Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/fale-conosco/covid/>.
Acesso em 10/08/2024 às 18h25.

Protocolo de prevenção à Covid-19 no atendimento ao público

INDIVIDUAL

• Toda pessoa antes de acessar as instalações do Crea-PR deverá ter sua temperatura corporal aferida, sendo liberada a entrada somente àquelas que registrarem temperatura inferior a 37,5º.
  • Em qualquer ambiente da edificação deverá se preservar o distanciamento de 1 pessoa a cada 1,5 m.
  • Obrigatório o uso de máscaras de proteção facial por todos os presentes na edificação, em todo o período que ali permanecer.
    • É permitido somente o uso de máscaras cirúrgicas, profissionais do tipo N95, PFF2, FFP2 e as caseiras, confeccionadas em tecidos tais como algodão e tricoline, desde que possuam mais de uma camada de proteção e ajuste adequado ao rosto cobrindo o nariz e a boca, sem aberturas que pe rmitam a entrada ou saída de ar e gotículas respiratórias.
    • Fica proibido acesso ao Crea-PR com o uso de bandanas, lenços e protetores faciais do tipo “face shield” usados sem máscara por baixo.

INSTALAÇÕES

• Serão mantidos pontos de descontaminação em todos os ambientes das edificações do Crea-PR, com dispenser sempre abastecido de álcool em gel 70%. Obrigatória a higienização das mãos de todos que entrarem no local.
  • Será garantida a higienização constante dos sanitários e a disponibilização de sabonete líquido, papel toalha e lixeira com acionamento por pedal.
  • Nos casos aplicáveis, o posto de trabalho deve estar devidamente protegido com barreira física entre as mesas.
  • Será garantida a higienização das superfícies internas com álcool gel 70% (setenta por cento) ou sanitizante de efeito similar e observar as regras gerais do Crea-PR de higienização dos ambientes.
  • Independente das rotinas de limpeza e desinfecção das instalações do Conselho, o empregado fará a continua higienização do seu ambiente de trabalho, incluído mobiliário, equipamento, ferramentas, utensílios, etc., especialmente na chegada e na saída do seu turno de trabalho

CLIENTES

• O cliente a ser atendido não poderá estar apresentando sintomas da COVID-19.
  • O cliente a ser atendido deverá estar sozinho e usando máscara de proteção, conforme as orientações das autoridades de saúde.
  • Antes do atendimento, o cliente deverá lavar as mãos com água e sabonete líquido ou se utilizar do álcool em gel 70% (setenta por cento).
  • Durante o atendimento o empregado e o cliente deverão manter um distanciamento mínimo, conforme recomendações das autoridades de saúde, mediante demarcação do posicionamento das pessoas a ser organizada pela equipe da inspetoria.
  • Não serão disponibilizados bebedouros ou café nos ambientes de atendimento aos clientes.
  • O computador do espaço profissional poderá ser disponibilizado, somente se for possível que ao final de cada utilização o equipamento seja higienizado antes que a próxima pessoa possa utilizá-lo.