Crea-PR lança o Programa de Apoio ao Servidor Público
15 de janeiro de 2025, às 10h34 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
O Crea-PR lançou o Programa de Apoio ao Servidor Público (PASP), uma iniciativa fruto do Planejamento Estratégico do Conselho voltado para a capacitação, valorização e fortalecimento dos profissionais das áreas das engenharias, agronomia e geociências que atuam no setor público. Junto ao programa, foi lançado o Portal do Servidor Público, que centraliza informações, conteúdos técnicos e oportunidades de aprimoramento profissional.
Fortalecer o Setor Público
O PASP, alinhado ao Planejamento Estratégico do Crea-PR, reafirma o compromisso do Conselho em oferecer suporte técnico e capacitação contínua a servidores municipais, estaduais e federais. Segundo o Presidente do Crea-PR, Eng. Agr. Clodomir Ascari, a iniciativa é um marco importante: “Estamos proporcionando ferramentas que valorizam e ampliam a atuação dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências na gestão pública, sempre pensando no impacto positivo para a sociedade.”
Portal do Servidor: Um Hub de Conhecimento
O Portal do Servidor Público reúne informações essenciais sobre o PASP e oferece acesso a cursos, eventos técnicos e conteúdos especializados voltados à gestão pública eficiente.
O Eng. Eletric. Edgar Matsuo Tsuzuki, gerente da Regional Londrina do Crea-PR e consultor das metas Criação do PASP e Criação do Portal do Servidor, destacou a importância dessa nova ferramenta: “Os servidores públicos terão acesso a uma série de conteúdos, produtos e serviços desenvolvidos pelo Crea-PR que serão fundamentais para aprimorar a gestão pública e fortalecer a capacitação profissional. Com o apoio contínuo do Programa e o Portal do Servidor, o Crea-PR reforça seu compromisso com o desenvolvimento e a valorização dos profissionais que atuam em prol da sociedade.”
Destaques do Portal
- Capacitação Profissional: Com cursos, eventos técnicos e conteúdos práticos, o PASP contribui para o aprimoramento contínuo dos servidores públicos.
- Cidades Inteligentes: O portal traz conteúdos estratégicos para transformar a gestão urbana, alinhando inovação e sustentabilidade.
- Prêmio de Inovação e Boas Práticas nos Municípios: Reconhece projetos municipais que adotam diretrizes de ESG e conceitos de cidades inteligentes, fortalecendo os quadros técnicos municipais.
O PASP e o Portal do Servidor Público são parte do planejamento estratégico do Crea-PR e estão alinhados com o desenvolvimento técnico e a valorização profissional, reafirmando o papel essencial dos servidores públicos para a construção de uma sociedade mais sustentável e inovadora.
Segundo o Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Prattes, o PASP será fundamental para estreitar o relacionamento do Conselho com os servidores públicos: “Com o lançamento do Programa de Apoio ao Servidor Público o Crea-PR reafirma seu compromisso em fortalecer a atuação dos servidores municipais, estaduais e federais, oferecendo ferramentas e conhecimento que contribuem para a excelência na gestão pública e valorizam o papel essencial dos profissionais da engenharia, agronomia e geociências no desenvolvimento de nossas cidades.”
Para explorar essas oportunidades, acesse o Portal do Servidor Público no site oficial do Crea-PR: Portal do Servidor Público
Uma Vez que o CREA vai investir na área de melhoria da qualidade dos serviços profissionais dos servidores públicos através do PASP, poderia incluir uma proposta de contrapartida do municípios no sentido de melhorar a remuneração dos profissionais ligados ao sistema CREA/CONFEA. Isso sim seria uma valorização profissional completa.
Em pequenos municípios os profissionais de engenharia são pessimamente remunerados. Servidores sem qualquer qualificação percebem uma remuneração melhor que os profissionais da área de engenharia.
Basta ver os portais de transparências dos municípios, atentando também paras os editais de concursos públicos.
Interessante e inovador, porém o que todo profissional precisa ter, além de tudo isso é um salário digno, sendo que profissionais que estão trabalhando em Prefeituras , há muito tempo estão abandonados e esquecidos, com seus salários defasados e não recebem nenhum apoio do órgão que defende a CLASSE.