Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/10/profissionais-e-empresas-recebem-as-honras-de-homenagem-pelo-crea-pr/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h22.

Profissionais e empresas recebem as honras de homenagem pelo Crea-PR

24 de outubro de 2023, às 22h36 - Tempo de leitura aproximado: 15 minutos

Neste dia 24 de outubro, em Foz do Iguaçu, o Crea-PR realizou a cerimônia de homenagem a profissionais e empresas pelos relevantes serviços prestados ao Sistema Confea/Crea, concedendo aos indicados pelas Câmaras Especializadas e aprovados pela Comissão do Mérito e pelo Plenário do Conselho, a medalha do mérito, e menção honrosa e a inscrição no livro do mérito do Crea-PR.

Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira

O presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha de Oliveira, abriu a cerimônia falando da grande honra que é poder homenagear estes profissionais e empresas. O chanceler do Mérito, Geól. Abdelmajid Hach Hach, agradeceu a Comissão do Mérito “pelo trabalho árduo que fez para selecionar os profissionais e empresas que atuam em prol da sociedade, e a todos os conselheiros pelo trabalho que tiveram para as indicações e análises”.

O coordenador dos coordenadores de Câmaras, Eng. Agr. Orley Jayr Lopes, comentou “que todos os anos assistimos a chegada de muitos profissionais que deixam marcas importantes, por isso os representantes vêm com satisfação receber a homenagem sabendo que seu ente querido deixou um trabalho reconhecido; mais felizes aqueles que vêm receber a sua homenagem em vida”. Citou ainda o grande trabalho realizado em prol das entidades e que cada homenageado tem sua história e importantes contribuições, não somente nas suas profissões, mas no Sistema Profissional e para toda a sociedade.

Prestigiaram a cerimônia os ex-presidentes do Crea-PR, Arq. Armando de Oliveira Strambi, Eng. Civ. Rubens Curi, Eng. Civ. Orlando Maciel Strobel, Eng. Civ. Ivo Gilberto Martins e Eng. Agr. Seg. Trab. Luiz Antonio Rossafa.

História

A homenagem acontece há 29 anos, quando foi estabelecido o ato 39/1994 do Crea-PR, em seu art. 1º: “Fica instituído o diploma de mérito do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, conforme regulamentado neste ato para homenagear profissionais e empresas, personalidades nacionais e instituições que tenham prestado relevantes serviços ao Sistema Confea/Crea ou à Engenharia, à Agronomia e às Geociências em suas diversas modalidades, no Estado do Paraná.”

Medalha do Mérito

Os profissionais homenageados com a medalha do mérito receberam a honraria do presidente Ricardo Rocha, do Chanceler do mérito Abdelmajid, do coordenador Orley, e dos coordenadores de Câmaras Especializadas Eng. Cartógr. Pedro Luis Faggion, Eng. Civ. Rafael Dilay Malucelli, Eng. Eletric. Ricardo Bertoncello, Eng. Mec. Carlos Alberto Bueno Rego e o Eng. Min. Peter Lemr Junior.

Engenheiro Agrônomo Tumoru Sera

Engenheiro Agrônomo Tumoru Sera

Graduado pela Universidade Federal do Paraná, Doutor em Genética e Melhoramento de Plantas pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Pós-doutor pela NIAS (National Institute of Agrobiological Sciences) – Japan. Foi consultor em cultivo de café da Japan International Cooperation Agency- JICA, onde desenvolveu o sistema de cultivo “Café Amigável para la Naturaleza na Bolívia”. Foi consultor ad-hoc da Fundação Araucária, conselheiro da Associação Brasileira de Produtores de Café Arábica, consultor ad-hoc do CNPq, e membro do núcleo de melhoramento e genética – Consórcio Brasileiro de P&D Café. É consultor ad-hoc das revistas científicas Bragantia, Crop Breeding and Applied Biotechnology, Brazilian Archives of Biology and Technology, Pesquisa Agropecuária Brasileira, entre outras. Foi líder do Programa Café do IAPAR por 6 anos e coordenou o programa de melhoramento genético do IAPAR, constituído de dez projetos de financiamento externo.

Ele diz estar “muito honrado em fazer parte desta cerimônia”. Agradece o reconhecimento da Câmara de Agronomia e destacou que “o alimento é super importante para a humanidade, mas ele não existe sem água. A cada ano que passa a questão da insustentabilidade no uso da água está mais grave. Precisamos investir em pesquisa para o bem do nosso país”.

Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro Agrimensor Marcilio Martins

Engenheiro de Segurança do Trabalho e Engenheiro Agrimensor Marcilio Martins

Graduado em Engenharia de Agrimensura e em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Escola Superior de Agrimensura de Minas Gerais. Atuou em empresas de médio e grande porte, como Industria e Comercio Irmão Zugman; Grupo CR Almeida, Cimento Itambé; Britanite; WHB componentes Automotivos e Fundição. Foi Presidente da APES e Vice-Presidente da SOBES Região Sul.

