Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/09/programa-vai-levar-geracao-de-energia-fotovoltaica-as-escolas-municipais-de-todo-o-parana/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h16.

Programa vai levar Geração de Energia Fotovoltaica às Escolas Municipais de todo o Paraná

11 de setembro de 2019, às 11h09 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

O Governo do Estado deu início na última terça-feira, 03, a mais um projeto considerado inovador, desta vez voltado para a produção e gestão de energia elétrica com foco na sustentabilidade. O secretário do Desenvolvimento Urbano e de Obras Pública (SEDU) e superintendente do Serviço Social Autônomo (Paranacidade), João Carlos Ortega, assinou Memorando de Entendimento entre o Paranacidade, o Green Building Council Brasil (GBC BR) e a Fomento Paraná para transformar as Escolas Municipais de todo o Estado em geradoras de energia elétrica fotovoltaica e qualificá-las para alcançar a condição de consumo zero de energia de origem externa. O assessor parlamentar do Crea-PR, Engenheiro Civil Euclésio Finatti, acompanhou o encontro que marcou o lançamento do projeto.

O objetivo é levar o benefício a todas as cerca de 4.000 escolas existentes nos 399 municípios paranaenses. Na primeira fase, o alvo são 180 unidades escolares de seis municípios.

Os municípios terão, nesta etapa, para viabilizar as mudanças, R$ 30 milhões do Sistema de Financiamento dos Municípios (SFM), disponibilizados pela Fomento Paraná, e deverão oferecer contrapartida para implantar os projetos. Ortega destacou, ainda, a integração dos diferentes órgãos do Governo do Estado para viabilizar a iniciativa.

O diretor de Operações do Setor Público da Fomento Paraná, Wellington Dalmaz, falou da importância social da iniciativa. Para ele, começar a mudança pelas Escolas colocará as crianças não apenas em contato com novas tecnologias, mas principalmente com conceitos da importância de economizar energia e também da sustentabilidade.

O coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica do Crea-PR, Engenheiro Eletricista Edson Luiz Dalla Vecchia, explica que ao instalar uma geração fotovoltaica, o cidadão estará consumindo energia de uma fonte alternativa, gratuita e disponível a todos, que é a energia e radiação solar. Além disso, o que “contribui para difundir este serviço é usufruir de uma energia renovável, limpa e livre de quaisquer tipos de poluentes”, afirma.

Ainda de acordo com o Engenheiro, o Paraná conta com um clima favorável para a instalação desse tipo de sistema de energia, principalmente pelo clima e por não estar tão distante da linha do Equador. “Tais características possibilitam uma insolação sempre em bons níveis, um dos requisitos essenciais para que tenhamos um rendimento tido como muito bom dos sistemas de captação e geração de energia a partir do sol. Esse é um diferencial que tem que ser explorado e aproveitado, para que a cada dia tenhamos mais instalações de sistemas fotovoltaicos na região”, explica.

A IMPLANTAÇÃO – O processo terá início com a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL) que, pelo do seu Programa de Eficiência Energética, vai viabilizar a análise das necessidades de energia de cada unidade e a substituição dos elementos atuais por alternativas mais econômicas, como lâmpadas LED, ou promover adequações nos sistemas de ar condicionado. Após o consumo mínimo ser alcançado, começará a elaboração do Projeto para a Geração de Energia Fotovoltaica, pelo Green Building Council Brasil, sob encomenda das prefeituras. Com o projeto, o Poder Municipal encaminhará, via SEDU, a solicitação de recursos à Fomento Paraná. Caberá ao Paranacidade o encaminhamento, apoio técnico e fiscalização de todo o processo. Ao final, o GBC BR fará a certificação da economia alcançada.