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Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/prestacao-de-contas-anual-crea-pr/comissao-de-orcamento-e-tomada-de-contas/>.
Acesso em 10/08/2024 às 12h27.

Comissão de Orçamento e Tomada de Contas

Instituída pelo Regimento Interno a CTC – Comissão de Orçamento e Tomada de Contas é um órgão deliberativo que tem por finalidade auxiliar o Plenário em assuntos de caráter econômico e financeiro. Dessa forma, também exerce um importante papel de controle, principalmente quanto à legalidade dos atos praticados.

Entre as competências da CTC estão: deliberar sobre a proposta orçamentária, sobre o relatório de gestão e prestação de contas do Crea-PR, acompanhar a execução orçamentária orientando eventuais correções, analisar as prestações de contas de convênios firmados com outras entidades, entre outras.

Exercício 2023

Em 2023 foram realizadas 09 reuniões, nas quais foram analisados 71 processos de prestação de contas, com emissão das devidas deliberações, sendo que em alguns processos houve a necessidade de devolução para complementação de informações.

Além disso, foram emitidas outras 07 deliberações que se originaram da análise dos resultados dos balanços do Crea-PR, acompanhamento e parecer de auditoria contratada no exercício de 2023, da reformulação orçamentária, edital de chamamento publico, das Instruções Normativas referente às diretrizes para a elaboração e execução do orçamento 2024, bem como, acompanhamento dos relatórios de auditoria dos primeiros três trimestres de 2023.

Exercício 2022

Em 2022 foram realizadas 10 reuniões, nas quais foram analisados 58 processos de prestação de contas, com emissão das devidas deliberações, sendo que em alguns processos houve a necessidade de devolução para complementação de informações.

Além disso, foram emitidas outras 10 deliberações que se originaram da análise dos resultados dos balanços do Crea-PR, acompanhamento e parecer da auditoria contratada no exercício de 2022, da reformulação orçamentária, das Instruções Normativas 01/2022 referente às diretrizes para a elaboração e execução do orçamento de 2023 e 02/2022 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2023, bem como, acompanhamentos dos relatórios de auditoria dos primeiros três trimestres de 2022.

Exercício 2021

Em 2021 foram realizadas 12 reuniões, nas quais foram analisados 46 processos de prestação de contas, com emissão das devidas deliberações, sendo que em alguns processos houve a necessidade de devolução para complementação de informações.

Além disso, foram emitidas outras 9 deliberações que se originaram da análise dos resultados dos balanços do Crea-PR, da reformulação orçamentaria, das Instruções Normativas 01/2021 e 02/2021 referente ao PPA 2022-2024 e LDO e também, da Instrução Normativa 03/2021 que estima a receita e fixa a despesa para o exercício de 2022, bem como, acompanhamentos dos relatórios de auditoria dos primeiros três trimestres de 2021.

Exercício 2020

Em 2020 foram analisados 128 processos de prestação de contas, com emissão das devidas deliberações, sendo que em alguns processos houve a necessidade de devolução para complementação de informações.

Além disso, foram emitidas outras 4 deliberações que se originaram após análise e verificação da correção dos balanços do Crea-PR, das Instruções Normativas 01/2020 e 02/2020 e também do Edital de Chamamento Público 02/2020.