Ele agradeceu a “Deus, à família, ao Crea e a todos os meus colegas independente de qual modalidade da Engenharia, todos estão de parabéns. Obrigado”.

Marcílio, além da carreira profissional, foi indicado como reconhecimento pela superação e inclusão no Sistema Profissional.

Engenheiro Civil Raul Ozorio de Almeida

Graduado pela UFPR, onde atua como Professor Titular do Departamento de Construção Civil nas disciplinas de Resistência dos Materiais. Especialista em pontes e grandes estruturas em aço e concreto armado, tendo atuado junto a grandes empresas como Caminhos do Paraná, Vale do Rio Doce, América Latina Logística, Rede Ferroviária Federal, em diversos estados do Brasil.

O profissional não pôde estar presente e a entrega simbólica foi feita ao coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Eng. Rafael Dilay, que posteriormente fará a entrega ao homenageado.

Engenheiro Eletricista Sergio Luiz Poplade

Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, atua nas áreas de projeto, implantação, coordenação de obras e laudos de rede elétrica de baixa tensão,

média tensão, telecomunicações, energia ininterrupta e segurança eletrônica. Poplade contribuiu muito com o Sistema Confea/Crea, sendo que uma delas foi implementada pelo Ministério Público: a criação de um canal criptografado para denúncias anônimas. Também foi o responsável pela elaboração do caderno técnico sobre Sistemas eletrônicos de monitoramento e segurança patrimonial.

O homenageado não pôde estar presente e foi representando pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica, Eng. Eletric. Ricardo Bertoncello.

Engenheiro Mecânico e Engenheiro Eletricista Ruy Somei Nakayama

Engenheiro Mecânico e Engenheiro Eletricista Ruy Somei Nakayama

Engenheiro Eletricista pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná e Mecânico pela Universidade Federal do Paraná, atua como docente no departamento de Mecânica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. Sócio Fundador da Knowha Indústria Eletromecânica, com passagens em empresas como Schindler Elevators K.K. e Furukawa Industrial S/A.

Ruy agradeceu a indicação no meio de tantos outros bons profissionais. “Agradeço ao Crea-PR que regulamentou esses quase 40 anos de profissão, às instituições que me formaram e à UTFPR que me deu a oportunidade de trabalhar como docente por estes quase 25 anos”.

Engenheiro Químico e Engenheiro de Segurança do Trabalho Ernesto Galvão Ramos de Carvalho

Graduado em Engenharia Química pela UFRGS e em Engenharia de Segurança pela UFPR, Pós-graduado em Engenharia Petroquímica pela Petrobras. Atuou como Conselheiro do Confea e do Crea-PR. Foi Vice-Presidente e Diretor do Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná. Profissional com ampla experiência na área da Engenharia Química com ênfase em Petroquímica, atuando como engenheiro de processamento na Petróleo Brasileiro S.A.

Ernesto não pôde estar presente, e foi representado pelo coordenador da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas, Eng. Quím. Peter Lerm Junior.

Inscrição no Livro do Mérito – in memoriam – 2023

Engenheiro Agrônomo Otavio Perin Filho

Formado pela Universidade Estadual do Norte do Paraná — UENP, Perin foi Vice-Presidente do Crea-PR na primeira gestão do Presidente Ricardo Rocha de Oliveira e Conselheiro do Conselho por 15 anos, participando ativamente de eventos estaduais e nacionais. Teve ampla atuação nas Entidades de Classe, de uma delas- AMEA – Associação Maringaense dos Engenheiros Agrônomos – foi presidente em 04 quatro gestões.

Ele foi representando pelo diretor Crea-PR, Eng. Civ. Altair Ferri, que posteriormente fará a entrega para a família do homenageado. Altair declara ser “uma árdua missão a lembrança do amigo, por tantos anos de convivência me sinto honrado em vê-lo sendo homenageado por tudo que fez pelo Crea, em prol da AMEA e do Sistema Profissional. Em nome da família agradeço e faço questão de levar essa homenagem a eles”.

Engenheiro Civil Aristides Athayde Cordeiro

Maria Tereza Xavier Cordeiro, esposa do Engenheiro Civil Aristides Athayde Cordeiro

Graduado pela UFPR, Especialista em Engenharia de Produção pela USP e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC. Foi Vice-Presidente do Crea-PR onde também atuou como Conselheiro; foi Conselheiro do Confea; Pró-reitor de Pós-Graduação da UFPR, onde desempenhou diversas funções; Diretor da FIEP – Federação das Indústrias do Estado do Paraná; Diretor Secretário do SINDUSCON-PR –  Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná ; Conselheiro do SENAI-PR – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, do Conselho Universitário da UFPR; do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Paraná – CONCITEC; do Conselho Consultivo do Instituto de Engenharia do Paraná – IEP; do Conselho Fiscal da Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC. Foi Diretor Superintendente da empresa de construção civil Empreendimentos LÁBOR S.A e Presidente do Rotary Club de Curitiba.

