Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/crea-parana-fala-sobre-etica-na-soea/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h18.

Crea-PR atuante em ações de Ética apresentadas durante a SOEA

6 de outubro de 2022, às 16h30 - Tempo de leitura aproximado: 1 minuto

lancamento-livro

O tema Ética esteve entre os assuntos do terceiro dia da 77ª SOEA – Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia – e o Crea-PR, na pessoa do Eng. Quím. e Assessor da Comissão de Ética Profissional do Crea-PR, Paulo César Markovicz, participou de dois momentos que marcaram o evento.

paulo
Eng. Quím. Paulo César Markovicz

No espaço chamado de “Ilha de Inovação”, o engenheiro foi um dos profissionais a apresentar o programa SIC Éticos que foi criado com o objetivo de formar uma base nacional de processos éticos. “Essa base permitirá o acesso às decisões de outros Creas facilitando entender como o outro Conselho analisa e fundamenta os seus processos”, explicou Paulo.

Segundo Markovicz, a base também pode fornecer estatísticas sobre diversos assuntos mais específicos como, por exemplo, ‘quantos profissionais foram penalizados com advertência reservada em 2021?’. “Fica a cargo dos Creas buscarem essas informações, processo por processo, tornando o trabalho difícil e moroso. Agilidade nas análises será um dos grandes ganhos trazidos pelo SIC Éticos.

O programa, que contou com a participação do Crea-PR em seu desenvolvimento, já está pronto e a implementação deve ocorrer até o final de 2022. A formatação prática e treinamentos para a utilização deste manual, juntamente com a estratégia de implementação, também deverão ocorrer durante esse período”, destacou Paulo.

Após a apresentação o Assessor da Comissão de Ética Profissional do Crea-PR também participou do lançamento do lançamento do livro “Reflexões sobre Ética Profissional no Sistema Confea/Crea e Mútua”.
O livro traz uma série de artigos redigidos por profissionais do Sistema, um deles pelo próprio Paulo. “Ser convidado para fazer parte do livro é uma honra para mim e um reconhecimento para o trabalho do Crea-PR”.

O livro será disponível também em formato digital e divulgado o acesso pelo Crea-PR em breve.

Confira o álbum de fotos em nosso Facebook

Acesse a página da 77ª SOEA e acompanhe mais matérias sobre o que está sendo discutido no evento.