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Acesso em 06/01/2025 às 20h33.

Planejamento Estratégico do Crea-PR: um ano de conquistas e avanços

Prestação de contas de atendimento ao Planejamento Estratégico das metas e objetivos do primeiro ano de presidência

3 de janeiro de 2025, às 18h30 - Tempo de leitura aproximado: 14 minutos

O Engenheiro Agrônomo Clodomir Ascari assumiu a presidência do Crea-PR no início deste ano e estipulou metas e objetivos de sua gestão no Planejamento Estratégico (PE). Passados 12 meses, apresentamos os principais avanços alcançados.

“O Planejamento Estratégico é a ‘alma’ do Conselho. E neste primeiro ano de execução já reforça que os objetivos e metas focados na defesa das profissões e na proteção de toda a sociedade estão avançando. Temos muito a comemorar e seguiremos no foco para atendimento de tudo que foi previsto e estipulado. Nossa avaliação é de que estamos no caminho certo!” frisa Ascari.

“Mostrar os avanços deste primeiro ano do Planejamento Estratégico 2024/2026 é fundamental para que todos possam acompanhar como os objetivos e metas definidos estão sendo implementadas na prática. Lembrando que o objetivo final é de valorizar e defender as profissões e inseri-las no mercado e acompanhar o cenário futuro das profissões”, explica o superintendente do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Celso Roberto Ritter.

Segundo ele, é interessante divulgar o PE porque muitas vezes há um desconhecimento do grande trabalho envolvido nos resultados que o Conselho vem alcançando. “O Crea-PR muitas vezes é visto como referência, mas isso não é por acaso e, sim, fruto de uma metodologia de gestão e controle de processos”, explica o superintendente.

O PE de 2024/2026 tem foco em dois eixos principais, sem tirar a importância dos demais itens, afinal, tudo é extremamente importante, evidencia Ritter. O foco é em ações de aceleração de inovações e modernização da TI e no já consolidado programa da Agenda Parlamentar, que teve novas ações de importância fundamental para o desenvolvimento do Estado e para valorização das profissões.

Principais avanços

Agenda Parlamentar

O Programa Agenda Parlamentar busca implementar debates em âmbitos municipais, regional, estadual e nacional sobre as propostas das áreas tecnológicas para a inclusão em planos de governo.

No âmbito do programa foram apresentados 500 Estudos de Desenvolvimento Municipal (EDMs) a candidatos em 52 municípios. Entre as temáticas estão: Estruturação e Valorização de Quadros Técnicos Municipais; Regulamentação de Salário Mínimo nos Municípios e Roteiros para implantação de Cidades Inteligentes.

Também foram elaborados 30 cadernos técnicos orientativos a gestores públicos com destaque para três exclusivos sobre a temática “Cidades Inteligentes em pequenos municípios”.

Além disso, foram encaminhadas 37 propostas de Projetos de Lei (PL) à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), sendo que sete estão tramitando. Merecem destaque os PLs de Regulamentação do Salário Mínimo Profissional; Lei da Engenharia como Carreira de Estado; PL de implantação de cidades inteligentes no Paraná e PL Certificação de Propriedades Rurais.

“Trabalhamos com uma nova abordagem de contato com os deputados estaduais de forma sistematizada, organizada e com várias propostas. Agora temos os profissionais, por meio do Crea-PR, envolvidos em todas as esferas. E o resultado está aí. Grande alcance de propostas e uma atuação efetiva em prol da valorização dos profissionais, do debate e regulamentação de assuntos que trazem, em última instância, segurança para a sociedade”, afirma o gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

Servidor Público

Recentemente também foi lançado o Programa de Apoio ao Servidor Público (PASP). “Esta iniciativa estava prevista no PE e representa uma ferramenta para capacitação, valorização e fortalecimento dos profissionais das áreas tecnológicas que atuam no setor público”, explica Prattes.

Segundo ele, o PASP reafirma o compromisso do Conselho em fortalecer a atuação dos servidores municipais, estaduais e federais, oferecendo conhecimento que contribui para a excelência na gestão pública e valorização do papel essencial dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências no desenvolvimento das cidades.

