Crea-PR realiza eventos preparatórios da Agenda Parlamentar nesta semana em Apucarana
8º Seminário Estadual do Proec e 4º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR reúnem lideranças paranaenses das Engenharias, Agronomia e Geociências24 de maio de 2023, às 17h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos
Cerca de 150 lideranças profissionais do Estado do Paraná estarão reunidas em Apucarana nesta semana para discutir propostas para a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências, criada em 2022 na Assembleia Legislativa do Paraná, com apoio do Crea-PR. O encontro fará parte do 8º Seminário Estadual do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (Proec) e do 4º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR. As atividades serão nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA).
“São ciclos de seminários anuais que nós fazemos com as entidades duas vezes ao ano. Esses seminários têm o objetivo de reunir representantes de 98 Entidades de Classe do Paraná. Nesta primeira edição, especialmente, incluímos o Encontro Técnico de Lideranças, onde os colegiados estaduais do Crea-PR (Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN, Colégio de Instituições de Ensino – CIE), Comitês Empresariais da Construção Civil, do Agronegócio e da Indústria Metal Mecânica, membros dirigentes estaduais do Crea Jr, Comissão de Coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-PR e Diretoria do Crea-PR debatem os principais assuntos estaduais que envolvem o segmento das Engenharias, Agronomia e Geociências”, explica o gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.
O principal tópico a ser discutido neste encontro são as primeiras 25 minutas de projetos de lei que os Colegiados elaboraram nos últimos meses e que serão apresentados à Frente Parlamentar das Engenharias, da Agronomia e das Geociências para a Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná, em um encontro que acontecerá em junho na Assembleia Legislativa do Paraná. A Frente foi lançada há um ano e hoje conta com o apoio de 19 deputados.
“Essas propostas envolvem regulamentações que são necessárias às atividades das Engenharias, Agronomia e Geociências. Nossa intenção é que tenhamos um debate rico e que elas sejam finalizadas em Apucarana”, pontua Prattes. No dia 19 de junho, haverá a entrega oficial desse pacote de propostas iniciais. “Eu digo iniciais porque outras propostas estão sendo discutidas e a ideia é que tenhamos um fluxo contínuo de alimentação de demandas para a nossa Frente Parlamentar”, diz Prattes.
O gerente afirma que a criação da Frente foi importantíssima para o Crea-PR e a sociedade. “Nunca tivemos uma Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembleia. E agora nós vamos fazer todos os esforços aqui com a nossa base, nossos Colegiados regionais, para que essa Frente seja a extremamente ativa e atuante”, aponta.
“A maioria das Frentes Parlamentares agem de forma reativa – um grupo que se posiciona sobre uma lei. Mas o que nós estamos fazendo é dar um passo atrás: ao invés de nós nos posicionarmos sobre proposições de leis que chegam na Assembleia, estamos elaborando proposições dessas leis, ou seja, participando da sua criação. A ideia é que, por meio da Frente Parlamentar, tenhamos participação ativa desde o nascimento de um projeto de lei e um monitoramento passo a passo até a publicação da mesma. Nós não vamos esperar a lei sair para lá dizer se ela é boa ou se é ruim e o que precisa ser melhorado”, afirma. “A ideia é a participação ativa em todo o processo legislativo. É uma via de de quatro mãos. Precisamos da Assembleia para que tenhamos leis aplicáveis, com qualidade, e que realmente visem a segurança e qualidade de vida para a população. E, por outro lado, a Assembleia tem a necessidade de uma consultoria, uma tutoria e um monitoramento, de projetos de lei das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências feita por especialistas. O produto final disso é que a sociedade paranaense terá projetos de lei e leis realmente coerentes, que tragam a melhoria da qualidade de vida da população. É um grande passo com as profissões do Sistema Confea/Crea/Mútua dando a sua intensa contribuição dentro de todo o processo de legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná”, finaliza.
Para o gerente da Regional Apucarana do Crea-PR, Eng. Civ. Jeferson Antonio Ubiali, é um momento de bastante importância para Apucarana, de destaque no cenário estadual, receber mais de 150 profissionais de todo o Paraná discutindo propostas que são de grande relevância para a sociedade. “Essa importância no cenário traz um destaque a mais para Apucarana, deixando-a no mesmo nível de grandes centros onde sempre ocorrem esse tipo de encontro para os debates”, diz.
Comentários
Nenhum comentário.