Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2013/08/crea-pr-e-aenvapi-se-reunem-com-secretarios-de-laranjeiras-do-sul/>.
Acesso em 10/08/2024 às 18h30.

CREA-PR e Aenvapi se reúnem com secretários de Laranjeiras do Sul

14 de agosto de 2013, às 23h26 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná promoveu, em conjunto com a Aenvapi(Associação dos Engenheiros do Vale do Piquiriguaçu), uma reunião de Agenda Parlamentar com os secretários municipais de Obras e de Viação de Laranjeiras do Sul. O encontro de segunda-feira, 12, reafirmou os compromissos da Prefeitura na aplicação dos EBDMs (Estudos Básicos de Desenvolvimento Municipal) e pode propiciar, futuramente, cooperação mútua entre as instituições.

A reunião serviu para abordar a aplicação dos EBDMs, elaborados no ano passado pelo CREA-PR e a Aenvapi. Entregues durante a campanha eleitoral, no ano passado, a então candidata e atual prefeita Sirlene Svartz, os estudos servem de parâmetro para a aplicação de medidas visando à adequação de calçadas e o melhoramento do leito e adequação das estradas rurais do município.

“A reunião foi bastante esclarecedora e produtiva. Os secretários expuseram o trabalho que estão realizando e ressaltaram a importância da entrega dos EBDMs antes mesmo da eleição. O trabalho desenvolvido está no início apenas. Mas estão aplicando as nossas propostas e intensificando as intervenções no meio urbano e rural”, disse o presidente da Aenvapi, engenheiro civil Gerson Luiz Boldrini, que participou do 2º Seminário Internacional de Acessibilidade, promovido nos dias 4, 5 e 6 de agosto.

O secretário de Obras, engenheiro civil Huneri Piovezan, relatou que a prefeitura só está liberando a certidão do Habite-se – documento atestando que o imóvel foi construído em conformidade com a legislação – com a construção de calçadas de acordo com as normas de acessibilidade. Ele entregou ao CREA-PR e à Aenvapi uma cópia do padrão de construção das calçadas para que possa ser disponibilizada aos profissionais do sistema Confea/Crea.

O secretário de Viação, Ney Becker, apresentou os últimos trabalhos de cascalhamento realizados nas estradas rurais municipais. Inclusive, relatou as ações para melhorar o acesso a uma escola rural. A adequação das estradas rurais é importante para garantir o acesso da população do campo aos serviços localizados na área urbana, à educação e o escoamento da produção agrícola, principalmente o leite.

De acordo com o gerente da Regional do CREA-PR em Guarapuava, engenheiro eletricista Thyago Giroldo Nalim, a reunião foi importante para verificar o andamento da aplicação dos EBDMs. “Os secretários se colocaram à disposição e pediram a colaboração dos profissionais do CREA-PR e da Aenvapi para auxiliá-los com sugestões e críticas nas ações para atender às propostas contidas nos estudos”, destacou.

O gerente regional entregou aos secretários cópia da minuta do termo de cooperação mútua que pode ser firmada com a prefeitura. O convênio, caso seja efetivado, pode possibilitar a troca de informações estratégicas para as ações da fiscalização municipal e do CREA-PR. Piovezan e Becker se comprometeram a levar a minuta à prefeita para que ela possa estudar a parceria.

Participaram da reunião ainda os novos inspetores do CREA-PR da Inspetoria de Laranjeiras do Sul, engenheiro civil Edson Savaris, engenheiro agrônomo Josieno Mendes Pereira, engenheiro eletricista Jaison Rodrigo Mendes e engenheiro mecânico Celio João Dal Pai, o Conselheiro do CREA-PR pela Aenvapi, engenheiro civil Amarildo Piovesan, e os agentes de fiscalização do CREA-PR, engenheiros agrônomos Ricardo Araujo e Marcelo de Andrade Vieira e geógrafo Sebastião Celso Ferreira da Silva.

Por João Quaquio – Regional Guarapuava