Profissional representando pela senhora Maria Tereza Xavier Cordeiro, que agradeceu ao presidente do IEP, José Carlos, pela indicação. “Foram 90 anos de bastante trabalho, ele deixou um grande caminho e uma história. Agradeço também meus familiares aqui presentes”.

Engenheiro Eletricista Victor Hugo Marmelo dos Passos

Victor Hugo Marmelo dos Passos Filho, filho do Engenheiro Eletricista Victor Hugo Marmelo dos Passos

Graduado pela Escola de Engenharia da Universidade de Minas Gerais, Marmelo dos Passos foi atuante na profissão. Ocupou o cargo de Superintendente da Copel na Regional de Maringá e de Cascavel, onde ofereceu importante contribuição para a ampliação das redes elétricas e atendimento de qualidade nessas regiões.

Representando pelo senhor Victor Hugo Marmelo dos Passos Filho, que fez um “agradecimento a todo o Sistema Crea pela homenagem ao meu pai, que há mais de 50 anos veio de Minas Gerais para ajudar a desenvolver essa grande empresa que é a Copel. Ele deixou um grande ensinamento aos filhos e para nós após dois anos de sua morte é um conforto poder receber essa homenagem do Crea”.

Engenheiro Mecânico Luiz Antonio Haus

Esposa e filhos do Engenheiro Mecânico Luiz Antonio Haus

Graduado pela Universidade Federal do Paraná, Mestre em Geração e Transferência de Tecnologia, na Linha de Pesquisa de Desenvolvimento de Sistemas pelo LACTEC. Profissional com atuação como docente e ampla experiência no mercado, com acervo técnico de projetos, instalação e manutenção de sistemas de climatização e ventilação mecânica.

Representando pela esposa Arlete Ana Motter, que agradeceu a homenagem e ficou “muito emocionada quando a recebi a ligação informando que ele seria homenageado, para nós um motivo de felicidade pelo reconhecimento por mais de 30 anos de trabalho e de muita dedicação ao Conselho e ao IEP. É muto justo que ele seja reconhecido, isso vai ficar na nossa memória e dos filhos, então só tenho a agradecer”.

Engenheiro Químico Ricardo Coraiola

Maria Paula Sidor Coraiola, filha do Engenheiro Químico Ricardo Coraiola

Graduado pela Escola de Química da Universidade do Paraná. Trabalhou no laboratório químico da Klabin, em Monte Alegre, onde exerceu a função de Gerente de Meio Ambiente e Qualidade. Também atuou como Consultor na Área Ambiental. Foi membro da Associação dos Engenheiros de Telêmaco Borba e Conselheiro da Câmara Especializada de Engenharia Química do Crea-PR.

Representado pela filha Maria Paula Sidor Coraiola, que fala da emoção “em estar aqui por esta homenagem ao pai que sempre é lembrado pela empatia, voz calma e o jeito que recebeu a todos sempre com os braços abertos. Muito obrigada a todos pelo reconhecimento”.

Menção Honrosa

COGEP – Companhia de Geotecnologias do Paraná S.A

A COGEP – Companhia de Geotecnologias do Paraná S.A é uma empresa paranaense, sediada no Município de Campo Largo, Paraná, fundada em 2007 por um engenheiro cartografo, atualmente é referência nacional na execução de projetos de regularização de seu primeiro loteamento no ano de 2015. Ao longo dos últimos anos a relevância social dos trabalhos desenvolvidos pela empresa se tornou um ponto marcante em sua trajetória, pois mais de 1500 famílias já foram beneficiadas com os serviços prestados e hoje certa de 15.000 estão sendo atendidas com a regularização de seus imóveis no estado do Paraná.

A atuação da empresa é pautada no uso de tecnologias/metodologias de última geração e um exemplo de como a aplicação da engenharia tecnológica pode beneficiar as camadas mais vulneráveis da sociedade, lhe dando, por exemplo, o direito à uma moradia regularizada.

Eng. Cartógr. Luiz Oliani, representante da Cogep

Representada pelo Eng. Cartógr. Luiz Oliani, que agradeceu ao conselheiro Pedro Luis Faggion por intermediar a indicação pela Câmara. Contou que já foi conselheiro “e é gratificante voltar ao Plenário do Crea para receber um prêmio relacionado ao trabalho que executamos”.

