profissionais do nosso Sistema.”

Segundo ele, são esses profissionais que fizeram e continuam fazendo da Itaipu Binacional a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais que, há 50 anos, se dedicam ao funcionamento desta usina. Como engenheiros, trabalhamos de leste a oeste do Brasil, e é graças ao empenho de cada um de vocês que a usina completou mais um ano de operação com grande sucesso. Este ano, produzimos mais de 3 bilhões de megawatts-hora de energia limpa e renovável que atende a milhares de residências no Brasil e no Paraguai e que, além disso, contribui fortemente para o desenvolvimento social e ambiental de ambos os países”.

O assessor da Secretaria Estadual de Turismo eng. agr. Eugenio Stefanelo, representando o secretário, eng. agr. Márcio Fernando Nunes, afirmou, “no mesmo ano em que completo 50 anos de formação profissional, também completo 50 anos que estou no Paraná, como minha residência e tenho a honra de estar neste evento, que mostra como o desenvolvimento do agronegócio, no nosso estado, o torna o “supermercado do mundo”. Capitanear a secretaria, nos permite ainda promover o turismo paranaense, que é o que mais está crescendo, em média, em relação aos demais estados brasileiros. Os engenheiros, aqui representados, contribuem de sobremaneira para destravar e promover tal crescimento, para que o Paraná continue sendo uma potência econômica em sustentabilidade.”

O presidente da Cooperativa CredCrea, engenheiro civil Gelásio Gomes, cumprimentou as autoridades presentes e parabenizou o Crea-PR pela realização do evento. Ele destacou a competência da equipe envolvida na organização e enfatizou que o evento é uma excelente iniciativa que conecta a categoria profissional às comunidades.

Gelásio também ressaltou o compromisso da CredCrea, uma cooperativa formada e dirigida por engenheiros, com forte ligação ao Sistema Confea/Crea. Ele mencionou que a cooperativa está presente no estado do Paraná e possui capacidade para atender qualquer lugar do país. O presidente finalizou desejando um excelente evento a todos.

Para o presidente da Mútua – Caixa de Assistência dos Profissionais, eng. civ. Joel Krüger, “É importante saudar a todos, mas, principalmente os diretores, conselheiros e inspetores, que acompanharam nosso trabalho durante o mandato à frente do Crea-PR. 

Temos esse carinho e atenção com as entidades de classe, tanto que temos dedicado apoios e patrocínio, trabalhando em prol, não só dos profissionais, mas em benefício das minorias. Por isso, anuncio com orgulho, neste 20/11 – Dia da Consciência Negra – que estamos implantando um grande Programa de Diversidade, para promover um trabalho junto aos idosos, às mulheres, ao público LGBTQIA+, aos jovens, com programas que valorizem e ofereçam amparo e suporte a estes públicos.” 

A Eng. Civ. Mirian Elena Favaretto Corbacho, Coordenadora do Colégio de Entidades Regionais – CDER, agradeceu aos colegas do Colégio e à equipe do Crea-PR pela organização do evento: “É uma satisfação receber os presidentes das entidades de classe e inspetores neste evento, que foi pensado e é dedicado a vocês”, afirmou.

O coordenador do Colégio Estadual de Inspetores, eng. mec. Ricardo Vidinich, afirma que “representa os quase 200 inspetores do Crea-PR, cuja função é aproximar a sociedade e os engenheiros com a fiscalização realizada em defesa da sociedade. Temos que prestigiar esses inspetores que exercem uma função honorífica em prol da segurança da sociedade e o Epec é uma forma de mostrarmos um pouco do trabalho realizado e principalmente motivar esses inspetores a trabalharem com afinco em prol da sociedade parananense”.

O deputado estadual, coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências, eng. civ. Fábio Oliveira, declara: “Eu confesso que me chamou a atenção a lucidez do Dr Strambi, que segue nos dando uma aula de competência e discernimento. 

Mas, eu me dirijo ao público, que é onde está um fator de destaque: no lugar de estarem em seus escritórios, gerando riqueza, vocês escolheram estar aqui, para trabalhar em prol da sociedade. Eu chamo isso de propósito. É o propósito de servir à sociedade paranaense. 

Hoje, eu reconheço o papel do Crea-PR como uma entidade que colabora na construção de um estado mais justo e um país muito melhor. Se afastou do papel de simples fiscalizador e se tornou uma entidade com capacidade técnica de desenvolver políticas públicas, unindo a classe e criando uma massa de trabalho, com tecnologia, inovação e muita técnica. É uma entidade que se move, se torna um exemplo participativo com projetos de lei que chegam até nós, promovendo a transformação da sociedade paranaense, para um estado mais justo e mais próspero. É assim que vamos realmente revolucionar a nossa história.”

O Diretor Técnico Executivo da Itaipu Binacional, Eng. Eletric. Renato Soares Sacramento, agradeceu o convite para participar do evento e parabenizou o Crea-PR pela organização: “A Itaipu Binacional reconhece a importância das entidades de classe para a valorização das profissões e dos profissionais do nosso Sistema.”

Segundo ele, são esses profissionais que fizeram e continuam fazendo da Itaipu Binacional a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta. “Gostaria de agradecer a todos os profissionais que, há 50 anos, se dedicam ao funcionamento desta usina. Como engenheiros, trabalhamos de leste a oeste do Brasil, e é graças ao empenho de cada um de vocês que a usina completou mais um ano de operação com grande sucesso. Este ano, produzimos mais de 3 bilhões de megawatts-hora de energia limpa e renovável que atende a milhares de residências no Brasil e no Paraguai e que, além disso, contribui fortemente para o desenvolvimento social e ambiental de ambos os países”.

Presenças

Estavam também presentes na abertura do evento os presidentes de gestões anteriores do Crea-PR, além do Strambi, eng. civ. Rubens Curi, eng. civ. Orlando Maciel Strobel, eng. civ. Ivo Gilberto Martins, eng. agr. Luiz Antonio Rossafa, eng. agr. Álvaro José Cabrini Júnior.

Ainda, a conselheira e vice-presidente do Crea-PR, eng. civ. Margolaine Giacchini, o presidente do Crea-BA, eng. agrim. Joseval Carqueija, o presidente do Crea-MT, eng. civ. Juares Silveira Samaniego, o presidente do Crea–MG, eng. civ. Marcos Gervásio, o diretor da Mútua nacional, eng. eletric. Evânio Ramos Nicoleite, e os diretores da Mútua-PR, geral, eng. eletric. Edson Luiz Dalla Vécchia, administrativo eng. civ. Ronald Peixoto Drabik, financeiro, eng. civ. Nilton Batista Prado.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *