Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2018/01/crea-pr-realiza-3o-encontro-de-integracao-de-conselheiros/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h26.

Crea-PR realiza 3º Encontro de Integração de Conselheiros

24 de janeiro de 2018, às 14h52 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

No último dia 22 de janeiro os conselheiros do Crea-PR participaram do 3° Encontro de Integração de Conselheiros (Encic). O evento tem o objetivo de apresentar aos novos conselheiros temas como  relato de processos, funcionamento das comissões e grupos de trabalho, entre outras atividades que exercerão ao longo de seus mandatos. Além disso, o evento promove a integração com os conselheiros que já estavam no exercício de seus mandatos.

A abertura do Encic foi feita pelo presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, que iniciou seu mandato neste mês. Ele destacou a honra de ser presidente deste Conselho e enfatizou a importância do Encontro para “esclarecer as responsabilidades dos conselheiros, as questões técnicas de seu trabalho e pela oportunidade de integração entre todos”. O presidente falou ainda da “contribuição dos conselheiros perante a atividade de fiscalização do Crea-PR, tanto nos debates nas Câmaras, que sugerem as principais áreas de fiscalização nas ações maiores, em conjunto com o outros órgãos, como do papel dos gestores de fiscalização, no apoio à melhoria dos processos da área”. O presidente citou ainda alguns desafios para este ano e o planejamento da implantação do plano de gestão.

Palestras

Na palestra de abertura, o superintendente do Crea-PR, engenheiro agrônomo Celso Roberto Ritter, falou do Sistema Confea/Crea, do organograma do Crea-PR, explicando as funções de cada Departamento ou Setor; mostrou como é realizada a gestão descentralizada, através das Regionais e Inspetorias em todo o Estado; explicou as funções do Conselho e dos conselheiros, em conformidade com a Lei n.º 5194/1966; e falou a inda do Regimento Interno, vigente desde agosto de 2016. O superintendente destacou em sua fala temas como a promoção da defesa da ética no exercício das profissões, as atividades e a conduta dos conselheiros e o papel dos conselheiros diante de todos os envolvidos com o Conselho como profissionais, inspetores, membros do CreaJr-PR e funcionários.

O procurador do Crea-PR, gerente do Departamento Jurídico, Dr. Igor Tadeu Garcia, falou sobre os Princípios da Administração Pública aos conselheiros. Destacou a importância dos conselheiros, pois ocupam cargos públicos honoríficos e tem a obrigação de agir com legalidade e moralidade em todas as suas atividades, “para que a sociedade compreenda a importância do Conselho no controle do exercício profissional”.

O Papel do Gestor de Fiscalização foi o tema da palestra do gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, engenheiro civil Diogo Artur Tocacelli Colella. O gestor é indicado pela Câmara Especializada e deve ser a referência na concentração das tratativas com a estrutura auxiliar do Crea-PR  para e elaboração de planejamento específico da fiscalização de cada profissão abrangida pela Câmara, conforme demanda do Colegiado.

O facilitador do Departamento de Assessorias Técnicas (DAT), Paulo Cesar Sartor de Oliveira, falou sobre a atuação do conselheiro na Câmara especializada e no Plenário e o relato Eletrônico de Processos e Protocolos, atividades técnicas que são realizadas por eles. O contador Leandro Rodrigues França, facilitador do Departamento Contábil e de Pessoal do Crea-PR, falou aos conselheiros sobre a concessão de diárias e reembolso de despesas, formulário de solicitação e requisitos obrigatórios.

Na parte da tarde os conselheiros foram divididos em grupos para realizar uma atividade dinâmica de relato de processo com os assessores das Câmaras Especializadas. Em seguida, participaram da palestra sobre as Comissões, Grupos de Trabalho e Comitês de Estudos Temáticos do Cerea-PR, com o Paulo Sartor. A facilitadora da Secretaria Geral, Ana Cristina Barni, explicou sobre a solicitação de passagens aéreas, pauta de Plenário e Convocações.

O gerente do Departamento de Suprimentos e Serviços, Sandro Marangoni, e o analista do Departamento de Tecnologia da Informação falaram aos conselheiros sobre a responsabilidade pelos equipamentos.

Acesse aqui o álbum de fotos do 3º ENCIC.

Posse dos Conselheiros

A posse solene dos novos conselheiros que assumiram mandato em 2018 aconteceu na segunda, dia 22 de janeiro, junto à posse solene do presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha de Oliveira, e dos diretores da Mútua-PR.

O Plenário do Crea-PR é a instância máxima do Conselho e este ano será composto por 113 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes indicados por entidades de classe e instituições de ensino com registro no Crea-PR. O acompanhamento das reuniões mensais é aberto a todos os profissionais vinculados ao Sistema Confea/Crea. Para facilitar, desde 2013 elas são transmitidas ao vivo pelo site do Crea-PR. O trabalho dos conselheiros é honorífico (sem remuneração) e é considerado como serviço relevante prestado à nação.