Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2020/04/comissao-eleitoral-federal-mantem-calendario-eleitoral-do-sistema-confeacrea-e-mutua/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h25.

Comissão Eleitoral Federal mantém calendário eleitoral do Sistema Confea/Crea e Mútua

Com a decisão, a data do pleito permanece 03 de junho

15 de abril de 2020, às 16h47 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

A Comissão Eleitoral Federal (CEF) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), decidiu, em reunião nesta terça (14) realizada por meio de teleconferência, manter a data das eleições do Sistema Confea/Crea e Mútua em 03 de junho, após avaliar a situação e eventuais medidas, tendo em vista a pandemia do coronavírus que atinge todo o país.

Conforme a nota oficial, a Comissão informa que o Sistema Confea/Crea tem acatado em suas decisões as recomendações das autoridades de saúde e sanitárias competentes no combate à pandemia de coronavírus. Para isso, várias medidas vêm sendo tomadas pelo Confea, pelos Creas e pela Mútua, visando resguardar a saúde e integridade física dos seus colaboradores, dos profissionais registrados e de toda a coletividade.

Todas as medidas adotadas pelos governos municipais, estaduais e federal têm prazo limitado, e geralmente ocorrem quinzenalmente, com base na observação da evolução da pandemia nos dias anteriores, de modo que não há qualquer medida concreta, até o presente momento, que alcance a data da eleição, prevista para 3 de junho, dada a dinâmica e sistemática de aumento ou redução dos casos de COVID-19.

“A CEF ressalta que trabalha no sentido de preservar o interesse público de todos os profissionais do Sistema Confea/Crea e Mútua e de todos os candidatos que disputam cargos eletivos em nosso sistema profissional. Portanto, em função da responsabilidade sobre o processo eleitoral, não tomará decisões precipitadas ou com base na situação atual, já que os protocolos podem mudar de acordo com as medidas das autoridades competentes”, esclarece a nota oficial. Desta forma, ficam mantidas neste momento as datas do calendário eleitoral.

A CEF informa ainda que, até o momento, as Comissões Eleitorais Regionais e a Federal têm cumprido rigorosamente o Calendário Eleitoral e seus atos possuem eficácia plena, sem qualquer prejuízo aos candidatos e às pessoas envolvidas no processo eleitoral

Periodicamente, na medida da necessidade e com o desenrolar dos acontecimentos nacionais, a CEF continuará prestando os esclarecimentos à comunidade profissional, aos entes do Sistema Confea/Crea e Mútua, e em especial às Comissões Eleitorais Regionais e aos candidatos. Caso seja necessário, a CEF poderá propor ao Plenário do Confea, a qualquer momento, eventuais medidas com relação ao Calendário Eleitoral em curso, que continua em vigor.

Acesse aqui todas as informações sobre as Eleições 2020 e o material dos candidatos.

Profissional, lembre-se de escolher seu local de votação até o dia 04/05, pois não será permitido voto em trânsito.