Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/02/creasul-debate-resultados-do-hotel-seguro-e-define-prioridades-para-2022/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h22.

CreaSul debate resultados do Hotel + Seguro e define prioridades para 2022

Presidentes definiram roteiro de ações de fiscalização para este ano

9 de fevereiro de 2022, às 8h44 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Encerrou na tarde da última terça-feira (08), de forma presencial, no estande da AREAC – Associação dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel – no Show Rural Coopavel, a primeira reunião ordinária do CreaSul de 2022. O encontro tem como objetivo alinhar pautas de interesse entre os Creas Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que posteriormente serão discutidas no Colégio de Presidentes dos Creas.

Dentre os temas discutidos, destaque para o debate sobre valores de ART/ART Social; ações conjuntas de fiscalização para 2022; e os resultados da fiscalização conjunta “Hotel + Seguro”.

Participaram da reunião os presidentes do Confea e Mútua Nacional, Eng. Civ. Joel Krüger, e Eng. Agr. Francisco Almeida, os conselheiros federais pelo Paraná Eng. Agr. Daniel Galafassi, e Eng. Agr. Luiz Antonio Corrêa Luchesi, e o Secretario de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge.

(dir. p/ esq.) Pres. Joel, Secr. Valdemar e pres. Ricardo.

“A participação do Valdemar na reunião foi muito proveitosa. É sempre importante estarmos em contato com os representantes do nosso Estado, principalmente quando se trata de uma secretaria tão importante como a dele. Valdemar trouxe várias questões que nos levaram a refletir sobre melhorias em nossas ações e planejamento”, disse o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

Balanço Hotel + Seguro

Eng. Mariana em sua fala

Após as falas de abertura, a gerente do Departamento de Fiscalização do Crea-PR – DEFIS, Eng. Amb. Mariana Maranhão, apresentou os resultados da operação “Hotel + Seguro”, ação conjunta entre os Crea-PR, SC e RS que teve como objetivo verificar se a manutenção/instalação de diversos itens/equipamentos, que dependem da expertise de engenheiros, estavam em dia e foram realizadas por profissionais habilitados. “O resultado foi extremamente positivo! Em Foz do Iguaçu, por exemplo, tivemos um ‘boom’ na contratação de profissionais após nossas fiscalizações. Conversamos com hotéis, sindicatos, equipes de manutenção e ressaltamos a importância da ação”, disse Mariana. A presidente do Crea-RS, Eng. Amb. Nanci Walter, complementou, “A intenção não é de mostrar que os hotéis dos nossos estados não são seguros, é exatamente o contrário! Queríamos mostrar o quanto eles podem ser ainda mais seguros”, ressaltou a engenheira.

Balanço por região

No Paraná, 269 hotéis foram fiscalizados, totalizando 1183 ações de fiscalização e 175 irregularidades. “O destaque ficou para a falta de registro e de ART”, disse a gerente do DEFIS.

No total dos três estados, a ação envolveu 959 hotéis, gerando 1714 registros de fiscalização.

Dando continuidade ao tema fiscalização, os presidentes definiram algumas prioridades para seus departamentos trabalharem em conjunto neste ano, como supermercados; casas de shows; shoppings; lojas de departamentos; escolas, colégios e faculdades; postos de gasolina; ecoturismo; além da continuidade do Hotel + Seguro.

Segundo o presidente do Crea-SC, Eng. Civ. Kita Xavier, além de trabalhar os temas citados, é necessário foco também no assunto ecoturismo. A sugestão foi apoiada por todos os presentes, que vão delegar ações específicas sobre o tema para seus departamentos de fiscalização.

Encerrando o encontro, os três presidentes definiram quais propostas serão levadas para a próxima reunião do Colégio de Presidentes, que acontece em Brasília na semana que vem. “Temos como duas principais proposições a implementação da ART social para perícias realizadas para a justiça gratuita, e a mudança do enquadramento de escritórios de engenharia na tabela de alíquotas de imposto”, comentou o presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha.

CreaSul no CNP

Durante a reunião, um dos tópicos debatidos pelos presidentes foi o Congresso Nacional de Profissionais – CNP. Amplamente apoiado pelos três presidentes, a 11ª edição do evento ocorrerá de 06 a 08 de outubro deste ano. “É o momento de avaliarmos todo o Sistema Confea/Crea e definir, com a participação de todos os profissionais do país, o que podemos melhorar como unidade”, enfatizou Rocha. Clique aqui e confira como foi o 10º Congresso Nacional de Profissionais.