O Portal do Servidor Público centraliza informações sobre o PASP e os usuários encontram, em um único local, informações relevantes, notícias e oportunidades de aprimoramento profissional, como ferramentas para gestão pública eficiente. Um dos destaques do Portal são as oportunidades de atualização por meio de cursos, eventos técnicos e conteúdos especializados.

No portal, também é possível conhecer o Prêmio de Inovação e Boas Práticas nos Municípios, que busca reconhecer iniciativas municipais que utilizam diretrizes de ESG e conceitos de cidades inteligentes. O prêmio reconhece projetos inovadores que empregam conhecimentos técnicos em prol da gestão pública.


Acesse o Portal do Servidor Público e conheça!

Portal do Servidor Público


Conheça o Prêmio Inovação e Boas Práticas das Instituições de Ensino

Prêmio inovação e boas práticas de instituições de ensino


Mais Engenharia

Entre as ações realizadas este ano, merece destaque também o Programa Mais Engenharia, que visa fortalecer o setor e ampliar as oportunidades para os profissionais da área. Em parceria com a Itaipu Binacional e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), foi implementado um projeto para levar engenheiros e estagiários a 50 municípios. Esses profissionais estão diretamente envolvidos na elaboração de projetos de engenharia que contribuem para a infraestrutura e o desenvolvimento regional.

O objetivo do programa é disponibilizar quadros técnicos aos pequenos municípios e aprimorar a formação profissional local. “A intenção é criar um banco de projetos para os municípios e que estes possam captar recursos seja do Governo Estadual ou do Governo Federal”, explica Claudemir.

O escopo tem o Crea-PR como gestor do projeto e dos editais selecionando municípios, profissionais e estagiários participantes. A UEPG fará a coordenação técnica e disponibilizará um curso de pós-graduação para os estagiários bolsista, que deverão ter até três anos de formação. O conteúdo será todo direcionado para elaboração de projetos para Gestão Pública.

Já os municípios irão disponibilizar um profissional das áreas tecnológicas de seu quadro ou terceirizado para supervisionar o estagiário. Esse supervisor também poderá cursar a pós-graduação gratuitamente.

O programa também prevê computadores já com os softwares necessários e a plataforma BIM (Modelagem de Informação da Construção), exigido para projetos de captação de recursos governamentais.

O convênio deve ser firmado em janeiro de 2025 e tem execução prevista de dois anos. “O resultado final será municípios com projetos e recursos e um time de especialistas em gestão pública formados por meio do programa no Paraná”, ressalta o gerente do DRI.

Projetek

Por meio de parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (SETI) está em andamento o Projetek. Trata-se da estruturação de escritórios de engenharia para a elaboração de projetos voltados às demandas dos municípios.

O Crea-PR reconhece o Projetek como uma ferramenta essencial para a melhoria da infraestrutura nos pequenos municípios do Paraná. Atualmente, o Crea-PR oferece suporte técnico e ferramentas para o programa, que visa atender municípios com até 30 mil habitantes, que não dispõem de setores de projetos e localizados onde estão os campi das universidades estaduais.

Também está em estudo a ampliação do projeto com a criação do Projetek Agro. A proposta é estruturar escritórios no mesmo modelo já desenvolvido, mas nos campos da Agronomia e da Engenharia Florestal.

Acadêmicos

Foi realizada a primeira edição do projeto “Ver a Cidade”, uma iniciativa do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), em parceria com as universidades UEPG, UEL, UEM e Unioeste, o Crea-PR e a Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SETI). O objetivo do projeto é fiscalizar obras públicas paralisadas em todo o Paraná, buscando melhorar a eficácia no uso dos recursos destinados a essas construções.

Estudantes de Engenharia Civil das universidades, supervisionados por profissionais do Crea-PR, visitaram obras inacabadas ou abandonadas, fornecendo um diagnóstico preciso sobre suas condições. Ao todo, 217 obras foram identificadas como paralisadas, somando aproximadamente R$ 287 milhões em valores contratados. As regiões com mais obras interrompidas são o Oeste, com 41 obras, e a Norte-Central, com 31.

A cidade de Mangueirinha se destaca com seis obras não concluídas, totalizando R$ 11,9 milhões. O projeto envolveu 10 visitas técnicas e mais de 1.083 intervenções remotas, com o Crea-PR realizando 820 inspeções presenciais.