Instituto de Engenharia do Paraná – IEP

O Instituto de Engenharia do Paraná foi fundado em 1926, no prédio histórico da Universidade do Paraná, com o objetivo de congregar engenheiros e arquitetos para a defesa de suas profissões e interesses. Ao longo de sua história, que completou 97 anos, promoveu diversas iniciativas em prol do desenvolvimento técnico-científico e cultural da engenharia e da arquitetura no estado do Paraná. Também se destacou na luta pela valorização profissional e pela regulamentação das profissões, tendo participado ativamente na criação e na aprovação de leis e normas que regem a atuação desses profissionais, sendo reconhecido como entidade precursora do sistema Confea/Creas. Este esforço dos pioneiros na luta pelos direitos da classe e a própria história do IEP nada mais são do que uma luta constante de seus membros pela defesa da engenharia. Atualmente, o IEP conta com mais de 4.000 associados e mantém uma série de parcerias e convênios com outras entidades, empresas e órgãos públicos, visando o fortalecimento da engenharia no estado e no país.

Presidente do IEP, Eng. Civ. José Carlos Dias Lopes da Conceição

O presidente do Instituto, Eng. Civ. José Carlos Dias Lopes da Conceição, diz ser uma honra receber essa menção. “Por ter sido conselheiro, diretor, o IEP é a minha casa, a casa da Engenharia, uma honra receber essa menção indicada pela Câmara de Engenharia Civil, agradeço a todos os engenheiros que votaram para que a gente conseguisse ter essa honraria, obrigada a todos e ao Crea-PR.

Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento Econômico de Marechal Cândido Rondon

Fundada em 1973, com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico na região. Este ano, completou 50 anos de atividade e 43 anos de registro no Crea-PR. Foi pioneira na região, levando energia elétrica aos produtores rurais. Executou mais de 3.500 obras e serviços de engenharia elétrica, sempre com responsável técnico e registro de ARTs. Proprietária de Usina CGH-Central de Geração Hidroelétrica de 3,7 MW, inaugurada em 2015. É referência de qualidade, segurança e confiabilidade. Conta com 150 colaboradores, distribuídos na Loja-Matriz, Supermercado e Depósito, e 1.770 associados, que promovem o crescimento da cooperativa e colaboram para a obtenção de bons resultados.

Presidente da Cooperativa, Celso Prediger

O presidente da Cooperativa, Celso Prediger, agradece essa honrosa premiação em nome dos nossos associados e colaboradores. A Cercar está completando 50 anos de fundação, foram muitas dificuldades no início, mas lutamos e vencemos”. Mencionou também uma homenagem ao Eng. João Pletsh, que trabalha na Cercar há 38 anos.

KWI Instalações Industriais Ltda

Empresa metalúrgica de capital totalmente brasileiro fundada em 1980. Atua na fabricação e montagem de equipamentos especialmente no campo de tratamento de águas e resíduos. Tem clientes no mercado nacional e internacional, destacando-se pelo zelo e pela alta qualidade dos produtos fornecidos.

Eng. Wilson Massachi Adachi, representante da KWI

O Eng. Wilson Massachi Adachi saúda o presidente e todos os colegas e seus familiares presentes, “quero expressar minha gratidão e honra em prestar esse trabalho, principalmente em equipamentos para o abastecimento de água. Agradeço à conselheira Ingrid que teve a honra e o prazer de nos indicar”.

Encerramento

Encerrando a cerimônia o Eng. Orley afirmou que essas “cerimônias são sempre momentos de emoção aos familiares, mas também para nós profissionais, pois o exemplo dos homenageados e a trajetória, alguns com mais idade outros com menos, mas o que importa é aquilo que construímos na nossa vida e aquilo que deixamos”.

O Geól. Abdelmajid foi surpreendido, pois “não esperava que fosse tão emocionante essa cerimônia, com a homenagem ao legado e à história de cada um. Quero parabenizar o Crea e os nossos homenageados, e representando todos os membros do Crea, muito obrigado”.

O presidente Ricardo Rocha cita uma passagem bíblica, Marcos 8:36: “de nada adianta um homem ganhar o mundo se ele perder a sua alma”. A frase bíblica citada demonstra o que aconteceu aqui, a dedicação desses profissionais, formas de trabalho digno, em prol da profissão e da sociedade.

Para ele é uma honra homenagear os profissionais, as empresas e os profissionais in memorian, agradeço às Câmaras Especializadas e à toda a comissão. “Mais uma vez o Crea-PR nesta cerimônia sendo lembrado pelas homenagens aos seus representantes”.

Ele cita também que “iniciamos uma semana de cerimonias importantes neste final de gestão, um momento de balanço, de agradecer todos os conselheiros, inspetores, entidades de classe, pois desde sempre tenho entendido que nosso Sistema Profissional tem que ser cada vez mais forte, e essas cerimonias têm ganhado cada vez mais significado”.

      


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *