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Acesso em 11/08/2024 às 02h20.

Plenária dos Colegiados Regionais – Curitiba

Confira como foi o penúltimo encontro da Governança.

26 de março de 2021, às 15h28 - Tempo de leitura aproximado: 11 minutos

O ciclo de encontros das Plenárias dos Colegiados que começou no último dia 15/03, através da Regional Guarapuava, teve o seu penúltimo encontro realizado ontem, 25/03, tendo a Regional Curitiba como anfitriã. Estiveram presentes na reunião Inspetores, Conselheiros titulares e suplentes, representantes da administração do Conselho, além de representantes de Entidades de Classe, Instituições de Ensino, profissionais, empresas, órgãos públicos e sociedade.

Confira como estão sendo os outros encontros nas Regionais.

“Gostaria de cumprimentar a todos e informar que nessas últimas duas regionais onde realizaremos o final do ciclo de encontros das Plenárias, Curitiba e Ponta Grossa, houve uma mudança na gerência da Regional. A partir de 2021, a Regional Curitiba será comandada pelo ex-assessor técnico do Departamento de Relações Institucionais do Crea-PR, Eng. Agr. Eduardo Ramires, e, na Regional Pont Grossa, a mais recente nomeação de uma mulher em um cargo de liderança do Conselho, a Eng. Agr. Ana Paula Afinovicz. Ambos profissionais competes e com total confiança da diretoria, gostaria de dar boas-vindas a vocês participantes do encontro e ao Eduardo em especial nesta noite”, comenta o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, durante sua fala de abertura. Eduardo complementa a fala da presidência. “É um prazer receber todos vocês aqui na minha primeira reunião como Gerente da Regional Curitiba. Comecei meu trabalho no Crea anos atrás na Regional Maringá, vim trabalhar no DRI aqui em Curitiba, e hoje tenho o prazer de representar a Regional Curitiba e todas as inspetorias ligadas a ela. Agradeço a presença de todos e contem comigo no que for necessário!”, complementa o novo Gerente.

Em seguida a essas falas iniciais, o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, abriu a reunião falando sobre algumas ações recentes do Conselho, destacando a Live do Crea-PR realizada na última quinta-feira (25). “Estamos em uma época de desafios para o Crea, Instituições de Ensino, Entidades de Classe e a sociedade como um todo. Fico muito feliz em ver como estamos driblando essas questões, dando continuidade em nossas atividades. No momento que estamos vivendo, de pandemia e isolamento social, achamos necessário explicar ao profissional e a sociedade como vem funcionando as fiscalizações remotas, principalmente no âmbito da agronomia, por isso realizamos essa Live com a participação de mais de 100 pessoas onde o Crea realizou debate sobre as fiscalizações à distância na agronomia durante a pandemia”, comentou Ricardo em sua fala de abertura.

Dando continuidade ao encontro, a primeira pauta a ser discutida foi a dos Editais de Chamamento. O Presidente Ricardo Rocha, acompanhado do Gerente do Departamento de Relações Institucionais – DRI – do Crea-PR, Claudemir Prattes, conversou um pouco com os presentes sobre a participação das Entidades de Classe no primeiro Edital de Chamamento Público de 2021, além de comentar também sobre a continuidade das ações dos Editais de 2020. “Estamos elaborando novas formas para realizar os editais, a pandemia está impossibilitando eventos presenciais, mas estaremos trabalhando com novas maneiras de realizá-los, on-line”, enfatizou o Presidente Ricardo. Após a fala do Presidente, o Gerente Claudemir frisou a data da segunda etapa dos Editais de Chamamento e falou um pouco sobre a aprovação de projetos. “A segunda etapa está aberta até o dia 23 de abril. Podem ser feitos eventos híbridos, 100% digitais, temos um orçamento interessante disponibilizado às Entidades. Usem a abusem da nossa consultoria disponibilizada pelo ProEC – Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe. As comissões de avaliação têm critérios bem específicos para aprovação de projetos, todo o processo vem sendo trabalhado de forma rápida e transparente. Peço que consultem o gerente da sua Regional para que o mesmo possa ajudar nesse encaminhamento”, reforçou o Gerente. Confira algumas infos sobre os Editais de Chamamento Público.

A reunião foi recheada de debates entre os profissionais da região e a direção do Crea-PR, a cada troca de tema, engenheiros e engenheiras tiravam suas dúvidas com relação aos temas discutidos anteriormente. Debates sobre a ART e os Editais foram os grandes destaques da noite, com a participação dos profissionais Gilson, Mônica e o Eng. Lucchesi. Em sua fala, o professor e Conselheiro Titular que representa as IES (Instituições de Ensino Superior de Agronomia), Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Lucchesi, complementou a discussão falando sobre a recente aprovação do Conselho Federal com relação o adiamento dos descontos e pagamentos das anuidades dos Creas.

Na sequência, o Presidente Ricardo explicou sobre a nova área do site do Conselho dedicado aos posicionamentos do Crea-PR, dando um destaque especial sobre a revogação da Resolução n.º 64/2020, que previa a implementação do piloto do Licenciamento Urbanístico Integrado para liberação de alvará de construção e de habite-se – documento de autorização para uso e ocupação da edificação – para atividades consideradas de baixo risco. “O conteúdo desse documento não foi discutido com os Sistemas Profissionais e nem com as Prefeituras, ele veio como uma imposição do Governo Federal, por meio de uma Resolução que, pelo seu formato, não pode tratar de questões que dizem respeito aos municípios. A questão dos posicionamentos vem sendo trabalhada desde o início da nossa gestão, constantemente divulgamos para todos os veículos de imprensa do estado a nossa posição através de artigos. Neste ano, além dessa questão, definimos que era necessário estar presente em mais debates, mostrando ao profissional e à sociedade nosso posicionamento sobre assuntos importantes do nosso dia a dia, como por exemplo a questão da Resolução”, comenta Ricardo.

Durante o debate sobre os posicionamentos, foi votada e aprovada por unanimidade a criação do Grupo Temático da Regional Curitiba que cuidará do assunto da concessão de rodovias na região. O processo estará sendo adotado em todas as oito regionais do Crea-PR. A Comissão de Curitiba será composta pelos profissionais: Engenheiro Civil José Carlos Dias Lopes da Conceição (Conselheiro representante do IEP), Engenheiro Eletricista Leandro José Grassmann (Presidente do SENGE-PR), Engenheiro Civil Péricles Alves Pinto (Diretor do IBAPE-PR), Engenheiro Civil Charlles Urbano Hostins Junior (Diretor da AEDER-PR), Engenheiro Ambiental Ian de Lima Ribeiro (Diretor da APEAM) e Engenheiro Civil Gilson Pedro Karas (Inspetor – Campo Largo).

Seguindo a pauta, Ricardo comentou sobre o novo Mapa Estratégico do Conselho. “Um novo início de gestão pede um novo Planejamento Estratégico. Nesses próximos três anos estaremos trabalhando diversas questões que ficaram em a ver de 2018 a 2020. Neste slide vocês conseguem ver como está sendo trabalhada a gestão desde o dia 1° de janeiro de 2021”. Confira os objetivos do novo Planejamento Estratégico na imagem ao lado. “Esse Planejamento Estratégico é um reconhecimento da Diretoria para com os que participaram do processo, diversas pessoas foram ouvidas na produção dele”, disse Gerente Diogo. Encerrando a fala sobre o Planejamento, Claudemir destacou os temas do planejamento. “Aqui vocês veem algo que não existe em outros planos, os parceiros. Nós estamos tendo um olhar especial com o nossos parceiros, entidades, instituições de ensino, entre outros”.

