Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/05/crea-pr-realiza-eventos-preparatorios-da-agenda-parlamentar-nesta-semana-em-apucarana/>.
Acesso em 22/12/2024 às 03h11.

Crea-PR realiza eventos preparatórios da Agenda Parlamentar nesta semana em Apucarana

8º Seminário Estadual do Proec e 4º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR reúnem lideranças paranaenses das Engenharias, Agronomia e Geociências

24 de maio de 2023, às 17h04 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

Cerca de 150 lideranças profissionais do Estado do Paraná estarão reunidas em Apucarana nesta semana para discutir propostas para a Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências, criada em 2022 na Assembleia Legislativa do Paraná, com apoio do Crea-PR. O encontro fará parte do 8º Seminário Estadual do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (Proec) e do 4º Encontro Técnico de Lideranças do Crea-PR. As atividades serão nos dias 25 e 26, quinta e sexta-feira, na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Apucarana (AEAA).

“São ciclos de seminários anuais que nós fazemos com as entidades duas vezes ao ano. Esses seminários têm o objetivo de reunir representantes de 98 Entidades de Classe do Paraná. Nesta primeira edição, especialmente, incluímos o Encontro Técnico de Lideranças, onde os colegiados estaduais do Crea-PR (Colégio de Entidades de Classe – CDER, Colégio de Inspetores – CDIN, Colégio de Instituições de Ensino – CIE), Comitês Empresariais da Construção Civil, do Agronegócio e da Indústria Metal Mecânica, membros dirigentes estaduais do Crea Jr, Comissão de Coordenadores de Câmaras Especializadas do Crea-PR e Diretoria do Crea-PR debatem os principais assuntos estaduais que envolvem o segmento das Engenharias, Agronomia e Geociências”, explica o gerente de Relações Institucionais do Crea-PR, Claudemir Marcos Prattes.

O principal tópico a ser discutido neste encontro são as primeiras 25 minutas de projetos de lei que os Colegiados elaboraram nos últimos meses e que serão apresentados à Frente Parlamentar das Engenharias, da Agronomia e das Geociências para a Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Estado do Paraná, em um encontro que acontecerá em junho na Assembleia Legislativa do Paraná. A Frente foi lançada há um ano e hoje conta com o apoio de 19 deputados.

“Essas propostas envolvem regulamentações que são necessárias às atividades das Engenharias, Agronomia e Geociências. Nossa intenção é que tenhamos um debate rico e que elas sejam finalizadas em Apucarana”, pontua Prattes. No dia 19 de junho, haverá a entrega oficial desse pacote de propostas iniciais. “Eu digo iniciais porque outras propostas estão sendo discutidas e a ideia é que tenhamos um fluxo contínuo de alimentação de demandas para a nossa Frente Parlamentar”, diz Prattes.

O gerente afirma que a criação da Frente foi importantíssima para o Crea-PR e a sociedade. “Nunca tivemos uma Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia e Geociências na Assembleia. E agora nós vamos fazer todos os esforços aqui com a nossa base, nossos Colegiados regionais, para que essa Frente seja a extremamente ativa e atuante”, aponta.

“A maioria das Frentes Parlamentares agem de forma reativa – um grupo que se posiciona sobre uma lei. Mas o que nós estamos fazendo é dar um passo atrás: ao invés de nós nos posicionarmos sobre proposições de leis que chegam na Assembleia, estamos elaborando proposições dessas leis, ou seja, participando da sua criação. A ideia é que, por meio da Frente Parlamentar, tenhamos participação ativa desde o nascimento de um projeto de lei e um monitoramento passo a passo até a publicação da mesma. Nós não vamos esperar a lei sair para lá dizer se ela é boa ou se é ruim e o que precisa ser melhorado”, afirma. “A ideia é a participação ativa em todo o processo legislativo. É uma via de de quatro mãos. Precisamos da Assembleia para que tenhamos leis aplicáveis, com  qualidade, e que realmente visem a segurança e qualidade de vida para a população. E, por outro lado, a Assembleia tem a necessidade de uma consultoria, uma tutoria e um monitoramento, de projetos de lei das áreas das Engenharias, Agronomia e Geociências feita por especialistas. O produto final disso é que a sociedade paranaense terá projetos de lei e leis realmente coerentes, que tragam a melhoria da qualidade de vida da população. É um grande passo com as profissões do Sistema Confea/Crea/Mútua dando a sua intensa contribuição dentro de todo o processo de legislatura da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná”, finaliza.

Para o gerente da Regional Apucarana do Crea-PR, Eng. Civ. Jeferson Antonio Ubiali, é um momento de bastante importância para Apucarana, de destaque no cenário estadual, receber mais de 150 profissionais de todo o Paraná discutindo propostas que são de grande relevância para a sociedade. “Essa importância no cenário traz um destaque a mais para Apucarana, deixando-a no mesmo nível de grandes centros onde sempre ocorrem esse tipo de encontro para os debates”, diz.


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *