Seminário do Crea-PR debate o perfil do profissional de Agronomia no mercado de trabalho
Evento gratuito acontecerá no Auditório da UFPR e terá palestras para discutir as demandas e perspectivas da Agronomia14 de setembro de 2023, às 16h02 - Tempo de leitura aproximado: 2 minutos
Na próxima quarta-feira (20), a partir das 8h, o Setor de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebe o Seminário “Perfil do Profissional de Agronomia para Ingressar no Mercado de Trabalho”.
O evento, realizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), por meio da Câmara Especializada de Agronomia, reunirá especialistas do setor para discutir as demandas e perspectivas da formação de profissionais agrônomos. A participação no evento é gratuita e as inscrições podem ser realizadas CLICANDO AQUI.
De acordo com o assessor técnico da Câmara Especializada de Agronomia do Crea-PR, Engenheiro Agrônomo Ricardo Araújo, o objetivo do evento é preparar os acadêmicos e profissionais recém-formados para o mercado de trabalho das profissões afetas à modalidade Agronomia, aprimorando suas habilidades, competências e aptidões, de modo a construírem um perfil profissional diferenciado e atrativo para potenciais empregadores.
Um dos palestrantes do evento, o Engenheiro Agrônomo Jeferson Oles dos Santos, afirma que conhecimento técnico é fundamental, sendo a base da carreira de qualquer profissional. No Entanto, ele pondera que esse conhecimento representa apenas 15% do sucesso de uma carreira. Por isso, é necessário desenvolver demais softskills para se destacar no mercado de trabalho.
“Hoje o que está diferenciando os profissionais, são os outros 85% que está diretamente relacionado a: Comportamento, Habilidade e Atitude, justamente o que as instituições de ensino não abordam. Aprofundando quais seriam as principais competências relacionadas a esse tripé: autoconhecimento, interação interpessoal, tomada de decisão, comunicação assertiva, direcionamento e priorização das atividades, gestão de tempo, gerar e cultivar conexões, persuasão dentre outros”, afirmou.
Jeferson também destaca o impacto das mudanças tecnológicas no setor agrícola e chama a atenção para novas oportunidades de negócios, dentro do Agronegócio, impulsionadas por estas mudanças.
“Máquinas, drones, inteligência artificial, como usar informações técnicas que estão na palma da mão, monitoramento de pragas e doenças ou mesmo novos índices de saúde do solo. Além desse conhecimento, profissionais que possuem a capacidade de analisar diferentes dados e fazer a conexão entre eles e gerar conclusões ou decisões irá se destacar. E para acompanhar toda essa evolução, precisamos de profissionais com mente aberta ao novo e com alta adaptabilidade, além de gestão e liderança de pessoas, agindo como agente facilitador da transformação”, destacou.
Além da parte tecnológica, o Engenheiro Agrônomo também destaca que habilidades como trabalhar em time, envolver as pessoas, liderar por influência, persuasão e trabalho colaborativo, influenciam diretamente na empregabilidade e valorização dos profissionais do agro atualmente.
Programação do seminário
No dia 20, às 8h30 está prevista uma palestra do Engenheiro Agrônomo Marcelo Sumiya, da Coamo, que irá compartilhar perspectivas sobre os desafios atuais da agronomia. Às 9h30, o Engenheiro Agrônomo Jeferson Oles dos Santos, da Geração C3, conduzirá uma apresentação sobre a empregabilidade no setor agrícola, desvendando o perfil desejado pelas empresas. Em seguida, às 10h30, a psicóloga Renata Vanessa Mantovani Jorge, da Unicampo, discutirá a importância de se preparar para as demandas do futuro na Agronomia, destacando as habilidades necessárias para prosperar nesse ambiente em constante evolução.
Comentários
Nenhum comentário.