Marca do Crea-PR para impressão
Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/10/entidades-de-classe-apresentam-projetos-que-concorrem-ao-premio-boas-praticas/>.
Acesso em 22/12/2024 às 07h52.

Entidades de Classe apresentam projetos que concorrem ao Prêmio Boas Práticas

26 de outubro de 2023, às 15h00 - Tempo de leitura aproximado: 5 minutos

A tarde do segundo dia do 49º EPEC começou com a apresentação dos concorrentes à Edição 2023 do Prêmio Inovação e Boas Práticas das Entidades de Classe. O ‘Inovação’ é um complemento do Prêmio Crea-PR da Qualidade e visa reconhecer os inovadores projetos desenvolvidos pelas Entidades de Classe durante o último ano. Nesta edição, 8 Associações apresentaram seus projetos que serão votados pelos presentes no evento. Os três primeiros colocados serão anunciados na noite desta sexta-feira.

Hackathon Greentech 2023

O presidente da Anpea – Associação Norte Paranaense dos Engenheiros Ambientais – Engenheiro Ambiental Marcos Vinícius Costa Rodrigues, iniciou as apresentações falando sobre o projeto Hackathon Greentech 2023. O evento foi promovido pela Anpea, com apoio do Crea-PR, CreaJr e outras Associações. “O evento é uma maratona de inovação, adaptada ao empreendedorismo, onde em três dias de apresentações e palestras encontramos soluções para problemas apontados”, explica Marcos.

Para o presidente da Anpea a ideia era promover empreendedorismo e negócios, ‘mas o resultado é que o evento promoveu também uma mudança de cultura e comportamento nos nossos futuros profissionais”.

Passaram pelo Hackaton Green Tech, 342 pessoas, 65 foram maratonistas e 3 ideias inovadoras foram apresentadas.

Marcos Vinícius

Gestão com parcerias

O presidente da APLA – Associação Platinense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Engenheiro de Produção e Segurança do Trabalho Fernando Ribeiro dos Santos, segundo a apresentar, explicou sobre o funcionamento do projeto Gestão com Parcerias que demonstra, por meio de diversas parcerias firmadas com outras Entidades de Classe, prefeituras, universidades e demais órgãos locais, que a gestão empresarial por meio de parcerias consegue trazer a sustentabilidade necessária para que a associação consiga se manter e crescer, beneficiando seus associados e a comunidade na qual está inserida.

Fernando citou o Programa Casa Fácil como sendo um dos exemplos de parceria com a prefeitura que tem trazido resultados importantes para a Associação que impactam na melhoria de infra-estrutura e pessoal, além de beneficiar a sociedade mais carente.

Fernando Ribeiro

Foco na Obra

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Sudoeste do Paraná, por meio do Engenheiro Civil Vinícius Perin, apresentou o projeto Foco na Obra, desenvolvido em parceria com o Observatório Social do Brasil de Francisco Beltrão (OSBFB) e o Núcleo de Arquitetos e Urbanistas (NUDEARQ), com objetivo de acompanhar e fiscalizar licitações de obras públicas até sua total execução.

O projeto surgiu ao final de 2019 com a necessidade do acompanhamento das obras municipais que acabavam por não ter seu desempenho 100% aproveitado. Nas vistorias realizadas – de forma voluntária – são avaliados o prazo do serviço contratado, os materiais utilizados, a conformidade dos projetos e a qualidade do objetivo licitado. Em 4 anos de projeto já foram acompanhadas mais de 10 obras municipais e intermunicipais.

Vinicius Perin

Divulga Associado

O projeto Divulga Associado, da APEAM – Associação Paranaense dos Engenheiros Ambientais – foi apresentado pelo Engenheiro Ambiental André Vinícius Roque Cavalcante, que destacou a efetiva participação da Associação em diversos eventos permitindo que a mesma tenha um espaço ampliado de exposição e contato com profissionais. “Conseguimos divulgar e lutar pelo reconhecimento dos profissionais e soluções de Engenharia Ambiental por meio da participação em eventos de inovação, gestão e negócios”.

André Vinícius

Desenvolvimento Profissional – Convênios

A Engenheira Civil Vera Regina Fiori Dias, apresentou o projeto Desenvolvimento Profissional, da Associação Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Paraná – IBAPE. Segundo Vera, o fomento de convênios com objetivo de troca de conhecimento e parcerias em cursos, palestras, workshops e demais eventos tem trazido excelentes resultados para o IBAPE. “Angariamos novos sócios aumentando de 106 associados em 2017, para 305 em 2023”, comemora Vera.

Entre as instituições com as quais o IBAPE firmou convênio estão IEP – Instituto de Engenharia do Paraná, CEAL – Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina e ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (curso de pós-graduação em Data-Science).

Vera Regina

Núcleo Empresarial de Engenheiros e Arquitetos

A Associação Regional dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Cianorte – AREARC – teve seu projeto apresentado pelo presidente Engenheiro Agrônomo Silvério da Silva. Segundo Silvério, Núcleos Setoriais ou Multisetoriais são grupos de empresas, do mesmo segmento ou não, que tem como maior objetivo promover o desenvolvimento econômico das empresas do núcleo. Por meio do Núcleo Empresarial de Engenheiros e Arquitetos são feitas ações de desenvolvimento empresarial, feiras, união com fornecedores e capacitações em geral.

Silvério da Silva

 AprumaCast

O Engenheiro Civil João Artur Casado, da APEAP – Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí – falou sobre o AprumaCast, um programa de podcast que tem como objetivo falar de questões técnicas de forma mais leve. Cada episódio, que conta com a participação de profissionais, colaboradores do Crea, das universidades e da iniciativa privada – é divulgado por meio de mídias sociais e enviado através de links aos profissionais, via boletins. “Com o programa estabelecemos uma ponte de comunicação entre a Associação, o Crea, a academia, e o setor privado. Essa rede de conexões promove colaborações inovadoras, catalisando o crescimento das engenharias”, destaca João.

João Arthur

Uso da sede como fonte de renda

A Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pato Branco, por meio do seu presidente Eng. Agr. Edson Roberto Silveira, falou sobre o projeto de uso da sede da Associação como espaço compartilhado para ações da sociedade, resultando em fonte de renda para a Entidade. A localização da sede e a reformulação da sua infra-estrutura colaboraram para uma grande procura pelo espaço para a realização de eventos locais técnicos, sociais, culturais e esportivos.

Edson Silveira

 

 


Comentários

Nenhum comentário.

Deixe um comentário

Comentários com palavras de baixo calão ou que difamem a imagem do Conselho não serão aceitos.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *