Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/02/reuniao-do-creasul-marca-o-2-dia-do-show-rural-coopavel/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h19.

Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia marca o 2° dia do Show Rural Coopavel

4 de fevereiro de 2020, às 21h30 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

No segundo dia de Show Rural Coopavel, maior evento dedicado a difusão de tecnologia agropecuária da América Latina, os destaques desta terça-feira (04) foram para o II Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia, a discussão sobre o Receituário Agronômico, o lançamento do Programa Expedição Agricultura Familiar, a reunião do CreaSul e os encontro do CDER, CI e CIE.

Agronomia

No II Encontro Paranaense de Entidades da Agronomia, um conjunto de palestras e debates atualizaram os representantes de Entidades de Classe ligadas ao Crea sobre a situação do Receituário Agronômico em nível nacional, o Crédito Rural 2020 e o Seminário da Agricultura Familiar 2020, ação que seria lançada ao final do dia. “O principal tema desse encontro foi o Receituário Agronômico que hoje encontra-se defasado, necessitando de atualização. Discutimos o que vamos mudar e como vamos fazer isso”, comentou o coordenador da Câmara de Agronomia do Crea-PR, Eng. Agr. Marcos Marcon.

CreaSul

Posterior a essa reunião, o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, em conjunto com o presidente do Confea, Eng. Civ. Joel Krüger, compareceu à reunião do CreaSul, evento que teve como objetivo alinhar as pautas de interesse entre os Creas PR, SC e RS, para serem debatidas durante o 1º Colégio de Presidentes do ano.

Gerente Mariana.

O tema de maior repercussão entre os presentes foi a apresentação da gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR, Eng. Amb. Mariana Maranhão, que ressaltou o trabalho feito durante a 1ª Reunião Nacional de Fiscalização, realizada no final de 2019. “O encontro foi muito profícuo e, ao final do mesmo, ficou estabelecido pelo Confea uma diretriz nacional de fiscalização, direcionando que os Creas fiscalizem empreendimentos ligados às Engenharias, Agronomia e Geociências (dentro das possibilidades de cada um) que tenham como objetivo proteger a vida. Pensando nisso, foi definida uma meta de fiscalização que foque, primeiramente, todos os hospitais de cada estado”, comentou a gerente do Setor.

Reunião de Governança Cooperativa

Subseguindo a reunião do CreaSul, foi realizado um encontro dos representantes do CDER – Colégio de Entidades Regionais, das Instituições de Ensino, dos Inspetores do Crea-PR e de autoridades do Sistema Confea/Crea. Na ocasião os profissionais tiraram dúvidas com presidente do Confea com relação ao Conselho dos Técnicos, se inteiraram sobre os resultados do Departamento de Fiscalização em 2019 e as metas para 2020, e sobre os resultados do último Edital de Chamamento de 2019 e o primeiro deste ano, que encerra a apresentação de projetos em abril (saiba mais sobre na matéria da primeira plenária de 2020).

Projeto da nova sede de Cascavel

Os presentes também foram informados sobre o projeto de reforma da sede do Conselho em Cascavel, que deve começar neste primeiro semestre (após o processo licitatório). A reforma da Regional, que tem como previsão para ser concluída ao final de 2021, tem como objetivo melhor atender os profissionais, contando também com um ambiente 100% acessível para PCDs.

Expedição Agricultura

Secretário Ortigara.

Finalizando o dia, foi lançada a Expedição Safra Agricultura Familiar, projeto que objetiva auxiliar agricultores de diversos estados através de levantamentos da situação dos mesmos e qual assistência técnica pode ser prestada a estas pessoas. O secretário de Estado da Agricultura, Norberto Ortigara, presente no lançamento, enalteceu a iniciativa e prestou completo apoio ao projeto.

Confira as fotos do dia: