Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2021/03/sociedade-civil-paranavaiense-solicita-apoio-do-crea-pr-na-questao-das-concessoes/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h17.

Sociedade civil paranavaiense solicita apoio do Crea-PR na questão das concessões

11 de março de 2021, às 15h07 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Nesta última quarta-feira (10), o Presidente do Crea-PR, engenheiro civil Ricardo Rocha, acompanhado de representantes do Conselho, reuniu-se com a SOCIPAR (Sociedade Civil de Paranavaí e Região Noroeste), entidades de classe de Engenharia e Agronomia da região e representantes da OAB de Paranavaí, para falar sobre as novas concessões de rodovia no Estado do Paraná e quais são as reivindicações da região.

“Esta conversa com a SOCIPAR, nossas entidades de classe, conselheiros, inspetores e OAB é necessária para que os profissionais entendam melhor o processo e nosso posicionamento. O Crea-PR via Associações de Engenharias, Agronomia e Geociências, apoiará as reivindicações regionais dentro do nosso campo de atuação”, comenta o assessor de Gestão de Políticas Públicas do Crea-PR, engenheiro civil Samir Jorge.

Segundo o advogado da SOCIPAR, Edilson Avelar, a intenção da reunião foi a de explicar ao Crea-PR as necessidades da região Noroeste, grande expoente agropecuário do estado. “A reivindicação é simples, queremos a duplicação da BR 376 que nos liga ao Mato Grosso, proposta que foi deixada de lado pela ANTT. Eles querem somente implantar terceiras faixas em alguns quilômetros, isso é inadmissível”. Avelar ainda comenta que é necessária uma audiência pública regionalizada para poder apresentar aos órgãos competentes mais demandas da região. “A concessão dos pedágios será de 30 anos e quem não conseguir emplacar os projetos para desenvolvimento macro, pensando no futuro, fará somente após 2050. Queremos audiência pública com a Frente Parlamentar e a ANTT, para que esta visite nossa região, queremos o direito de expressão, de reivindicação, o direito de voz, de mostrar nossa realidade”, enfatiza o advogado.

O presidente do Conselho, engenheiro Ricardo, ao final da reunião se solidarizou com a posição dos presentes e deixou as portas do Conselho abertas para auxiliar as Entidades. “Não podemos deixar de ter uma audiência oficial da ANTT em cada um dos lotes. Precisamos discutir os detalhes com profissionais, com técnicos que conhecem de perto as suas regiões. Vamos concentrar esforços nisso, em um primeiro momento focamos na outorga, e agora trabalharemos com isso. Quero deixar claro que esse é nosso compromisso. Queremos que as regiões afetadas por essas concessões tenham oportunidade de participação ampla, que tenham voz e que a cada 5 anos os contratos possam ser revistos pelas regiões através da efetiva participação da sociedade. Estamos atentos às reivindicações regionalizadas”, reiterou Ricardo.

O Crea-PR começará a discutir com a sociedade, em cada um dos seis lotes, as contribuições em questões técnicas, de traçado, duplicações, obras e contornos, para poder auxiliar o estado e a população nesta transição.

Estiveram presentes no encontro, representando a Socipar, os Diretores Demerval Silvestre, Ivo Pierin Jr., Edilson Avelar, Dante Ramos Jr. e o jornalista Jorge Roberto; pelo lado do Sistema Confea/Crea Valderci Marconi, Leoni Dal Prá, Wilson Biazio, João Marques, e representando o Crea-PR, estiveram presentes o presidente Ricardo Rocha, o gerente Hélio Xavier Jr., o inspetor João Arthur Casado, e os jornalistas Lucas A. Nogas e Patrícia Giannini; e pela OAB, esteve presente a Dra. Célia Zanatta.

Texto: Lucas Aron Nogas – Comunicação Crea-PR