Encontro de Integração do Crea-PR reúne novos conselheiros
24 de janeiro de 2019, às 12h20 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos
Nesta segunda-feira, 21/01, os novos conselheiros do Crea-PR foram recepcionados pelo presidente da autarquia, Eng. Civ. Ricardo Rocha, na abertura do 4º ENCIC – Encontro de Integração dos Novos Conselheiros. O art. 43 da Lei nº 5.194 de 1966, determina que o Plenário dos Creas deve se renovar anualmente pelo terço de seus membros. No Paraná são 75 novos Conselheiros que passam a atuar juntamente com a autarquia na defesa e valorização das profissões afetas às Engenharias, Agronomia e Geociências (40 titulares e 35 suplentes).
Na fala de abertura, o presidente do Crea-PR apresentou o Planejamento Estratégico do Conselho que foi elaborado usando como base a pesquisa com os clientes realizada em 2017; as opiniões de Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Inspetores expressadas nas diversas reuniões realizadas pelo Estado; e a metodologia do BSC – Balance Score Card. “Para cada objetivo estratégico temos metas a serem atingidas, sugestões de ações e indicadores para a mensuração da efetividade. Os conselheiros, além de colaborarem no alcance destes objetivo, têm um trabalho de extrema importância na análise dos processos. Somente em 2018 tivemos 1500 julgados dentro da Plenária”, destacou Ricardo Rocha.
O Superintendente do Crea-PR, Eng. Agr. Celso Ritter, complementou a atuação dos conselheiros. “Quando defendemos a correta atuação da profissão nós estamos, consequentemente, defendendo os profissionais. E, no exercício de suas funções, o conselheiro tem direito e deveres iguais ao de um funcionário público”, lembrou Ritter.
O facilitador do DAT – Departamento de Assessorias Técnicas, Paulo Sartor, e os assessores das seis Câmaras Especializadas do Crea-PR, fizeram uma apresentação aos novos conselheiros sobre os procedimentos para as análises e protocolos dos processos a serem avaliados e julgados.
Integração
Em paralelo à integração dos novos conselheiros foi realizada a integração das Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Inspetores do Crea-PR. O Gerente do Departamento de Relações Institucionais do Crea, Claudemir Prattes, falou aos presentes sobre o Edital de Chamamento 001/2019 que, a partir da semana que vem, estará aberto ofertando às 56 Entidades de Classe registradas no Crea paranaense, R$ 2 milhões e 100 reais. “Somos facilitadores das Entidades e não somente avaliadores das propostas para os projetos. Nosso planejamento do decorrer do Edital, desde o lançamento, é muito bem feito e alinhado com as Entidades via reuniões do CDER. As Entidades são nossos clientes e ouvir os clientes é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa”, ressaltou o Gerente do DRI.
As propostas para os termos de fomento disponibilizados pelo Edital poderão ser apresentadas a partir das 0h do dia 28 de janeiro, até às 23h59 do dia 25 de março de 2019. O Edital estará no site do Crea-PR, aba Entidades de Classe/Projetos Editais de Chamamento.
Governança Corporativa
No segundo dia do Encontro, o gerente da Regional de Guarapuava, Eng. Eletric. Thyago Nalim, falou sobre a proposta do Crea-PR de fortalecer a estrutura do modelo de Governança Cooperativa atual, por meio da criação da Plenária dos Colegiados Estadual. “Vamos criar o Colégio Estadual de Instituições de Ensino, a Plenária dos Colegiados que envolverá todos os Colegiados Estaduais já constituídos e incorporar o Encontro de Integração no conceito do modelo de Governança, com o objetivo de ampliar a atuação do Conselho em temas de interesse das profissões e da sociedade, considerando a necessidade de posicionamento da nossa autarquia frente a questões de interesse público, das profissões e da sociedade. Por meio dos Colegiados Estaduais ampliaremos a abrangência de discussões e propostas relevantes às profissões”, explicou Thyago.
A nova proposta contou com a validação e contribuição dos coordenadores de cursos e dos Colegiados Estaduais já instituídos; Colégio Estadual de Entidades de Classe e Colégio Estadual de Inspetores.
A previsão para a primeira reunião da Plenária dos Colegiados Estadual é próximo de julho.
Agenda Parlamentar
Dando sequência ao Encontro, o gerente do DRI, Claudemir Prattes, apresentou o programa para a nova Agenda Parlamentar do Crea-PR que contempla uma série de atividades que efetivamente contribuirão com a gestão pública na formulação e implementação de políticas públicas municipais, regionais e estaduais. “Desenvolveremos novos Cadernos Técnicos com a colaboração de especialistas convidados, fomentaremos nos Colegiados Estaduais o debate e posicionamento sobre as PLs em andamento, trabalharemos na proposição de novas leis em nível Estadual e Federal, criaremos o Prêmio Inovação em Políticas Públicas, entre outras ações”, detalhou Prattes.
O lançamento oficial da nova Agenda Parlamentar com início dos trabalhos junto ao gestores públicos regionais, estaduais e federais está programado para o mês de novembro, durante o EPEC – Encontro Paranaense de Entidades de Classe. Até lá estarão em desenvolvimento os Cadernos Técnicos a demais produtos que contemplam o programa.
Encerramento
O Encontro de Entidades de Classe, Instituições de Ensino e Inspetores do Crea-PR encerrou na terça pela manhã, com os participantes divididos em grupos de trabalho para elencar sugestões de ações a serem incorporadas ao Planejamento Estratégico do Conselho. “Chamamos este momento de Reunião de Reflexão de Gestão, onde a presidência apresenta os resultados obtidos até agora com o Planejamento e colhe as sugestões das partes diretamente envolvidas com a autarquia”, explicou a Gerente do Departamento de Planejamento Estratégico do Crea-PR, Juliane Marafon.
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