Após esta apresentação, Claudemir divulgou o novo curso do Crea-PR “Apresentando o Sistema Confea/Crea/Mútua“, conjunto de aulas disponibilizadas no moodle.crea-pr.org.br, preparadas por profissionais do Crea-PR, com o objetivo de apresentar informações importantes sobre o Sistema, sua finalidade e recursos. “Esse é o primeiro de outros 17 cursos que estamos planejando disponibilizar neste ano de 2021, tem muita coisa boa vindo por aí, participem!”, pontuou Claudemir durante sua fala. Os Eng. Valdir e Raiger, após a fala do Claudemir, elogiaram os cursos. “O conteúdo deste primeiro curso é muito bom e deve ser aplicado para todos os profissionais do Paraná”, comentou Valdir. Claudemir complementa, “Estamos trabalhando com esse curso como se fosse uma recepção, uma boas-vindas, a intenção é aplicar esses cursos para todos, registrados, não registrados, CreaJr, professores, sociedade, entre outros”, finaliza o Gerente.

Complementando sua fala sobre os cursos, Claudemir divulgou os últimos números da Revista Técnico-Científica do Crea-PR, produto que busca fomentar o debate sobre os estudos nas áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências e, assim, contribuir para o desenvolvimento das áreas em questão. “Atingimos hoje 872 mil acessos, um destaque paranaense, reconhecidamente uma das maiores revistas do ramo no país. Estamos preparando a 26a edição para o início de Maio, esse é outro produto que é pra vocês! De vocês para vocês. Inclusive, abrindo aqui para vocês, queremos elevar a avaliação dela na CAPES, mas o nosso foco no momento é divulgar o trabalho dos profissionais”, pontua Claudemir

Subseguindo a apresentação de Claudemir, o Gerente realizou o pré-lançamento da 2ª Semana Paranaense de Engenharia, Agronomia e Geociências – SEPEAG, evento que tem como temática principal as inovações tecnológicas e os novos cenários e perspectivas de atividades profissionais pós-pandemia, a SEPEAG tem como objetivo de atingir um público geral entre profissionais e acadêmicos das Engenharias, Agronomia e Geociências, coordenadores e corpo docente de Instituições de Ensino, representantes de Entidades de Classe, Conselheiros, Inspetores, empresários e funcionários do Sistema Confea/Creas. “Não vamos largar os eventos presenciais, mas os tempos atuais exigem que tudo seja feito virtualmente. É inegável que a SEPEAG é a modernidade, é um evento rico e inovador e teremos uma excelente segunda edição neste ano”, comentou o Presidente do Conselho. “Neste ano a SEPEAG terá temáticas por dia, não teremos nenhum evento paralelo como foi o ano passado. Um dia para o CreaJr, outro para os profissionais, outro para as instituições, enfim, uma programação extensa e rica, igual ao ano passado”, complementa Claudemir.

A reunião seguiu com alguns debates sobre os temas previamente discutidos.

Encerrando o momento inicial, a apresentação da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea – Mútua/PR, representada pelos Diretores Geral, Eng. Civ. Julio Russi, Financeiro, e Administrativo, Eng. Quím. Luiz Eduardo Caron, contou com temas relacionados a convênios e benefícios da Entidade para os associados a ela, como o Divulga Mútua, TECNOPREV, entre outros. Saiba mais clicando aqui.

Finalizando as apresentações da noite, o Presidente deu uma última fala sobre o trabalho do Conselho. “Estamos sempre atentos a questão do salário mínimo profissional, o quadro técnico em prefeituras. Estamos defendendo os profissionais no que nos é permitido. Faço um enorme agradecimentro a todos que têm participados desses eventos, eles são essenciais para o crescimento do Conselho. Não estamos deixando nada passar, mesmo com a pandemia. Estamos recomeçando uma gestão e eu to renovado e pronto para trabalhar em prol dos nossos profissionais. O Crea está ativo e atuante”, finaliza Ricardo. Após a fala da presidência foi iniciada a atividade dos Grupos de Trabalho com as Entidades de Classe (CDER) e os Inspetores (CDIN).

