Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/06/plenaria-999-crea-parana/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h19.

Plenária 999 destaca a renovação do terço para 2023

22 de junho de 2022, às 12h25 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

sessao-plenaria-999-crea-parana

Realizada na última terça-feira (21), na sede do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP, a Plenária n° 999 contou com a presença de inspetores, conselheiros titulares e suplentes, representantes da administração do Conselho, das Entidades de Classe, das Instituições de Ensino e do Confea.

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, iniciou a reunião celebrando a chegada da plenária n°1000, evento que ocorrerá em julho, em conjunto com o 11° Congresso Estadual de Profissionais (CEP). “Estamos dando inicio aqui a uma plenária histórica, essa é a nossa nongentésima nonagésima nona reunião. Agradeço a participação e o empenho de todos que estão conosco nesta caminhada rumo a milésima plenária”, declarou.

conselheiro-lucchesi-crea-parana
Conselheiro Lucchesi.

O conselheiro federal Eng. Agr. Luiz Lucchesi, também presente na plenária, agradeceu pela recepção saudosa de todo o Conselho e reafirmou em sua fala a sua disposição em representar o Conselho, principalmente a área de Agronomia em Brasília. Uma das novidades apresentadas pelo conselheiro foi o avanço da certificação da profissão de Engenheiro Agrônomo no Brasil, em uma parceria com a American Society of Agronomy, que planeja ser realizada no início do ano de 2023. Por fim, Lucchesi declarou a importância do apoio dos conselheiros ao compartilharem quais pontos devem ser melhor trabalhados pelo Conselho. “Nós precisamos de um diálogo com a base, por isso acredito que o capital político representado por todos os conhecimentos dos senhores e senhoras aqui presentes é fundamental para nos dar poder, respaldo e ouvidos a quem quer que nos receba”.

conselheiro-vidinich-crea-parana
Conselheiro Vidinich.

Dando continuidade a reunião, tivemos a apresentação do conselheiro e Eng. Mec. Ricardo Vidinich referente ao reajuste tarifário anual feito pela COPEL. Segundo o conselheiro, o reajuste feito pela empresa é destinado a dois grupos diferentes – o grupo A e o grupo B – e ambos sofreram um pequeno aumento em suas porcentagens de tarifas cobradas pela COPEL, mas que ainda se encontram em um nível menor do que a inflação. “Finalizando, em nossa tarifa temos as questões dos impostos, então o imposto referente ao ICMS, que hoje representa 29% do valor final, será reduzido por lei para 17%, o que dará no futuro uma redução de mais 13,5% em nossas contas”, ressaltou.

conselheiro-helio-crea-parana
Conselheiro Helio.

Em seguida, tivemos a proposta de composição da ‘Comissão de Renovação do Terço’ para o ano de 2023, apresentada pelo conselheiro e coordenador do CRT, Hélio Sabino Deitos. Foi aprovada pela comissão a composição de 102 representantes das Entidades de Classe de Profissionais de nível superior e 42 representantes de Instituições de Ensino Superior, dando um total de 144 representantes.

Encerrando a plenária, o presidente Ricardo agradeceu a todos pela presença, colaboração nas discussões sadias durante a reunião e toda a produtividade dos conselheiros. Também foi destacado pelo presidente o desejo da presença de todos na Plenária n° 1000 do Crea-PR, que além de comemorar esse feito histórico, se junta aos 88 anos do Conselho e ao Congresso Estadual dos Profissionais, sendo um momento de comemoração e pró-atividade dos conselheiros.

Acesse o Facebook do Crea-PR e confira os registros da sessão.

presidente-crea-ricardo-rocha
Pres. Ricardo Rocha.