Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2019/11/semana-de-etica-vem-ai/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h27.

A Semana de Ética vem aí!

12 de novembro de 2019, às 12h14 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Com o tema ‘Ética ontem, hoje e sempre!’, o Crea-PR realiza, na próxima semana, a 2ª Semana de Ética do Conselho. O debate, que acontece nos dias 18 e 22 de novembro, será realizado na sede do Instituto de Engenharia do Paraná (IEP). Participam dos encontros os Conselheiros e Inspetores do Crea-PR, representantes de Instituições de Ensino, Presidentes e Diretores de Entidades de Classe, autoridades do Sistema Confea/Crea, estudantes e demais inscritos.

“O Crea-PR busca a ética todos os dias, seja nas fiscalizações que realiza, ou nos serviços que oferece. Discutir este assunto por meio da nossa Comissão de Ética e deste evento, além de nos dar muito prazer, faz parte da nossa missão de valorizar as profissões e seu exercício ético. Mais do que coibir ações antiéticas queremos trabalhar em prol de uma cultura profissional de excelência onde a ética esteja intrínseca e as relações comerciais sejam, portanto, baseadas no respeito e honestidade”, comenta o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Para a superintendência do Conselho, comandada pelo Eng. Agr. Celso Roberto Ritter, existem três premissas básicas que regem o exercício ético das Engenharias. “A primeira, é que somente a Lei (sociedade) pode restringir o exercício profissional àqueles que tenham a qualificação técnica e cível mínima; A segunda, e mais importante, é que o exercício restritivo dessas profissões devem ser necessariamente direcionadas ao bem estar social; E a terceira, que o mau exercício dessas profissões, pela importância que estas têm ao bem estar social, deve implicar ao profissional, em caso de má conduta, consequências mais drásticas que nas profissões não regulamentadas”, enfatiza o Engenheiro.

O Crea-PR é o Crea com a maior quantidade de julgamentos de processos éticos no país, segundo o TCU – Tribunal de Contas da União. Neste momento o Conselho possui 488 processos éticos contra profissionais em aberto. O coordenador da Comissão de Ética Profissional, Eng. Eletric. André Gomes, comenta o motivo do afinco do Crea-PR com relação a ética. “Qual a conexão entre os profissionais do Sistema CONFEA/CREAs com essa tal de ÉTICA, cheia de regras e princípios? Bastante simples a resposta, pois quando um egresso dos cursos afetos ao Sistema, submetido às regras dos Conselhos Regionais, recebe a carteira de identidade profissional, mesmo sem algumas vezes ter absorvido a noção da responsabilidade perante a sociedade, passa ser signatário nato do Código de Ética Profissional e do Regulamento para Condução do Processo Ético Disciplinar, em suas últimas versões delineados nas Resoluções CONFEA 1.002/2002 e 1.004/2003”, pontua André.

Inscreva-se, é de graça!

Confira a programação:

8h Credenciamento

8h30 Abertura

• Eng. Civ. Ricardo Rocha – presidente Crea–PR

9h30 Palestra Magna | Ética Profissional no Sistema Confea/Creas

• Eng. Agr. Luiz Antonio Rossafa (chefe de gabinete do Confea)

10h30 Comentários e perguntas

• Mediador Eng. Agr. Edson Perez Guerra

11h Espaço Mútua

• Eng. Civ. Julio Cesar Vercesi Russi – dir. Regional da Caixa de Assistência dos Profissionais do CREA/PR

12h Almoço

Tema – Ética: ontem, hoje e sempre!

Painel

14h Tone at the Top: Transformando o discurso em ações – Resultados e Ferramentas

• Felipe Borba da Silva (gerente de Compliance) – Companhia Paranaense de Energia (Copeh) 14h30

14h30 Compliance de sustentabilidade | Deivison Pedroza (CEO do Grupo Verde Ghaia)