Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/portal-de-apoio-ao-profissional-do-servico-publico/legislacao-normas-tecnicas-da-abnt/>.
Acesso em 10/08/2024 às 12h20.

Legislação – Normas Técnicas da ABNT

As normas técnicas brasileiras (NBR), editadas pela ABNT, devem fazer parte da atividade do profissional.

A ABNT é a instituição responsável pela atividade de “normalização”, definida como “atividade que estabelece, em relação a problemas existentes ou potenciais, prescrições destinadas à utilização comum e repetitiva com vistas à obtenção do grau ótimo de ordem em um dado contento”.

Dentre os objetivos da normalização estão os seguintes, de acordo com a ABNT:

• Economia: Proporcionar a redução da crescente variedade de produtos e procedimentos;
  • Segurança: Proteger a vida humana e a saúde;
  • Proteção do consumidor: Prover a sociedade de meios eficazes para aferir a qualidade dos produtos.

Ainda conforme a ABNT, os benefícios da normalização são os seguintes:

Qualitativos:

• A utilização adequada dos recursos (equipamentos, materiais e mão-de-obra);
  • A uniformização da produção;
  • A facilitação do treinamento da mão-de-obra, melhorando se nível técnico;
  • A possibilidade de registro do conhecimento tecnológico;
  • Melhorar o processo de contratação e venda de tecnologia.

Quantitativos:

• Redução do consumo de materiais e do desperdício;
  • Padronização de equipamentos e componentes;
  • Fornecimento de procedimentos para cálculos e projetos;
  • Aumento de produtividade;
  • Melhoria da qualidade;
  • Controle de processos.

Profissionais registrados no Crea e os associados à Mútua podem visualizar as normas da ABNT antes de adquiri-las. A norma de interesse poderá ser visualizada na sua íntegra por 60 minutos para dirimir quaisquer dúvidas se realmente ela atenderá as necessidades.

Ao pesquisar determinada norma no site da ABNT, ao clicar em visualizar o texto, após a abertura da norma aparecerá no topo da página um relógio contador dos minutos.

Para poder imprimir ou visualizar sem limite de tempo, o profissional poderá adquirir a norma, já com o benefício do desconto especial de 66% para profissionais devidamente registrados e adimplentes no Crea-PR.

O profissional também poderá consultar as normas sem limite de tempo em uma de nossas Inspetorias.

Link para o site da ABNT: www.abntcatalogo.com.br/confea/