Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/06/proposta-do-crea-pr-preve-controle-de-poluicao-e-mais-seguranca-em-restaurantes/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h26.

Proposta do Crea-PR prevê controle de poluição e mais segurança em restaurantes

Sugestão de Projeto de Lei que será apresentada à Alep prevê uso de sistema de exaustão e renovação de ar em estabelecimentos com cocção ou preparo de alimentos

13 de junho de 2023, às 13h33 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos

*imagem ilustrativa.

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná irá apresentar 25 propostas de Projetos de Lei à Frente Parlamentar das Engenharias, Agronomia, Geociências e da Infraestrutura e Desenvolvimento Sustentável do Paraná, na Assembleia Legislativa do Paraná, no próximo dia 19 de junho.

Entre elas, está uma iniciativa para o controle da poluição ambiental causada por bares, restaurantes e outros estabelecimentos na área de gastronomia, que foi sugerida pelos profissionais das Entidades de Classe que fazem parte da regional  Cascavel do Crea-PR. Trata-se de um sistema de exaustão e renovação de ar em estabelecimentos com cocção ou preparo de alimentos.

“O primeiro objetivo para o projeto ser colocado em prática é o controle da poluição ambiental causada por bares, restaurantes, food services, principalmente em grandes centros. Também há uma preocupação com a segurança alimentar, devido à contaminação de alimentos por ambientes que não são ventilados”, explica o inspetor do Crea-PR, Engenheiro Mecânico Rogério Luiz Ludgero.

Segundo ele, a proposta também permite melhores condições de trabalho a funcionários e aumento da segurança nos estabelecimentos. “São previstas melhorias de áreas insalubres para os trabalhadores e segurança em relação a incêndios, já que o projeto de lei contemplaria normas que devem estar em vigor. Em Cascavel, por exemplo, tivemos recentemente dois incêndios causados por exaustão”, cita Ludgero.

O inspetor destaca ainda que a aprovação do projeto de lei fomenta o trabalho de profissionais que têm conhecimento especializado para atuar nessa área. “Há profissionais responsáveis por isso, mas ainda são poucas as empresas especializadas nesse serviço e os custos são altos para instalação e manutenção do sistema”, avalia.

Pela regional Cascavel do Crea-PR outras duas propostas também deverão ser apresentadas à Alep: instalação de ganchos de ancoragem em edifícios e a que institui a política estadual de incentivo à implantação de medidas de sustentabilidade ambiental.

“O  que esperamos é poder contribuir com sugestões de projetos de lei que resultem em benefícios para toda a sociedade”, destaca o gerente da regional  Cascavel do Crea-PR, Engenheiro Civil, Geraldo Canci.

Propostas

As 25 propostas de projetos de lei foram oficializadas durante o 8º Seminário Estadual  do Programa de Apoio à Sustentabilidade das Entidades de Classe (ProEC) e 4º Encontro Técnico de Lideranças do  Crea-PR. O evento reuniu cerca de 150 lideranças das Engenharias, Agronomia e Geociências do Paraná, em Apucarana, na última semana. Todas as propostas estarão elencadas no site da Agenda Parlamentar do Crea-PR https://agendaparlamentar.crea-pr.org.br/, a partir do dia 15 de junho.