Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/10/comite-mulheres-convida-as-profissionais-para-formacao-de-comites-regionais/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h25.

Comitê Mulheres convida as profissionais para formação de Comitês Regionais

9 de outubro de 2019, às 9h41 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Comitê Mulheres do Crea-PR, iniciado em 2017, vem realizando ações durante esse período com o objetivo de fomentar o empoderamento de mulheres e o aumento da participação feminina nas decisões no Sistema Confea/Crea. As mulheres são aproximadamente 20% do total de profissionais registrados no Crea-PR e são representadas no Sistema Profissional por Conselheiras e Inspetoras, ou atuando em entidades de classe e instituições de ensino em cargos de direção. Neste ano de 2019 no Crea-PR, entre os 120 conselheiros titulares, 13 são mulheres, e entre os 90 conselheiros suplentes, 16 são mulheres.

Comitê Mulheres do Crea-PR

Para que essas profissionais tenham maior representatividade no Sistema Confea/Crea, o Comitê convida as profissionais de todo o Paraná, registradas no Crea-PR, a fazerem parte desta equipe. Atualmente existe o Comitê Gestor Estadual formado por conselheiras na efetividade da função e três funcionárias. Com a formação dos Comitês Regionais, também farão parte deste grupo as oito coordenadoras Regionais.

Formação dos Comitês Regionais

Conforme explica a coordenadora do Comitê Mulheres do Crea-PR,  Engenheira Agrônoma Daniela Alves dos Santos, a ideia de “ampliar o Comitê Estadual para as Regionais tem o objetivo de oportunizar e fortalecer a participação das profissionais de todo o estado para participarem do planejamento estratégico do Comitê Estadual Crea-PR, buscando o aumento de lideranças regionais no Conselho, nas entidades de classe e nas instituições de ensino”.

Além disso, os Comitês Regionais irão auxiliar na busca pela representatividade do Crea-PR dentro dos conselhos locais; avaliar e sugerir ações conjuntas nas Regionais; multiplicar projetos e ações de interesse feminino das engenharias; e contribuir com efetividade no eventos do Crea-PR nas Regionais.

Organização

Os Comitês Regionais terão até três integrantes em cada Regional, sendo uma integrante coordenadora Regional. Para a formação, serão realizadas eleições nas Regionais, durante as governanças, entre as profissionais que quiserem participar e fizerem a inscrição prévia.

Calendário

Próximas reuniões dos Comitês Regionais, que acontecerão junto ao evento Diálogo com as Regionais.

• 14/10 – Regional Londrina
  • 15/10 – Regional Apucarana
  • 16/10 – Regional Maringá
  • 22/10 – Regional Curitiba
  • 23/10 – Regional Ponta Grossa

PARTICIPE

Se você é profissional registrada no Crea-PR ou funcionária do Conselho e tem interesse em participar dos Comitês Regionais de Mulheres do Crea-PR, clique aqui e faça sua pré-inscrição.

Atividades realizadas

Confira algumas das ações e atividades realizadas pelo Comitê Mulheres do Crea-PR desde sua formação.

Reunião Comitê Mulheres do Crea-PR 2018

Reunião 09/09 com a participação da Eng. Civil. Shirlene S. Martins, 1ª vice-presidente do Crea-TO

Participação do Comitê na Soea (Semana Oficial de Engenharia e Agronomia) em 2017
Participação do Comitê na Soea (Semana Oficial de Engenharia e Agronomia) em 2018
Evento anual realizado em Foz do Iguaçu
Evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher – 2018
Palestra promovida pelo Comitê Mulheres na ITAIPU BINACIONAL, “Enfrentamento ao Assédio”, com a Prof.ª Nancy Stancki – UFPR, em março de 2019
Palestras promovidas em Universidades (UFPR, PUCPR E UEM), com o tema “Desafios das Mulheres na Agronomia”.
Palestra “Programa Mulher do Sistema Confea/Crea”, realizada na reunião do Comitê Mulheres em Foz – 07/2019