Faça parte da mudança! Participe das Reuniões Preparatórias para o Congresso Estadual de Profissionais
Reuniões acontecerão ao longo do mês em diversas cidades do Estado; processo culminará no Congresso Nacional de Profissionais, em outubro14 de março de 2022, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto
A partir deste mês, as Inspetorias do Crea-PR vão promover reuniões preparatórias para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Podem participar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências cadastrados na regional, além de instituições de ensino, entidades de classe e acadêmicos dos cursos relacionados.
A agenda de reuniões começou em Marechal Cândido Rondon, na última semana, e segue por todo o mês de março e abril, tendo como objetivo levantar propostas para uma reunião final que será realizada nas Regionais, e , futuramente, encaminhar as definições para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que acontecerá em julho e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado em Goiânia, no mês de outubro.
O calendário de reuniões pode sofrer alterações, fique atento aos e-mails que enviaremos confirmando os locais e datas das RPIs e RPRs.
Em caso de dúvida entre em contato conosco ou com sua Inspetoria.
Sobre o CEP
A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, em sua Inspetoria, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho.
Neste ano, o encontro será realizado em julho.
Sobre o CNP
Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.
Este ano, o tema central é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” e dentre os eixos temáticos, estão: Inovação Tecnológica; Infraestrutura e Atuação Profissional.
Onde encontrar no site, o formulário de proposta para o CEP e CNP.???
Olá, Hugo. Tudo bem?
Você pode registrar sua proposta dentro do Acesso Restrito ou nas Reuniões Preparatórias de Inspetoria/Regional.
A Engenharia Mecânica sempre a competência sobre o fabrico e alteração dos auto-veículos. Desde algum tempo essa competência vem sendo subtraída pela obrigação de passar pela anuência do inmetro as responsabilidades sobre alterações. O inmetro foi criado para julgar a segurança de produtos fabricados em série, mas não pode se responsabilizar se você por exemplo trocar a lâmina do seu liquidificador. Essa atividade sobre alterações de máquinas produzidas em série deve ser bastante da competência do engenheiro mecânico. Obs: a palavra bastante tem o cunho de necessária e suficiente, sem ter que; uma alteração passae pela análise do engenheiro da inmetro. Recomendo que o crea valorize seus profissionais, e interceda nessa resolução que obriga tal demérito.
Olá, Manoel. Tudo bem?
Agradecemos seu comentário, mas qualquer sugestão para o CEP deve ser registrada no Sistema (ou na RPI) e debatida com os outros profissionais da Inspetoria. Não podemos registrá-la por meio de um comentário em nosso site.
como sugestão elaborar programas
-Implantação de CQP, controle de qualidade de projetos
– Conscientização, do uso das normas técnicas brasileiras
– honorários profissionais
Olá, Nery. Tudo bem?
Agradecemos as sugestões, mas elas devem ser registradas nas reuniões das RPIs, e não aqui nos site. Que tal participar de uma das nossas reuniões?