Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/06/profissionais-preparam-defesa/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h20.

Profissionais se preparam para defender suas sugestões no 11º CEP

Após as reuniões preparatórias nas Inspetorias e Regionais do Crea-PR, os delegados eleitos vão debater as sugestões de melhorias do Sistema Profissional no Congresso Estadual

14 de junho de 2022, às 18h13 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

11-cep-creapr-julho

Nos meses de março e abril maio aconteceram, nas 35 Inspetorias e oito Regionais do Crea-PR, distribuídas em todas as regiões do estado, as reuniões preparatórias para o 11º Congresso Estadual de Profissionais (CEP). Os encontros tiveram como objetivo receber, debater e votar as propostas registradas pelos profissionais para mudanças e melhorias na legislação profissional e no Sistema Confea/Crea e Mútua, categorizadas nos eixos Inovação Tecnológica, Infraestrutura, Atuação Profissional, Agenda 2030 ou Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil.

reuniao-preparatoria-inspetoria-marechal
Reunião Preparatória de Inspetoria em Marechal Cândido Rondon, em março.

Na etapa de Inspetorias participaram aproximadamente 450 profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências, que aprovaram 165 propostas, que foram debatidas e priorizadas na etapa preparatória regional, em maio.

reuniao-preparatoria-inspetoria-londrina
Reunião Preparatória Regional Londrina, em maio

Nas Reuniões Preparatórias Regionais compareceram 310 profissionais, sendo muitos representantes de Instituições de Ensino e de Entidades de Classe, e inspetores, que debateram 197 propostas (propostas das reuniões nas Inspetorias e outras registradas nas Regionais) e priorizaram 121 para serem levadas para discussão no 11º CEP. As propostas que foram selecionadas propõem, por exemplo, mudanças em legislações ou resoluções, seja para a desburocratização ou para melhorar o relacionamento entre profissionais e empresas com o Crea-PR e com a sociedade.

ligia-coordenadora-cep-creapr
Eng. Civ. Lígia Eleodora Francovig Rachid, coordenadora da Comissão Organizadora do 11º Congresso Estadual de Profissionais.

Para a Eng. Civ. Lígia Eleodora Francovig Rachid, coordenadora da Comissão Organizadora do 11º Congresso Estadual de Profissionais, as proposições trouxeram novidades e, também, ideias que já estavam sendo discutidas há algum tempo, mas que ainda não estavam solidificadas. “É uma iniciativa que nos ajuda a entender as principais dificuldades dos profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências e nos aproxima ainda mais das demandas locais. Algumas propostas trouxeram informações e pedidos novos e outras vieram com a materialização de questões anteriores. Esperamos, a partir daqui, levar essas ideias para o Congresso Estadual e, caso haja aprovação, até o Congresso Nacional para que possamos continuar melhorando a nossa atuação”, destaca.

A etapa estadual acontece em julho em Foz do Iguaçu, e na oportunidade estarão os delegados eleitos nas etapas preparatórias, para debater as propostas e definir aquelas que serão levadas ao 11º Congresso Nacional de Profissionais.

Acesse aqui as informações detalhadas, fotos das Reuniões Preparatórias de Inspetoria e de Regional e um vídeo com os resultados.

Congresso Estadual de Profissionais – CEP

A cada triênio, o Crea-PR realiza o Congresso Estadual de Profissionais, seguido da etapa nacional. Este momento oferece aos profissionais oportunidades de espaço para avaliação e debate, por meio de propostas de mudanças nos normativos que regulamentam o exercício da profissão e do Sistema Confea/Crea e Mútua. Neste ano, o encontro será realizado em julho.

Congresso Nacional de Profissionais – CNP

Realizado a cada três anos, encerrando o processo de organização das proposições dos profissionais, o CNP é um fórum organizado pelo Confea, apoiado pelos Creas e pelas entidades nacionais, que tem por objetivo debater e organizar as propostas recebidas e aprovadas nas etapas regionais, visando à participação dos profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea e Mútua no desenvolvimento nacional, propiciando maior integração com a sociedade e entidades governamentais.

Este ano, o tema central é “Desenvolvimento nacional com implementação de políticas públicas para a Engenharia, a Agronomia e as Geociências”, e as propostas devem estar nos eixos temáticos: Inovação Tecnológica, Infraestrutura, Atuação Profissional, Agenda 2030 ou Estratégia Federal de Desenvolvimento para o Brasil.