Para os estudantes universitários foi lançada uma nova plataforma de cadastro de vagas para empregos e estágios com disponibilização de cerca de 100 novas vagas, conectando os estudantes com as empresas. Também houve abertura de vagas para empresas não registradas e agências de recrutamento e seleção e órgãos regulamentadores de estágio.

Também, por meio do já consolidado CreaJr-PR, foram realizadas 380 atividades pelos membros dirigentes, impactando 30 mil acadêmicos de todas as instituições de ensino do Paraná. O CreaJr-PR chega a 20 mil membros corporativos e 300 membros dirigentes. Foram registradas 300 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs Acadêmicas).

Lançamento da nova Plataforma de ensino online Pró-Crea 2.0 com 10 primeiros cursos 100% produção interna do Crea-PR. Entre os assuntos, “Dicas de Oratória e Apresentação”, “Introdução à Engenharia na Caixa Econômica Federal” e “Captação de Recursos Estaduais”.

Convênio celebrado com a Mútua Nacional e Mútua PR (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-PR) estendendo os benefícios da Mútua a todos os membros do CreaJr-PR. Entre os serviços disponibilizados estão: acesso gratuito e ilimitado às normas da ABNT e Mercosul; acesso à planos de saúde e odontológico e acesso ao programa Tecnoprev de previdência privada.


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Cursos Online – Pró-Crea 2.0


+ entregas PE – Parcerias de fortalecimento da marca Crea-PR

Lançamento do primeiro Edital de Patrocínio do Crea-PR aprovado para 2025 no valor de R$ 500 mil, já em andamento.

Lançado o Edital de Chamamento Público do Crea-PR para 2025 no valor de R$ 3.2 mil e lançada a Política de Estandes para 2025 do Crea-PR no valor de R$450 mil.

“Somando as políticas de parcerias e de fortalecimento da marca Crea-PR junto com as Entidades de Classe e Instituições de Ensino para o próximo ano, os valores chegam a R$ 4,1 milhões”, informa Prattes.

Em parceria com as entidades de classe foram promovidos Hackathons focados em temas como a área ambiental, cidades inteligentes e inteligência artificial. Esses eventos são uma plataforma para incentivar soluções inovadoras e o engajamento dos profissionais com desafios contemporâneos. Destaque para o 1º Hackaton de Cidades Inteligentes via Edital de Chamamento Público em parceria com a Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais (Anpea).

Comitês

2024 se destacou com a reativação do Comitê Empresarial do Agronegócio (Ceagro) e a criação do Comitê Empresarial da Indústria (Ceind). Os comitês são importantes no sentido de promover a aproximação de empresas e entidades e incentivar o debate de temas relevantes e comuns alusivos às Engenharias, Agronomia e Geociências. Colaboram para a defesa de interesse dos setores que representam unindo forças por avanços e resultados.

Também foram realizados encontros do Programa de Formação de Multiplicadores e Palestrantes do Sistema. Esse programa visa capacitar profissionais como porta-vozes do Crea-PR, aptos a levar conhecimentos sobre legislação profissional e outros temas relevantes a diversos públicos. Por meio do programa, 55 multiplicadores entre inspetores e conselheiros já foram formados.

Comunicação

Na comunicação merece destaque a reformulação do site do Conselho e o lançamento do podcast PODCRêA com 12 episódios disponibilizados com temas relevantes aos profissionais do Sistema. Os temas abordam ações do Conselho e se propõem a discutir temas relevantes para profissionais e sociedade.

Entre os assuntos já abordados estão as Instituições de Ensino, o programa CreaJR-PR, Agenda Parlamentar e a ação de solidariedade entre voluntários do Crea-PR que se deslocaram ao Rio Grande do Sul para auxiliar na reconstrução após as enchentes que atingiram o estado em abril deste ano. Também foram abordados temas relevantes aos profissionais das áreas tecnológicas como: inovação, certificações Green Building e cidades inteligentes. São disponibilizados episódios mais curtos das entrevistas, os Drops com resumos dos assuntos mais importantes.