GT CDIN

“O Colégio de Inspetores tem um papel extremamente importante na fiscalização, pois através deles conseguimos ampliar os nossos olhos. Detectar novos nichos de fiscalização e indicar situações irregulares são algumas de suas funções. Com os debates entre esse Colegiado, do qual os conselheiros também fazem parte, conseguimos cada vez mais melhorar os resultados desta nossa atividade finalística, de fiscalização do exercício profissional”, pontuou a Coord. do GT e Facilitadora do Departamento de Fiscalização, Eng. Milena Aguiar.

GT CDER

“Este grupo temático teve como objetivo debater e elaborar um posicionamento regional sobre a nova concessão de rodovias. O CREA tem um posicionamento estadual e estes grupos estão sendo criados para avaliarem aspectos regionais que servirão de complemento ao posicionamento do CREA”, comentou o Coord. do GT, Claudemir.

Participaram da reunião em Curitiba:

Eduardo Ramires – Gerente Regional Curitiba; Luiz Rodrigues; Carlos Teixeira; Ricardo Henrique Kozak; Maria do Carmo; Jacqueline – Inspetora Ctba; Luciane Andriola; Carlos Eduardo Lunelli (PUCPR); daniela petro; Andre Spisila – AGEPAR; Vitor Hoeflich; Erika M Levi-Inspetora CEEE Curitiba; Luiz Guilherme Vieira – APEAM; José Carlos D L Conceicao IEP/CREA-PR; Carmen Belem; Vera Regina Fiori Dias; Ricardo Diogo (PUCPR); Lucas Nogas; Fabio Bianchetti; Rodrigo Meister – APES; João Groque Junior; Renato Sossela; Eng Gilson Karas (Gilson Karas); Taciana – ABEC-Pr; João Victor Dalprá; luis reis; Milena – Defis (Milena Aguiar); Claude Franck Loewenthal; Juliana de Oliveira; Eng Murian Di Cicco | ABEC-PR (Murian.cicco); Gessica Bazzi; Leandro Grassmann; I A N Ribeiro – APEAM (I A N Ribeiro); Fabiana von der Osten (PUCPR) (Fabiana von der Osten); Cirus Itiberê; Monica Schotgues (Monica Schotgues); Fernando Patrício; Murilo D’Agostin – Eng. Produção – Uniandrade; Adriana Tozzi; Helmut Neubauer; Carlos Eduardo Lunelli (PUCPR); Moacir da Silva Amaral; Carlos Eduardo Lunelli; Ayrton Pontes; João Henrique Hack; Eros Tissot.

Comitê Mulheres do Crea-PR

Reunião do Comitê.

Nesta terça (23), dando continuidade aos encontros Regionais do Comitê Mulheres do Crea-PR, foi a vez de Curitiba. Na pauta estavam a apresentação e debate sobre o Plano de Trabalho para 2021, a coordenadoria regionais, ações regionais e sugestões de atividades para este ano.
Participaram deste encontro a coordenadora do Comitê Gestor, conselheira eng. civ. Karlize Posanske, a coordenadora do Comitê Mulheres Regional Curitiba eng. cartogr. Jocéli de Andrade Bogusz, a coordenadora adjunta eng. cartogr. Ágatha Branco dos Santos, a representante eng. cartogr. Paula Foltran, o gerente Regional eng. agr. Eduardo Ramires, e outras conselheiras, inspetoras e funcionárias do Crea-PR.
A coordenadora Karlize agradeceu muito a participação de todas e comentou que “é muito importante a participação dos Comitês Regionais para a realização de ações efetivas para chegar nos objetivos deste trabalho”.

Acompanhe o resultado desses encontros no site do Crea-PR.


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