Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/03/faca-parte-da-mudanca-as-reunioes-preparatorias-para-o-congresso-estadual-de-profissionais-vem-ai/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h26.

Faça parte da mudança! Participe das Reuniões Preparatórias para o Congresso Estadual de Profissionais

Reuniões acontecerão ao longo do mês em diversas cidades do Estado; processo culminará no Congresso Nacional de Profissionais, em outubro

14 de março de 2022, às 9h00 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

A partir deste mês, as Inspetorias do Crea-PR vão promover reuniões preparatórias para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Podem participar profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências cadastrados na regional, além de instituições de ensino, entidades de classe e acadêmicos dos cursos relacionados.

A agenda de reuniões começou em Marechal Cândido Rondon, na última semana, e segue por todo o mês de março e abril, tendo como objetivo levantar propostas para uma reunião final que será realizada nas Regionais, e , futuramente, encaminhar as definições para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP), que acontecerá em julho e, posteriormente, ao Congresso Nacional de Profissionais (CNP), a ser realizado em Goiânia, no mês de outubro.

O calendário de reuniões pode sofrer alterações, fique atento aos e-mails que enviaremos confirmando os locais e datas das RPIs e RPRs.
Em caso de dúvida entre em contato conosco ou com sua Inspetoria.

Sobre o CEP

A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Estes eventos oferecem aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação, debate e definição de estratégias, planos e programas de atuação em suas áreas, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão. A participação dos profissionais é muito importante, especialmente na primeira etapa, em sua Inspetoria, pois é uma forma de avaliar, debater e apontar melhorias para a regulamentação de suas profissões, refletindo na valorização de seu trabalho.

Neste ano, o encontro será realizado em julho.

Sobre o CNP

Realizado a cada três anos, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo discutir e propor políticas, estratégias, diretrizes e programas de atuação, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Este ano, o tema central é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências” e dentre os eixos temáticos, estão: Inovação Tecnológica; Infraestrutura e Atuação Profissional.