Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/07/11-cep-painel-atuacao-profissional/>.
Acesso em 11/08/2024 às 00h25.

11° CEP do Crea-PR: painel Atuação Profissional

6 de julho de 2022, às 21h11 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho (Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR), Nanci Cristiane Josina Walter (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul - Crea-RS) e Everton Luiz da Costa Souza (Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo - Sedest)..

O secretário Estadual do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo – Sedest, Geol. Everton Luiz da Costa Souza, apresentou diversos projetos que têm sido trabalhados em sua Secretaria, que trazem oportunidade de desenvolvimento para o Estado com a atuação de profissionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Entre eles, falou do Descomplica Rural que, em parceria com o Instituto Água e Terra (IAT), tem como objetivo trazer agilidade nos processos de licenciamento ambiental no campo, com segurança ambiental e jurídica

“Outras áreas que geram oportunidades de atuação e que são imprescindíveis de serem trabalhadas com dedicação neste momento por conta de questões ambientais são as ampliações imobiliárias, o crescimento das cidades, como por exemplo a região litorânea; a questão energética, as novas formas de energia; a regulamentação de empreendimentos minerários que precisam se desenvolver; licenciamento municipalizado; erosão urbana; entre outros”, disse Souza.

Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, falou sobre os rumos da formação profissional das Engenharias e Agronomia brasileiras, e deu um panorama geral sobre a pesquisa e produção científica mundial, com dados interessantes: o conhecimento científico e tecnológico global vêm dobrando a cada cinco anos e meio; sete mil novos artigos científicos e mil livros são publicados por dia; e aproximadamente 90% dos cientistas que já existiram estão vivos.

“O Brasil é destaque, por exemplo, nas publicações de pesquisas cientificas, porém, a maior parte dessa produção científica ainda fica na publicação, as inovações e descobertas nem sempre são colocadas em prática”, diz.

O painelista destacou o crescimento do número de profissionais formados anualmente no Brasil nos últimos anos, mesmo com a situação da pandemia, e apresentou alguns projetos realizados pela UTFPR em parceria com outras empresas, inclusive de grande porte, e instituições, que geram oportunidades aos seus acadêmicos e formandos, como o programa de Metodologia de Ensino Inovador da Universidade (MEI-U).

A Eng. Amb. Nanci Cristiane Josina Walter, presidente do Crea-RS, falou de sua carreira, participações em conselhos municipais e outras representações, destacando as oportunidades que podem ser trabalhadas para os profissionais do Sistema Confea/Crea.

Ela destacou ainda ações de inovações no Crea-RS “como a implantação de governança e gestão, com metas e ações específicas, que realizamos nesta gestão, mudando a participação e configuração do Conselho na valorização das profissões em diversas frentes”, diz.

A presidente apresentou índices de atendimento de serviços prestados aos profissionais pelo Conselho no Rio Grande do Sul que melhoraram de forma significativa, como por exemplo os prazos de registro de pessoa física e jurídica e emissão de Certidão de Acervo Técnico (CAT).

Ela mostrou também ações conjuntas realizadas com outros órgãos, sempre buscando beneficiar os profissionais; contou cases de atuação do Conselho; e explicou como foi o Movimento Capacetes Brancos.

Volte para a matéria principal para ver como foram os outros painéis do dia.