Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2014/07/parabens-aos-engenheiros-de-minas/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h25.

Parabéns aos Engenheiros de Minas

10 de julho de 2014, às 15h10 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

Hoje, 10 de julho é comemorado em todo o Brasil do Dia do Engenheiro de Minas. A data é uma referência ao nascimento do engenheiro de minas e civil, Pedro Demóstenes Rache, primeiro Presidente do CONFEA e considerado Patrono da Engenharia de Minas do Brasil.

No CREA-PR, a engenharia de Minas é representada na Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas e, em 2014, conta com os conselheiros, engenheiro de minas, Nilo Sergio Barnetche Schneider, e engenheiro de minas e segurança do trabalho, Peter Lemr Júnior.

Esse é o ramo da engenharia que se ocupa da pesquisa, da prospecção, da extração e do aproveitamento de recursos minerais. O engenheiro de minas atua na área de tecnologia mineral, desde a prospecção (busca de depósitos minerais), a lavra (extração do minério) até o beneficiamento (processamento, separação e concentração do material extraído) para adequá-lo às especificações produtivas. Além de localizar jazidas, ele analisa o tamanho das reservas e a qualidade do minério no local.

Parabéns a todos os engenheiros de minas!