Disponível em <https://www.crea-pr.org.br/ws/2023/10/reinauguracao-da-inspetoria-de-toledo-conta-a-presenca-de-autoridades-locais/>.
Acesso em 10/08/2024 às 16h21.

Reinauguração da Inspetoria de Toledo conta a presença de autoridades locais

30 de outubro de 2023, às 13h21 - Tempo de leitura aproximado: 3 minutos

O Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha reinaugurou a Inspetoria de Toledo na manhã desta segunda-feira (30/10). A reforma faz parte do projeto de modernização das unidades do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná – Crea-PR no estado. Ao todo, 37 espaços devem ser entregues com melhorias na acessibilidade e estrutura.

Com área de cerca de 50 m², o imóvel que sedia a Inspetoria de Toledo realizou o tratamento de trincas e fissuras; pintura em paredes e teto; colocou piso podotátil; fez adequações na rede elétrica; sinalização; revisão de rodapés e esquadrias; instalação de luminárias; trocou o mobiliário e adequou ao padrão de identidade visual adotado pelo Crea-PR. O investimento total foi de R$ 67.741,64 para a elaboração e execução do projeto.

A transparência é um compromisso do Crea-PR e todas as placas instaladas nas Inspetorias contam com um QR Code que direciona para um endereço na internet onde o visitante pode acompanhar o resultado das melhorias, investimentos realizados e o comparativo entre o antes e depois.

Cerimônia reuniu autoridades da região e profissionais do Sistema

Participaram da cerimônia de reinauguração autoridades locais, profissionais do Sistema e representantes de Instituições de Ensino. Além do Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha e do Gerente Regional Eng. Civ. Geraldo Canci, estiveram presentes o Prefeito do Município, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, o Vereador Eng. Agr. Leoclides Luiz Roso Bisognin, o Conselheiro e Chefe Regional do IAT, Eng. de Pesca Taciano Cesar Freire Maranhão, o Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo, Eng. Agr. Leodacir Francisco Zuffo, o Presidente da Associação dos Engenheiros de Pesca do Paraná, Eng. de Pesca Jorge Vicente Pereira, o representante do Senge Conselheiro Eng. Agr. Luiz Carlos Balcewicz, o Inspetor Chefe Eng. Químico Camilo Freddy Mendoza Morejon, o representante da UTFPR Toledo Evandro Andre Konopatzki e a representante da UNIOESTE Eng. de Pesca Maria do Carmo Gominho Rosa.

Segundo o Prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, a parceria entre o Conselho e o poder público deve ser celebrada. “Nós estamos à disposição para acolher as demandas que partem do Crea-PR e também para sugerir melhorias em assuntos como mobilidade ou alterações no Plano Diretor. Contem conosco da prefeitura e espero uma aproximação cada vez maior entre o Crea e o município”, comenta o Prefeito.

O Vereador Eng. Agr. Leoclides Luiz Roso Bisognin também participou do evento e falou sobre a importância das Entidades de Classe e a atuação dos engenheiros na região de Toledo. De acordo com ele, a fiscalização é fundamental para a valorização dos profissionais. “Com as associações nos tornamos mais fortes. Observamos uma presença muito grande dos engenheiros em Toledo, como nos projetos habitacionais, por exemplo. A engenharia é muito importante e ter um órgão fiscalizador que valorize a categoria faz com que a própria sociedade valorize ainda mais a profissão”, comenta Leoclides.

Para o Presidente do Crea-PR, Eng. Civ. Ricardo Rocha, a reinauguração é especial, já que ele é da região e tem uma relação muito próxima com a Inspetoria de Toledo. “Sou de Cascavel e costumava visitar a Inspetoria de Toledo com frequência quando atuava na minha Entidade. É um prazer estar de volta à cidade e ver esse espaço renovado. Eu sempre acompanhei a luta dos profissionais que atuam aqui na busca por um espaço e ver isso se tornar realidade é muito satisfatório. Ainda que todos os processos sejam digitais no Crea atualmente, o contato humano continua sendo muito importante”, celebra o Presidente.

A modernização dos espaços também é uma forma de dar o exemplo. A reforma trouxe melhorias para os profissionais e para toda a sociedade. “Estamos atentos aos nossos espaços para que eles sejam receptivos e adequados ao atendimento à população e também para o trabalho dos nossos colaboradores, que contam com uma estrutura muito mais confortável agora”, finaliza Ricardo.

Resultados da atuação do Crea-PR em Toledo

Com mais de 20 mil ART emitidas e 500 ações de fiscalização realizadas em 2022, a Inspetoria atende, além de Toledo, os município de Palotina, Assis Chateaubriand, Formosa do Oeste, Iracema do Oeste, Jesuítas, Tupãssi, Ouro Verde do Oeste, São José das Palmeiras e São Pedro do Iguaçu.

A sede da Inspetoria está em um imóvel conjunto com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Toledo e está localizada na Rua Raimundo Leonardi, n.º 1809.

Texto e fotos: Guilherme Wordell