Assista aos episódios do PODCRêA: https://www.youtube.com/results?search_query=podcr%C3%AAa

Tecnologia da Informação

Avanços tecnológicos em evidência no Planejamento Estratégico

Um dos principais desafios estipulados no PE é a inovação tecnológica. “Ficou bem claro desde o começo da gestão do presidente Clodomir que a inovação e a automatização de processos é prioridade. O objetivo é de avançar o máximo possível para tornar o Conselho mais avançado em serviços, mais tecnológico tanto para os profissionais, quanto para o público interno e sociedade em geral”, conta a assessora de TI do Crea-PR, Tatiana Breda Ferreira.

Neste sentido, entre as principais conquistas deste ano, está o crachá que também cumpre a função de cartão de visitas dos conselheiros. O cartão tem um QR Code e faz o registro de presença dos profissionais nas reuniões do Conselho. Além disso, serve de carteira de identidade que pode ser utilizada em todo o território nacional.

Pensando em mais segurança, o login da Área Restrita do profissional e das empresas no site do Crea-PR passou a ser feita pelo gov.br. “Estamos finalizando a questão da assinatura também das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) pelo gov.br que é uma questão bem importante e que queremos liberar ainda neste fim de ano”, explica a assessora.

Outro avanço foi a Carteira Profissional Digital recentemente lançada. A nova carteira oferece praticidade e segurança, permitindo que os profissionais acessem o documento de forma ágil e a qualquer momento pelo celular.

A nova carteira é uma alternativa ao modelo impresso, atendendo às demandas atuais de mobilidade e sustentabilidade. O acesso é realizado por um aplicativo específico para esta finalidade, pelo qual o profissional pode utilizar sua identidade profissional com segurança e mobilidade


Solicite sua Carteira Digital na área restrita profissional: https://servicos.crea-pr.org.br/restrito/login


O Crea-PR também tem marcado presença em ecossistemas de inovação como a Hotmilk, trabalhando pela integração entre profissionais, startups e o avanço tecnológico em nossa área de atuação. “A ideia é estender isso aos profissionais e às empresas, ou seja, criar um ecossistema de inovação dentro do Hotmilk”, evidencia Tatiana.

Inteligência Artificial (IA)

O Conselho também trabalha em parceria com o HUB de Inteligência Artificial Senai em Londrina, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Senai Nacional. O espaço tem por objetivo promover a adoção de tecnologias de inteligência artificial, como big data, machine learning e cloud computing, pelo setor industrial paranaense e brasileiro, com foco no aumento da competitividade das empresas.

“Por meio da parceria, a ideia é fazer provas conceito para utilização da IA na parte da fiscalização do Conselho visando aprimorar o tratamento e automatizar alguns processos”, destaca a assessora de TI.

Para finalizar, ela antecipa que em breve o Conselho terá o whats app como recurso para canais de atendimento aos profissionais e empresas. Tatiana Breda ainda destaca a automação do processo de emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT), uma ação trabalhada durante todo este ano e que no início de 2025 estará completamente automatizado trazendo mais facilidades aos funcionários e usuários.

“Os profissionais e empresas ligados ao Crea-PR, bem como seus funcionários, podem seguir esperando avanços gradativos de tecnologias em todas as áreas do Conselho”, conclui Tatiana Breda.

Como funciona o PE

O Planejamento Estratégico macro é sempre elaborado após as eleições para presidente do Conselho. A elaboração se dá de forma colaborativa. Une-se as propostas políticas aprovadas nas urnas com informações, levantamentos e dados feitos junto aos stakeholders (todas as partes interessadas) do Conselho. Também são feitas análises de cenários futuros econômicos, políticos, das profissões e pesquisa de cenário interno com corpo funcional, conselheiros e inspetores. Junta-se a isso a pesquisa de cenário externo com a sociedade, Entidades de Classe, Instituições de Ensino e empresas.

Após o levantamento, os dados são organizados e sistematizados pela equipe de planejamento do Conselho utilizando ferramentas de Balanced Scorecard (BSC) – metodologia de gestão estratégica -, Design Thinking, entre outras. Os resultados são então desdobrados em metas e publicados, além de serem acompanhados mensalmente e ajustados anualmente.

O Planejamento Estratégico adotado pelo Crea-PR inclusive já recebeu um prêmio durante a 5ª Conferência Nacional do Conselhos Profissionais, em 2021. A autarquia foi vencedora na categoria Planejamento Estratégico da premiação “Melhores Práticas Profissionais Aplicáveis aos Conselhos Profissionais”.


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