Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2022/10/vencedor-do-premio-de-inovacao-e-boas-praticas-sera-conhecido-nesta-sexta-feira/>.
Acesso em 11/08/2024 às 00h18.

Vencedor do Prêmio Inovação e Boas Práticas será conhecido nesta sexta-feira

27 de outubro de 2022, às 16h56 - Tempo de leitura aproximado: 4 minutos

Foram apresentados no 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe e 31º Fórum de Docentes e Discentes, que acontecem em Foz do Iguaçu esta semana, os cinco projetos que concorrem ao Prêmio Inovação e Boas Práticas das Entidades de Classe, uma ação instituída pelo Colégio de Entidades de Classe (CDER), que objetiva reconhecer as organizações que desenvolvem trabalhos diferenciados junto à sociedade, visando a valorização profissional e a defesa das profissões quem compõem o Sistema Confea/Crea. A escolha do vencedor é feita pelos próprios participantes do evento e o resultado da votação será conhecido nesta sexta-feira (28).

Eng. Civ. Decarlos Manfrin – CEAL

Entre os concorrentes está o projeto Estratégia para retenção e captação de associados estudantes e valorização da marca, apresentado pelo presidente do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (CEAL), Eng. Civ. Decarlos Manfrin. Segundo ele, com a iniciativa de associar também acadêmicos foi possível ter um crescimento sustentável no Clube, que hoje conta com cinco mil associados, sendo que, deste total, dois mil são estudantes.

Além disso, o Clube oferece benefícios que agregam valor aos novos associados acadêmicos, membros do Programa CreaJr, com o desconto de 50% no valor do plano médico junto à Unimed, e sem anuidade no Clube.

Eng. Seg. Trab. Fernando Ribeiro dos Santos – APLA

Outro projeto que concorre ao Prêmio é o Fortalecimento de identidade visual, da Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (APLA), que completa 23 anos em 2023. Conforme o presidente da APLA, Eng. Seg. Trab. Fernando Ribeiro dos Santos, as melhorias implantadas ajudaram a despertar a atenção de novos associados, como a reforma do prédio, aquisição de câmeras e sistema de alarme, aquisição de placa visual de identificação, reforma de cadeiras e aquisição de assento preferencial, investimento em site para divulgação de boletins, entre outros.

Eng. Agr. Edson Roberto Silveira – AEAPB

O projeto Dez edições da Revista Técnica da AEAPB: Agronomia em Debate, da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco (AEAPB), que conta com 500 associados, em 14 municípios da região, também é um dos concorrentes do Prêmio Inovação e Boas Práticas das Entidades de Classe.

Conforme o presidente da AEAPB, Eng. Agr. Edson Roberto Silveira, por meio da revista é possível divulgar novas tecnologias, ações e eventos de Entidades de Classe, além de temáticas como fiscalização e Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), como também estreitar laços com associados e estimular a divulgação de trabalhos para a comunidade.

Eng. Civ. Claiton Markus Schlindwein – Area-MCR

Na disputa pelo Prêmio também está a iniciativa da Associação Regional dos Engenheiros e Arquitetos de Marechal Cândido Rondon (Area-MCR), com o projeto Futuro da impressão. Conforme o diretor da Associação, Eng. Civ. Claiton Markus Schlindwein, após três meses de implantação, foi observado um aumento de público na Entidade de Classe buscando os serviços oferecidos.

“Concluímos que conseguimos disponibilizar uma nova tecnologia para a sociedade em geral. Com isso, aumentamos a arrecadação da entidade e atendemos a demanda da digitalização e xerox, de projetos já existentes, sendo a quarta empresa da Regional Cascavel a oferecer esse tipo de serviço”, pontua.

Geóg. Jorge Luís Oliveira Campelo – Aprogeo-PR

A Associação dos Profissionais Geógrafos do Estado do Paraná (Aprogeo-PR) concorre com o projeto Ideathon do Sistema: Uma nova forma de falar de ética e fiscalização. De acordo com o Geóg. Jorge Luís Oliveira Campelo, o projeto nasceu de uma conversa de bastidores, e  visa, com o apoio de metodologias de gamificação, fomentar ideias criativas e inovadoras, com o objetivo de abordar assuntos ligados à ética profissional e fiscalização.

Programação

O 48º Encontro Paranaense de Entidades de Classe e o 31º Fórum de Docentes e Discentes seguem até sexta-feira em Foz do Iguaçu. Com o tema Infraestrutura do Estado do Paraná, inovação nos serviços das Engenharias, Agronomia e Geociências e sustentabilidade das Entidades de Classe, o evento reúne representantes de Entidades de Classe, inspetores, conselheiros do Crea-PR, membros do CreaJr e lideranças estaduais e nacionais das Engenharias, Agronomia e Geociências.

Realizado pelo Crea-PR por meio do Colégio de Entidades de Classe – CDER, do Colégio de Inspetores – CDIN, e do Colégio de Instituições de Ensino – CIE, e os eventos contam com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – Confea, da Mútua-PR – Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, e da Cooperativa de Crédito – CredCrea.

Texto: Patrícia Biazzetto – Comunicação Crea-PR

Fotos: Levi Rodrigues Ker e Elias Ker