Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/07/engenharia-florestal-realiza-encontros-pelo-pais/>.
Acesso em 22/12/2024 às 11h41.

Profissionais da Engenharia Florestal realizam encontros pelo país

Diversos profissionais paranaenses representaram o Conselho nos encontros que ocorreram neste mês

19 de julho de 2022, às 20h00 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Durante a última semana, em comemoração ao Dia do Engenheiro Florestal, foram realizados dois eventos nacionais ligados à modalidade com participação de representantes do Crea-PR e da Engenharia Florestal paranaense. Foram eles o 9º Congresso Florestal Brasileiro (CFB) e o ENCEF (Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal).

Confira como foi a participação dos paranaenses:

9º Congresso Florestal Brasileiro (CFB)

Entre os dias 12 e 15 de julho de 2022 aconteceu, em Brasília, com transmissão remota, o 9º Congresso Florestal Brasileiro (CFB). O evento, pelo seu histórico de realizações, marca a volta dos grandes e históricos eventos da Engenharia Florestal Brasileira. O CFB, que não era realizado desde 2003, foi retomado através de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF) e a Sociedade Brasileira de Silvicultura (SBS), contando com o apoio do CONFEA, da Mútua Nacional e de diversas instituições de ensino, pesquisa e empresas, além de diversos Creas do Brasil. Todas as entidades de classe regionais da Engenharia Florestal também foram apoiadoras na realização do congresso.

participantes-do-9-Congresso-Florestal-Brasileiro

O evento contou com mais de 700 participantes, 150 palestras divididas entre painéis e sessões técnicas e aproximadamente 240 trabalhos científicos apresentados,  reunindo profissionais, estudantes, pesquisadores, professores da área florestal, além de diversos profissionais que direta ou indiretamente, atuam na área florestal.

Diversos temas de grande interesse foram tratados no evento, tais como o manejo, uso e gestão de florestas nos diversos biomas brasileiros, a silvicultura e o melhoramento de florestas plantadas, o ordenamento territorial florestal, suprimento de matéria-prima florestal, e regularização ambiental, a economia, política e administração no setor florestal, o desenvolvimento sustentável, mudança do clima, gestão e instituições florestais e a atuação profissional no setor florestal.

O Paraná teve atuação destacada no Congresso, com diversos palestrantes do estado e representantes do Crea-PR na organização e realização.

conselheiro-eleandro-brun
Eng. Ftal. Eleandro Brun em sua fala.

O conselheiro Eng. Ftal. Eleandro Brun, professor da UTFPR Dois Vizinhos e membro da diretoria da SBEF, representou a presidência do Crea-PR no evento, e relata que os representantes do Regional atuaram na organização, como palestrantes e moderadores de sessões técnicas, e como moderadores e avaliadores de trabalhos científicos.

Participaram de forma direta, além do conselheiro Eleandro, o conselheiro do Crea-PR Eng. Ftal.  Eduardo Lopes, o Eng. Ftal. Clodoaldo Goertz, representando a ASPEF – Associação Sul Paranaense de Engenheiros Florestais, a Eng.ª Ftal. Flávia Brun representando a AEFOS – Associação dos Engenheiros Florestais do Oeste e Sudoeste do Paraná, e o Eng. Ftal. Álvaro Faria, coordenador do Curso de Engenharia Florestal da UTFPR Dois Vizinhos.

Representantes paranaenses no evento.

Para os representantes do Crea-PR, o 9º CFB foi um importante marco de união do setor florestal brasileiro, com as tratativas e busca de soluções para problemas comuns em nível nacional, que envolvem tanto o meio técnico-científico e educacional, como o meio político.

 

 

 

 

 

 

ENCEF (Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal)

Já a Sociedade Brasileira de Engenheiros Florestais (SBEF) e a Coordenadoria de Câmaras Especializadas em Engenharia Florestal do CONFEA (CCEEF) promoveram, entre os dias 10 e 12 de julho de 2022, o ENCEF (Encontro Nacional de Cursos de Engenharia Florestal). O evento foi realizado de maneira híbrida, reunindo mais de 400 pessoas nas modalidades presencial em Brasília (sede do CREA-DF) e remota. Participaram professores, profissionais representantes de Creas e de Entidades de Classe, e acadêmicos do curso.

Foram discutidos diversos temas que afetam a formação nos 73 cursos de Engenharia Florestal existentes hoje no Brasil, com foco principal na construção de novas diretrizes curriculares para esses cursos, tendo por base a formação por competências e a inclusão da extensão nos currículos.

O evento contou com representantes da Engenharia Florestal paranaense, com a participação dos conselheiros do Crea-PR Eng. Ftal. Eleandro José Brun (professor da UTFPR), Eng. Ftal. Eduardo da Silva Lopes, Eng.ª Ftal. Flávia Gizele Konig Brun (representante da Aefos), Eng. Ftal. Clodoaldo Goertz e do coordenador do curso de Engenharia Florestal da UTFPR Dois Vizinhos, Eng. Ftal. Álvaro Boson de Castro Faria.

Para o conselheiro Eleandro Brun, que representou a presidência do CREA-PR no evento, “a grande maioria dos cursos reformulou recentemente seu projeto  ou está em fase de reformulação, por isso este encontro veio na hora certa, oportunizando o aprendizado com especialistas no tema e uma troca de experiências entre os participantes com base nas diversas situações vivenciadas em cada curso”.

Eng.ª Ftal. Flávia Brun, professora na UTFPR de Dois Vizinhos

Os paranaenses Eng. Ftal. Álvaro Faria e Eng. Ftal. Eleandro Brun também participaram do evento realizando uma palestra, e a Eng.ª Ftal. Flávia Brun, também professora na UTFPR de Dois Vizinhos, foi moderadora de um painel.

Eng. Ftal. Álvaro Faria, Eng.ª Ftal. Flávia Brun e Eng. Ftal. Eleandro Brun representam o Paraná.

Conforme o Eng. Ftal. Clodoaldo Goertz, representante da Associação dos Engenheiros Florestais do Sul do Paraná (ASPEF), “a troca de experiências entre professores, especialistas, estudantes e profissionais em atuação no mercado de trabalho foi extremamente rica e trará inúmeros frutos para o futuro da profissão”.

Segundo os organizadores do Encontro Nacional, entre os resultados mais importantes do evento estão a ampliação da comunicação entre os cursos, a tomada de ações conjuntas na resolução de problemas e a intensificação da comunicação com o MEC (Ministério da Educação) e com o sistema Confea/Crea, aspectos de grande relevância para a profissão de Engenharia Florestal.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *