Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/programa-de-residencia-tecnica-inscricoes-abertas/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h24.

Programa de residência técnica para engenheiros e arquitetos está com inscrições abertas

São 89 vagas disponíveis em 16 municípios paranaenses

11 de outubro de 2022, às 17h45 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

residencia-tecnica

Estão abertas as inscrições para o Programa de Residência Técnica em Projetos e Obras Públicas (Restec POP). Voltado para profissionais recém-formados nos cursos de Arquiteutra e Urbanismo e em Engenharia Civil, o programa possui 89 vagas disponíveis para Curitiba e outras 15 cidades paranaenses. As inscrições podem ser realizadas até 27 de outubro, de forma exclusiva pela internet, no valor de R$ 150, valor que pode ser pago até 28 de outubro.

A Restec POP conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) e é realizado pela Superintendência Geral de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).

Ao todo, estão abertas 65 vagas para engenheiros e 24 para arquitetos voltadas para profissionais com até 36 meses de formado. Destas, 53 oportunidades são para Curitiba e 36 para outras cidades paranaenses. Os selecionados têm direito a bolsa mensal de R$ 1,9 mil e auxílio-transporte.

Para a coordenadora-geral do programa na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), a Engenheira Civil Gabriela Mazureki Campos Bahniuk, os residentes técnicos têm, exclusivamente, a função de apoio.

“O período de residência é o momento onde eles estão aprendendo. A parceria com o Crea-PR é importante pela proximidade e por conta do fato deles serem profissionais que já estão no mercado de trabalho. Depois, eles poderão estar atuando no Estado ou em alguma empresa vinculada com obras projetos de obras públicas”, afirma.

Com duração prevista de dois anos, o programa possui carga horária semanal de 30 horas para atividades práticas e 500 horas em disciplinas do curso de especialização, na modalidade de ensino a distância (EAD), pela UEPG.

“Eles vão prestar apoio e trabalhar sob a supervisão de um profissional de mesma formação, o que enriquece todo o processo”, completa.

As vagas estão distribuídas nas cidades de Campo Mourão, Cascavel, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Francisco Beltrão, Guarapuava, Jacarezinho, Londrina, Maringá, Paranavaí, Pato Branco, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, Umuarama e União da Vitória.

Cronograma

As inscrições da 3ª edição da Restec POP seguem aberta até 28 de outubro, de acordo com o edital. A aplicação da prova será realizada em 13 de novembro, período da manhã, nas cidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Ponta Grossa, com duração tempo disponível de até três horas para a realização.

Para os inscritos, o ensalamento estará disponível até 7 de novembro. O processo seletivo terá prova com 30 questões objetivas, de acordo com o conteúdo presente em edital. A prova possui caráter eliminatório e classificatório.

A divulgação do gabarito está prevista para dia 13 de novembro, no período da tarde, com o resultado sendo publicado em 24 de novembro.